Um estilo de vida saudável para o seu gato

Se você tem um gato, provavelmente gostaria de saber como fazer para melhorar a qualidade de vida dele. Com os avanços na medicina e na nutrição, os gatinhos vivem mais do que nunca. Nesse sentido, hoje, não é raro ver um animal de estimação que chega aos seus 20 anos sem qualquer dificuldade. A seguir, compartilhamos algumas dicas de como desenvolver um estilo de vida saudável para o seu gato.

Expectativa de vida

É difícil falar sobre a expectativa média de vida de um gato sem primeiro discutir as diferenças entre um gato que vive em um apartamento ou em uma casa, e o que passa muito tempo ao ar livre sem supervisão.

Para estes animais, o tempo de vida pode ser muito mais curto, pois eles estão expostos a alguns riscos, incluindo doenças infecciosas, exposição a produtos tóxicos, acidentes, entre outros.

Por esta razão, prestar atenção aos hábitos do seu amiguinho e monitorar seus comportamentos ajudará a evitar muitos problemas.

Dieta equilibrada

Fornecendo uma dieta equilibrada para os gatos

Fornecer uma dieta equilibrada e completa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para tornar o seu gato mais saudável e, posso te assegurar, que ele também terá uma vida mais longa..

A dieta também deve ser apropriada para a idade e estilo de vida de seu felino.

Por exemplo, um filhote deve comer uma dieta que apoie o seu crescimento, enquanto um gato adulto pode requerer menos calorias ou até mesmo ter problemas de saúde, o que exigirá certas restrições.

As necessidades nutricionais de cada gato são diferentes. Além disso, é importante evitar a superalimentação.

Por outro lado, incentivar o consumo de água é muito importante para a saúde do seu animal de estimação. Tente sempre ter sua tigela de metal ou de vidro com água limpa e fresca.

Exercícios regulares

Manter um gato magro e em forma é um outro fator que contribui para uma vida longa e saudável.

Gatos com excesso de peso estão propensos a uma série de doenças, incluindo diabetes, problemas de coração, doenças de pele e muitas outras.

Todos os dias, incentive seu gato a se exercitar através de brincadeiras interativas. Você também pode promover a atividade com o uso de alimentos como recompensa.

Castração

A castração aumenta a vida útil dos gatos. Também reduz a tendência a desenvolver problemas de comportamento irritante ou até mesmo intoleráveis, como a marcação de território e outros problemas causados pelo xixi fora do lugar. Também evita a superpopulação de animais.

Enriquecer o ambiente de seu gato

O enriquecimento ambiental é uma necessidade para todos os gatos, especialmente aqueles que vivem dentro de casa, embora isto seja mais seguro do que viver fora, poderá contribuir para o tédio de seu animal de estimação.

Para isso não acontecer e para que ele não descarregue sua energia nos móveis ou nas cortinas, tente ter por perto brinquedos de gato e outros objetos que irão estimular a mente dele.

Em casa, proteja seu animal de estimação do contato com produtos ou plantas tóxicas que podem prejudicar sua saúde.

Com higiene é melhor

Cuidando da higiene nos gatos

A higiene bucal é frequentemente negligenciada, especialmente no caso dos gatos. No entanto, é muito importante cuidar de seus dentes e boca. A maioria dos gatos com idade superior a três anos já tem algum grau de doença dental, que pode ser dolorosa.

Uma higiene oral adequada envolve visitas regulares ao veterinário. É provável que seu veterinário tenha que anestesiar o seu animal de estimação a fim de fazer um exame oral completo.

Sem anestesia, poderá ser impossível para ele encontrar determinados problemas. Além disso, o especialista pode ajudá-lo a estabelecer uma rotina de cuidados em casa, o que pode incluir a escovação dos dentes, dos tecidos orais, lavagens da boca e outras opções.

Visitas regulares ao veterinário

Todos os gatos requerem visitas regulares ao veterinário. Os gatos são mestres do disfarce quando se trata de doenças. Mesmo o dono mais observador, pode não ser capaz de detectar os primeiros sinais de alguma doença.

No entanto, o seu veterinário é capaz de pesquisar esses sinais. Além disso, há vantagens, como a análise de sangue, urina e outros exames.

Lembre-se também de controlar o peso do seu gato, de dar todas as vacinas e de fazer uma vermifugação regular.

Verifique se ele tem pulgas e, finalmente, se você quer uma vida saudável para o seu gato, programe exames veterinários completos, anualmente.

Essas foram as nossas dicas de um estilo de vida saudável para o seu gato.