Um desfile de roupas para cães beneficiará animais em situações de abandono

desfile de roupas para cães

Um desfile de roupas para cães servirá para instalar, com os lucros obtidos, 5 comedouros para alimentar cães em situação de abandono. Entre os objetos que irão ser apresentados no desfile estão lenços, camisetas, casacos, coletes, botas de cano longo, etc.

Esta proposta servirá para transmitir aos espectadores do desfile de roupas para cães a motivação sobre a importância da esterilização e da adoção de cães e gatos. Essa ideia pode ser encaixada no conjunto de projetos que serão implementados para que todos tomem cada vez mais consciência de que os animais precisam de nós e que estão a nossa espera.

A coleção apresentada no desfile foi desenvolvida pelas associações “Animal Voices” e “Wawaw”, e os modelos caninos, se podemos chamá-los assim, que desfilaram com as roupas de cães e outras peças, foram cães adotados e à espera de adoção, visando representar as diferentes situações dos cães e dos gatos.

Desfile de roupas para cães em Cantábria

Cachorro em prancha

Fonte: Noosa Festival of Surfing

Na Cantábria, Espanha, foi realizada a Feira de Adoção há alguns meses, incluindo o desfile de roupas para cães para dar uma segunda oportunidade aos cães e gatos com uma vida difícil e, assim, evitar o sacrifício desses animais e ajudá-los para que possam ser adotados.

Entre as ações realizadas nesse evento, houve o desfile de roupas para cães, stands informativos, oficinas e concursos, além da venda de camisetas e outros acessórios para arrecadar dinheiro. É uma tentativa de fazer com que esses animais sejam vistos e lembrados.

Para a realização do evento e da feira se constituiu uma associação específica. A ideia era que cada associação protetora ou organização levasse dez cães que participaram do desfile.

Também, uma pessoa que representaria cada instituição. Há associações com mais de 300 cães, como é o caso da “Asproan”, a associação de proteção aos animais da cidade de Santander.

Na Feira de Cantábria todas as pessoas interessadas na adoção de um cão ou um de gato puderam iniciar ali mesmo, em qualquer um dos stands, os trâmites para a adoção. O evento foi um sucesso de público e de adoções.

Os benefícios de se pertencer a uma associação

Os voluntários e associados de uma associação protetora podem desenvolver muitas ações. De casa, tornando públicas as fotos dos animais em todos os tipos de fóruns e de redes sociais, procurando pessoas que possam adotar os animais abandonados, difundindo os atos e as atuações desenvolvidas pelas associações, imprimindo os cartazes e as imagens dos muitos animais que estão prontos para serem adotados e os distribuindo em clínicas veterinárias, assim como em todos os tipos de estabelecimentos públicos, ou realizando doações de material para os animais.

Outra ação que pode ajudar muito é a captação de recursos para estas associações, como por exemplo, vendendo cupons para diferentes sorteios, ou inclusive para a loteria de Natal.

Participação ativa nas atividades de uma associação

Também é muito benéfica a participação ativa nas atividades da associação. Isso pode ser feito de muitas formas:

  • Ajudando a transportar os animais para levá-los ao veterinário, ou até o seu novo lar;
  • Fazendo uma intermediação com os novos donos;
  • Acompanhando os cães e os gatos que estão no abrigo, ou os que já foram adotados, para comprovar a nova realidade deles, a adaptação ao novo lar, colaborando na socialização do animal, visitando-o para verificar a evolução do bichinho no novo lar, etc.

Na colaboração com as atividades da associação ou organização protetora, é possível participar de forma ativa desenvolvendo e ajudando nos eventos, transportando o material necessário para que eles ocorram, colaborando no transporte dos animais para os desfiles com animais, desde o abrigo ou residência do animal até o lugar onde será realizado o evento e, depois, de volta aos seus lugares de origem, permanecendo atento a todas as necessidades do animal durante a realização do desfile, seus passeios, a água para que se mantenham hidratados, etc.

Novos centros

Cachorro correndo

Na ampliação dos espaços disponíveis para os animais abandonados e para os que precisam de ajuda, são muitas as atuações que são desenvolvidas. Um exemplo disso é o que faz a Associação para o amparo de cães e gatos, “Felcan”, que já adquiriu novos terrenos para a construção de um centro de recuperação e de adoções. Este lugar será chamado de Oásis e poderá abrigar em suas instalações até 150 cães e 30 gatos.