Quando um cão come tudo o que encontra na rua

Por que meu cão come tudo o que vê?

Muitos de nós, em alguma ocasião, já ouvimos esta frase: “Meu cão é o melhor aspirador que eu poderia ter”. E isto é porque assim que algo cai no chão, estejamos cozinhando ou comendo, lá vai o nosso fiel amigo apanhar.

Isto em casa não tem que ser um problema, já que temos o animal controlado e o que cai no chão costuma ser algo pequeno. Mas e quando o seu animal faz isto na rua?

Por que meu cão come tudo o que encontra?

É óbvio que não é por fome, pois estamos certos de que o seu cão é bem alimentado. O por quê de um cão comer tudo o que encontra, poderá ser devido a horários desorganizados de alimentação, bem como por sua influência ancestral.

Os cães descendem dos lobos e, estes, quando caçam uma presa, comem sem parar, pois não sabem o quanto mais terão que esperar até que cacem outra.

Os animais agem por instinto e, assim como o lobo, o seu cão não pensa, simplesmente age, vê comida e vai apanhá-la. Não importa se está em casa ou na rua: come de tudo o que encontra.

Os riscos do meu cão comer na rua

Filhote revirando o lixo

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas não estão muito motivadas a selecionarem e a organizarem os seus lixos, além do que, com a atual crise, os serviços públicos diminuíram, por isso não é difícil encontrar montes de lixo fora dos sacos.

Isto é um perigo para o seu cão, já que ele come tudo o que encontra.

Às vezes, o seu cão poderá vir a comer de tudo na rua, um caramelo que tenha sido jogado por uma criança, um pedaço de sanduíche ou qualquer outra coisa que alguém tenha deixado cair. Mas, se ele se aproxima do lixo, correrá o risco de comer algo estragado, com bactérias ou em estado putrefação.

Isto pode fazer com que o seu cão sofra uma intoxicação e, também, males maiores.

Conselhos para evitar que o seu cão coma de tudo na rua

Como vimos antes, os lobos comiam o quanto podiam porque não sabiam quando comeriam de novo. Não faça o seu cão se sentir assim.

Dê comida ao seu cão em horários determinados

Para que o seu cão não coma de tudo, coloque horários fixos de refeição e cumpra com eles. Pode ser uma boa ideia que um deles seja um pouco antes de seu cão sair para a rua ou após retornar. Assim, o animal saberá que terá comida em casa quando ele voltar, ou estará cheio antes de sair e não desejará comer mais.

Não o deixe solto em locais onde possa haver lixo

Cão fuçando lixo

Há muitos motivos pelos quais não devemos deixar o nosso cão solto, mas se ao redor há sacos de lixo, mantenha o seu cão perto de você e na correia.

Se o seu cão come tudo o que encontra na rua, não permita que ele se aproxime do lixo para evitar que ele coma algum alimento em mau estado.

Um cão intoxicado poderá apresentar estes sintomas: diarreias, vômitos, gastroenterite, desidratação e, inclusive, poderá morrer se sofrer uma alteração hepática produzida por bactérias como a salmonela.

Se o seu cão chegar a sofrer uma intoxicação por comer algo que encontrou na rua, leve-o ao veterinário e ele dará o tratamento mais adequado. Alguns cães precisam de antibióticos ou de uma lavagem estomacal, enquanto, para outros, poderá ser o suficiente jejum e muita água.

Especial atenção e cuidado se o seu cão ainda é um filhote ou se ele já tem mais de onze anos. Estes têm as defesas baixas e para eles é mais fácil sofrer uma intoxicação, pois estão mais expostos a este tipo de problema.

As consequências podem ser fatais, portanto, siga os nossos conselhos para que o seu cão deixe de ser um animal que come de tudo e se torne um que sabe onde e quando deve comer.