Um cachorro que salvou a sua família de um ataque é abandonado

Cachorro abandonado

Em meados de agosto de 2014, começou a circular nas redes sociais um artigo publicado no site do Centro de Controle e Cuidado Animal da cidade de Nova York, no qual era contado a história de como um cachorro que salvou a vida de uma família do ataque de um urso foi abandonado.

A história evidencia de maneira muito clara e contundente o nível de ingratidão que os seres humanos são capazes de atingir, ingratidão essa que tem sido mostrada por muitos meios de comunicação e compartilhada entre diferentes redes por pessoas que não conseguem compreender o que aconteceu.

Se trata de Duke, um pastor alemão de quatro anos de idade, que foi entregue ao Centro de Controle Animal, pois seus familiares alegaram que apresentavam alergias ao animal de estimação. Foram eles que contaram aos gestores do cento a história que Duke os salvou de um urso que teria três vezes o tamanho de um ser humano com estatura média, durante uma viagem em família, mostrando que ele é um cachorro protetor, por isso consideraram que alguém mais poderia dar ao cão um lar.

No entanto, o que é realmente triste nessa história é que, apesar do que foi mencionado pela família, que entre outras coisas disseram que era um cão doce, carinhoso e sabia responder a várias ordens, nenhum deles sequer olhou para o lado para dar um último adeus ao Duke quando o entregaram aos cuidados do Centro.

Cão abandonado em abrigo

Algo que veio a agravar a situação para Duke, que era bastante difícil no caso de um de cachorro adulto e de porte grande, foi o fato de ter sido fichado com problemas de comportamento ao ter rosnado para alguns funcionários do Centro. Isso significava que as opções de adoção seriam bastante limitadas, como foi registrado como uma “New Hope” (Nova Esperança, em Inglês), o que significa que só pode ser adotado por uma família que tem experiência comprovada tratando casos de cães agressivos.

No entanto, a família de Duke disse que o cão era muito carinhoso e só era acostumado a ser um pouco desconfiado com aquelas pessoas que ele não conhecia, mas que o animal não tinha histórico de agressão a pessoas ou outros animais. Apesar disso, por causa do quão difícil seria encontrar um novo lar para este cão, ele foi colocado na lista de adoção urgente, o que significava que poderia ser sacrificado a qualquer momento.

Conhecer a história do cão, além de ver a imagem em que se pode vê-lo muito assustado e o pagamento que lhe deu a sua família por sua lealdade causou uma indignação geral nas redes sociais, o que foi um fato de muita sorte para Duke, pois uma agência de apoio que soube da sua história foi socorrê-lo.

cachorro abandonado

Agora Duke se encontra na Fundação Petharbor à espera de uma nova família, que esperamos que seja definitiva. Embora não tenha havido nenhuma recente notícia sobre sua condição atual, assim pode ser garantido para este amigo leal uma espera tranquila, sem o risco de eutanásia.

Numa investigação posterior realizada sobre a família deste cachorro foi encontrado indícios de que a verdadeira razão para eles entregarem Duke para a adoção poderia ser devido a problemas com o caseiro. É este tipo de histórias pelas quais as pessoas deveriam perceber que ter um animal de estimação não deve ser uma decisão tomada tão rapidamente.

Há muitos fatores, como o espaço, vizinhos e os custos que dão que, independentemente de bom comportamento ou o quanto você queira ter um animal de estimação, eles acabam sendo abandonados, entregues a terceiros de maneira irresponsável ou deixados em um abrigo.

Felizmente, a história de Duke tomou um rumo positivo, graças às centenas de pessoas que compartilharam o que aconteceu. Esperamos que ele possa obter a casa que ele merece.