Tudo que você precisa saber sobre o cachorro salsicha

Tudo o que você precisa saber sobre o cachorro salsicha

Eu não sei você, mas toda vez que vejo um, não consigo deixar de sorrirEu faço isso porque eles são muito engraçados. Apesar de gostar mais dos cães com pelo, não dá para negar que eu não conseguiria fechar nem as portas da minha casa muito menos do meu coração para esse cachorro. Sabe de quem eu estou falando? Do cachorro salsicha.

Acho são poucas as pessoas que não gostam desse cachorro, se é que há alguma. Eles são divertidos, têm um aspecto divertido e uma forma de andar que não passa despercebida. Você gostaria de saber mais sobre eles? Iremos te contar!

Curiosidades sobre o cachorro salsicha

Salsicha

O seu nome verdadeiro não é esse, cachorro salsicha. Esse foi um apelido carinhosos que recebeu com o passar do tempo, acho que é bem evidente o porquê. Porém o seu verdadeiro nome é Dachshund, Teckel ou Dackel.

A sua forma peculiar se deve a uma mutação genética chamada hipocondroplasia. Essa mutação faz com que as extremidades sejam muito pequenas em relação ao resto do corpo, assim como acontece nessa raça.

Agora sim, vamos entrar no mundo salsicha e iremos saber mais sobre esse animalzinho.

As origens do Dachshund

Embora o Teckel já seja conhecido há muito tempo e ele já tenha sido apresentado em diversas exposições na Alemanha, só no ano de 1888 que o primeiro clube dessa raça foi criado e ele foi reconhecido oficialmente como uma raça pedigree.

Eles se tornaram “famosos” rapidamente, pois a sua forma diferente e “estranha”, para algumas pessoas, é tão original que acalmava as ânsias de excentricidade dos principais monarcas do país e do resto da Europa, como a rainha Vitoria, que era apaixonada por essa raça.

Características do Teckel

As suas características físicas saltam a vista, mas nunca é demais repeti-las.

Seu corpo

O seu corpo é alongado e é muito maior do que as suas extremidades. O seu focinho é longo e estreito, e suas orelhas são caídas. Elas dependem muito da higiene que você proporcionar, pois, como são caídas, precisam ser revisadas continuamente para certificar que elas não estão com nenhuma infecção ou que estejam sujas.

O seu tamanho e o seu peso

O seu peso gira em torno dos 9kg. Existem 3 tamanhos:

  • Standard. Esse pode ser reconhecido devido a sua circunferência corporal ao redor de 35 centímetros.
  • Miniatura. A circunferência do corpo dele será de 30 centímetros.
  • Para caça de coelhos. Devido a sua velocidade necessária para caçar, a sua circunferência será de menos de 30 centímetros.

O seu pelo

As três variedades apresentadas anteriormente podem ter dois tipos de pelo: curto ou longo.

  • Curto. Será um pelo grosso, brilhante e liso. Muito rente ao corpo e quase não há necessidade de penteá-lo ou oferecê-lo cuidados especiais. Eles podem ter essas cores: chocolate, preto e dourado.
  • Longo. Diferentemente de outros cães, o cão salsicha de pelo longo apresenta o pelo curto e colado ao corpo, mas irá crescendo nas pontas fazendo com que o cão fique com uma juba que irá precisar ser penteada e bem cuidada.

Caráter do cachorro salsicha

O seu caráter é tranquilo, embora haja algumas pessoas que afirmem ser uma raça difícil de se educar, mas isso não é completamente verdade. Quando vemos um ser vivo com um tamanho tão pequeno tendemos a nos sentir compadecidos e a querer realizar todos os seus caprichos. O superprotegemos. Isso ocorre muito no caso dos cachorros salsicha.

Se o enchermos de cuidados, é óbvio que na hora que tivermos que ser mais rígidos para ensiná-los alguma coisa, ele não nos dará ouvidos ou irá se rebelar. O Teckel é um cão muito inteligente, não se esqueça, ele só é pequeno, mas não é um incapaz.

Assim como outros cães, eles querem ser o líder. Mas lembre-se: o líder da sua matilha é você, por isso, se você quiser educar o seu cão salsicha da maneira mais fácil, deverá deixar isso claro desde o princípio.

Cuidados especiais

cães-salsicha

O Teckel não é um cachorro muito complicado, porém é possível aparecer problemas na sua coluna devido ao fato de ser muito comprida.

É claro que não tem como você evitar que ele sofra um acidente, mas você pode evitar que ele tenha sobrepesoIsso pode causar grandes danos a sua coluna, por isso, é de suma importância que ele se alimente de forma equilibrada com alimentos de baixa caloria e com muitas proteínas.

Como todos os cães, o cachorro salsicha também precisa praticar exercício, mas lembre-se que as suas patas são curtas e acabam limitando-o. Não force ele a fazer mais do que ele realmente pode.