Por que um cão molhado se sacode tão forte?

cão molhado

Diferentes estudos concluíram que um cão molhado é capaz de expulsar até 70% de água de sua pelagem com uma sacudida de três ou quatro segundos.

O motivo das sacudidas de um cão molhado

Todos já vimos mais de uma vez que, depois de banhar o nosso amigo e antes de secá-lo, que ele se sacode com energia, molhando tudo o que estiver ao redor. Suas sacudidas podem ser tão fortes que dificilmente poderemos nos proteger. Em poucos segundos ele estará quase seco e todo o resto molhado.

Entretanto, estas sacudidas de um cão molhado não são por acaso. Elas são um eficaz mecanismo de secagem dos caninos. A coluna vertebral de nosso animal não tem uma capacidade de giro suficiente para eliminar toda a umidade acumulada. Mas ainda assim ele expulsará grande parte dela.

banho-cão-1

Se nosso amigo não pudesse se sacudir para se secar, o calor de seu corpo seria o responsável por eliminar, mediante evaporação, a umidade. Isto implicaria em um grande gasto energético para o animal, que não daria conta.

Quantas sacudidas por segundo?

Outras conclusões dos estudos realizados é que um cão molhado pode aumentar ou diminuir a velocidade de suas sacudidas. Quanto menor for o tamanho do cão, mais números de sacudidas ele necessitará para se secar.

Por exemplo, um cão grande de 20 quilos ou mais se agitará com uma frequência de quatro sacudidas por segundo, e um pequeno pode necessitar de mais de seis.

Como vemos, a sobrevivência é uma das razões fundamentais para que o cão se sacuda. Permanecer muito molhado em plena natureza pode ser perigoso e inclusive mortal para ele. A pelagem ensopada pode pesar muito, tanto que ela poderia se tornar um obstáculo real para que o animal escapasse de seus predadores.

Liberando tensões

Estas sacudidas também podem ocorrer como uma forma de liberar tensões. Por exemplo, depois de um momento muito tenso com outro cão, ou de um intenso abraço de seu dono. É sua forma de se relaxar e voltar para o seu estado normal.

Depois de despertar, o cão também costuma se sacudir. Temos que levar em conta que antes de conviver conosco, os humanos, os cães dormiam no chão, com todos os tipos de animais. Em suas horas de sono, podia cair sobre eles folhas, partículas diversas, insetos, etc. Sacudir-se ao despertar supõe uma forma de eliminar de seu corpo todos esses resíduos.

A importância do banho

Como vimos até aqui, permanecer molhado não faz bem à saúde de nossos amigos caninos. É muito importante que os sequemos de forma adequada para evitar que a umidade traga problemas, como fungos e mau cheiro. Sobretudo para as raças que têm muitas dobras em sua pele, a secagem é primordial.

Um cão que permanece úmido tem mais tendência a apanhar resfriados e ter problemas de artrose em sua velhice. Por isso, é muito importante secá-los adequadamente, salvo quando o cão tem possibilidade de se secar por si mesmo, através das conhecidas sacudidas. Nunca devemos deixá-los ao sol para que se sequem sozinhos depois de um bom banho.

A secagem é uma parte importante de sua higiene

Secar corretamente um cão é a parte mais complicada do banho. Há alguns donos que também usam secadores de cabelo para isso. Embora em alguns pet shops também sejam usados, eles foram feitos especificamente para animais e não alcançam temperaturas muito altas, além de serem utilizados por profissionais.

O ar muito quente de um secador pode queimar a pele e a pelagem de nosso amigo e lhe causar muita dor, por isso é imprescindível regular bem a temperatura e ter um secador apropriado e de qualidade.

banho-cão-2

Foto: Scott Horvath

No processo de secagem, a intenção não é lhe fazer um penteado, mas sim retirar o excesso de água para que ele não saia por aí como pano úmido, molhando toda a casa. A ideia não é estilizar o pelo ou polir o nosso amigo, como se estivesse num salão de beleza.

Manteremos o secador a 10 cm de nosso cão e em contínuo movimento, quer dizer, sem deixar a estática em um mesmo lugar por muito tempo.

Se o que pretendemos é realizar um penteado especial em nosso cão, o melhor para isso é levá-lo a um banho e tosa.