Como um animal de estimação pode deixar alguém melhor

um animal de estimação pode deixar alguém melhor

A relação entre pessoas e animais de estimação tem se transformado em motivo de muita curiosidade para os cientistas de todo o mundo. Eles até mesmo têm realizado diversos estudos nos quais demonstram que um animal de estimação pode deixar alguém melhor e mais saudável mental e fisicamente.

Como um animal de estimação pode deixar alguém melhor

80-por-cento-das-pessoas-nao-sabem-como-cuidar-de-seus-animais

  • Fisiologicamente. Ter um animal de estimação em casa favorece que, de forma inconsciente e involuntariamente, liberemos os hormônios oxitocina e endorfina, que trabalham juntos para nos dar a sensação de prazer. Isso nos traz diferentes vantagens, como a diminuição da ansiedade e do estresse, que nos causa solidão, fortalece o sistema imunológico das crianças pequenas, mais atividade física para os donos, graças às brincadeiras e aos passeios, bem como os protege de algumas doenças cardiovasculares.
  • Benefícios psicológicos. Nosso animal de estimação será o nosso melhor colega, em todos os casos. Está provado que cães e gatos aumentam nossa autoestima e nosso senso de responsabilidade, contribuem e fomentam nossa alegria, diminuem a sensação que podemos ter diante da solidão e nossas alterações psicológicas, etc.
  • Um animal de estimação pode deixar alguém melhor psicológica e socialmente. Passear acompanhado de um animal de estimação sempre nos dá a oportunidade de nos relacionarmos com novas pessoas e de fazer parte de outros grupos. Nossos amigos peludos ajudam para que nos integremos em eventos relacionados com eles, potencializam a confiança em algumas amizades interpessoais e nos ajudam, em geral, a fomentar habilidades de socialização.
  • Benefícios terapêuticos. A interação com animais de estimação tem facilitado muitos tratamentos, tanto em terapias assistidas como motivacionais, para potencializar a recuperação e melhorar as condições ou as patologias em pessoas de todas as idades.

Por que um animal de estimação pode deixar alguém melhor

Os animais costumam entrar pouco a pouco em todo o nosso círculo familiar. Se visitarmos qualquer lar, encontraremos muitos exemplos, não só de cães e gatos, mas também de hamsters, coelhos, tartarugas, peixes, etc.

Mas como um de nossos animais de estimação consegue nos deixar melhor?

  • Mediante coisas muito simples. A vida nem sempre é tão complexa como nos parece. E, só de olhar para os nossos animais de estimação, aprendemos. O fato de observá-los brincar e interagir com outros cães e pessoas, de os levarmos para passear e darmos de comer, nos fará refletir sobre as pequenas coisas da vida, que com frequência deixamos de lado. Eles são felizes sem a necessidade de estarem conectados a um smartphone ou um dispositivo com conexão à internet.
  • Uma lição de lealdade. Não só dos cães, como é mais conhecida a lealdade. Também de todos os tipos de animais selvagens e animais de estimação. A lealdade e o companheirismo sempre são admiráveis em qualquer animal. Eles não têm muitos dos defeitos que nós temos, como é o caso da inveja.
  • Ajudam-nos a expressar melhor os nossos sentimentos e a fazer um verdadeiro exercício de sinceridade.
  • Com eles, aprendemos a perdoar e a refletir. É habitual que o nosso animal de estimação quebre algo ou cometa alguma ação inesperada. Mas chegaremos à conclusão de que eles não têm culpa e acabamos perdoando. Não é possível nos irritar com eles e isso influenciará em nossa conduta em sociedade.
  • Ao ver o nosso amigo compartilhar, aprenderemos também a fazer o mesmo. Não só em questões materiais, mas também com as nossas emoções.
  • A alegria é contagiosa e seremos mais felizes por vê-los felizes.

A vontade de viver

Nosso cão ou animal de estimação em geral vive com intensidade seu dia a dia, esteja onde estiver. Se o levamos para passear sempre no mesmo lugar, igualmente ele estará feliz e contente, atento a qualquer estímulo para desfrutar e se divertir.

O animal de estimação que vive conosco não pensa e nem se atormenta com o passado, tampouco se preocupa em excesso com o futuro. Vive o presente. Seria importantíssimo que todos nós aprendêssemos essa lição.

Entusiasmo e muito amor

ter-um-cao-quando-se-e-idoso

Os donos de cães conhecem bem estas sensações: a entrega do carinho e do amor incondicional de um cão, a expressão do amor em toda sua dimensão, sem timidez, e a capacidade de se entusiasmarem com as pequenas coisas.

Estar próximo a um cão ou a qualquer animal, em geral, nos ajuda a sermos mais expressivos e mais humanos. Eles entendem de sentimentos bem mais do que de palavras. É uma lição muito útil para nossas vidas.

Podemos aprender muito com os nossos animais de estimação e com os animais que nos rodeiam.