Um cão protege uma menina perdida no bosque durante a noite toda

Cão e menina

Os cães, esses queridos animais de estimação, podem ser um bom exemplo de fidelidade e coragem. No entanto, eles não param de nos surpreender com histórias em que eles são os protagonistas na hora de proteger e salvar vidas.

De vez em quando nós temos conhecimento através da mídia de casos de cães que foram fundamentais quando se tratava de cuidar e resgatar pessoas distintas. Como os cães podem ser, particularmente, protetores das crianças, nós vamos contar algumas historias reais para você ter uma ideia melhor do quanto nossos amigos fiéis nos amam.

Arizona: um cão protege uma menina e a salva de morrer congelada

Cachorro com criança

Conforme a informação que circulou na internet nos últimos dias, o incidente ocorreu nos arredores de Phoenix, capital do Estado do Arizona, sudoeste dos Estados Unidos, durante o inverno de 2010.

Victoria, uma menina de três anos, esteve perdida em um bosque próximo de sua casa por cerca de 15 horas. Como estava acompanhada por seu cão, ela conseguiu superar as baixas temperaturas da noite e acabou dormindo abraçada com o animal e conseguiu se manter quente.

As equipes de resgate encontraram na a garota na manhã seguinte, pouco menos de um quilômetro de casa. No final, ao darem conta de que o cão – um Boiadeiro Australiano ou Australian Cattle Dog em inglês, começou a latir e manteve-se na defensiva, até que ele percebeu que se tratava de ajuda.

Finalmente, o animal correu até o helicóptero de resgate e subiu sem que ninguém o indicasse para continuar a acompanhar a menina, que foi levada para o Hospital Infantil, de Phoenix, onde constataram que ela estava fora de perigo.

A equipe de resgate disse que o cão salvou a vida da pequena que sem o animal a garota teria sofrido muito com as baixas temperaturas predominantes na região.

E este Boiadeiro Australiano mostrou nesta situação extrema, as melhores características de sua raça: um grande instinto de fidelidade e proteção, acima de tudo com as crianças. “O animal considerou Victoria como um membro de seu grupo e manteve uma responsabilidade de proteção com a garota, segundo os especialistas. 

Outras histórias de cães e crianças

Cachorro na rua

Um caso semelhante foi o de Eva Luna, de cinco anos. Em agosto de 2009, ela se afastou de casa em Valparaíso, no Chile, para entrar em uma floresta de pinheiros e eucaliptos, junto com quatro de seus cães e não sabia como voltar. Foram iniciados os trabalhos de busca e eles viveram horas de angústia, já que três dos cães que estavam com Eva regressaram sozinhos para casa.

Enquanto isso, Pelé, o quarto cão, permaneceu ao lado da menina para mantê-la aquecida e evitar um quadro grave de hipotermia, até que finalmente ela foi encontrada.

Além disso:

• Karina, 4 anos de idade, ficou perdida durante 12 dias na região de Irkustsk, na Sibéria, no verão de 2014. Ela de ser resgatada graças ao seu cão que foi capaz de voltar para casa e mostrar aos socorristas o lugar onde estava a menina, um bosque muito denso e com alguns trechos impenetráveis, a uns 6 quilômetros da casa onde ela morava. Mais uma vez, a criança conseguiu sobreviver graças à companhia de seu fiel amigo que lhe deu calor. Apesar de ser época de verão, à noite a temperatura chegou a ficar abaixo de zero na região.

• Em março de 2013, uma menina polonesa de três anos foi salva por um cão vira-lata de rua de morrer congelada em uma floresta na região de Pierzwin. A pequena Júlia se afastou cerca de 3 quilômetros de distância de sua casa e foi seguida pelo cão, que lhe deu abrigo até que a equipe de resgate conseguiu encontra-lá.

• Em uma cidade canadense localizada a 241 quilômetros ao norte de Vancouver, um cão salvou seu dono, um menino de 11 anos, do ataque de um puma. O incidente ocorreu em 2010, quando o cão, chamado Angel, se colocou entre o menininho – chamado Austin – e o felino, o cão quase morreu no combate. Por sorte, tanto a criança quanto o animal sobreviveram e se encontram mais unidos do que nunca.

Certamente, existem muitas histórias deste tipo, a maioria delas anônimas. A verdade é que nunca é demais lembrar o que esses animais de estimação são capazes de fazer sem pedir nada em troca.