Um cão policial se aposenta

cão policial aposentado

Há cães que marcaram a história e as nossas vidas. Outros marcaram a vida daqueles a quem ajudaram. É que desde que os peludos começaram a ser usados como cães de serviço, eles se mostraram dignos de honra e agradecimento por seu excelente trabalho. Hoje nos centraremos em um cão policial aposentado.

Por tudo isso e muito mais, nós adoramos dedicar espaços como este para aqueles que devotaram sua vida a ajudar os outros. Esse é o caso de Danko, um dos primeiros cães do grupo de operações especiais (GEO) da Espanha. Agora ele se aposentou, depois de uma vida de abnegação e sacrifício. Contaremos sua história.

Conheça Danko, o primeiro cão policial aposentado da Espanha

Danko, como a maioria dos cães policiais, é um pastor alemão que foi recrutado há apenas quatro anos. Ele tinha cinco anos quando foi treinado para desenvolver o trabalho de resgate de pessoas.

Não sabemos com certeza de onde apareceu Danko, se já era filho de outros cães policiais, se foi adotado para isso ou se seus donos o doaram. Seja como for, o certo é ele foi um dos primeiros cães policiais da Espanha, e que se destacou nas duras provas por sua inteligência e perseverança, colocando-o no terceiro lugar.

Ele fez parte de algumas operações de alta periculosidade, participou da neutralização de delinquentes, assim como do rastreio e resgate de pessoas desaparecidas. Seu trabalho foi excelente, mas depois de cinco anos de serviço e nove de idade, é hora de Danko se aposentar.

Entretanto, isso traz consigo um problema. Os cães policiais não têm família e nem um lar para ficar. Por isso, quando se aposentam, necessitam que alguém os adote.

Alegra-nos dizer que Danko já foi adotado, pois houve um movimento a seu favor e inclusive foi feita uma campanha para isso em “Amores caninos”. Esta é uma seção de um conhecido programa espanhol de televisão, chamado O Formigueiro.

Entretanto, como Danko, há dezenas de animais que dedicaram sua vida ao país e que depois estão virtualmente na rua. O que acontece com eles?

Heróis de 4 Patas, uma linda iniciativa

danko-o-cao-policial-aposentado-2

Fonte: www.elconfidencial.com

Embora um ou outro cão policial seja adotado por um dos policiais, chega um momento em que isso se torna impossível. Possivelmente alguns já têm mais de um cão, ou algum membro de sua família tem alergias, ou eles são promovidos e têm que se mudar para algum outro lugar. Enfim, um montão de situações que dificultam dar um lar a estes animais, que ofereceram uma vida de serviço à segurança dos países em que vivem.

Pois bem, um grupo de 10 policiais teve uma ideia excepcional para ajudar a todos aqueles cães policiais, bombeiros ou dedicados a qualquer outro serviço, e que se aposentam.

A iniciativa é um programa que está em desenvolvimento há alguns anos, e se chama Heróis de 4 Patas. O programa promove a adoção desse tipo de animais. Não é fácil, pois, por regra geral, esses cães já estão com alguns anos de idade, mas mesmo assim o programa está sendo muito bem acolhido pelas pessoas e já conseguiu ajudar na adoção de muitos destes animais.

Danko é apenas um exemplo.

Por que adotar um cão policial aposentado?

Bom, as razões são muitas. Vamos enumerar algumas:

  • São sociáveis. Pense que estes cães estiveram por toda a vida rodeados de pessoas. Eles sabem distinguir entre o bom e o mau, e são carinhosos e abnegados.
  • Têm alta disciplina. Tornar-se um cão policial não é fácil. As provas pelas quais eles devem passar são duras e requerem uma grande força mental e perseverança. Portanto, não haverá problemas de xixi fora do lugar com um desses peludos em casa, ou que ele puxe a coleira quando saem para passear, entre outras coisas.
  • Serão grandes cães de guarda. Eles já estão acostumados a isso, portanto, não haverá melhor segurança para o seu lar do que a oferecida por um cão policial aposentado.
  • Dará sua vida por você. Eles estão treinados para isso. Sua lealdade é ainda superior à de outros cães. Se ele vir seu dono em perigo, irá ajudá-lo até mesmo se a vida dele for comprometida nisso.

Como vimos, é um grande trabalho o que esses cães realizam e não há melhor forma de lhes recompensar do que lhes dando um lar quando eles necessitam. Você gostaria de adotar um? Não deixe de visitar a página da Web Heróis de 4 patas.

Fonte das imagens: www.elconfidencial.com