Um estudo revela a diferença de personalidade entre amantes de gatos e cães

Você nunca se perguntou a diferença entre a personalidade das pessoas que têm um gato e das que têm um cachorro? Independentes ou solitárias? As diferenças de personalidade entre os donos são tão intensas como a de seus animais de estimação? De acordo com algumas pesquisas, os donos de cães são 74% mais extrovertidos do que os de gatos.

No mesmo estudo, outros números mostram dados sobre quais são as preferências das pessoas ao escolherem um animal de estimação.

Amam ou odeiam? De acordo com estudos, os gatos parecem ser muito mais difíceis de serem amados: 15% dos adultos pesquisados disseram que eles não gostavam de gatos, enquanto o número de pessoas que disseram que não gostavam de cães era de apenas 2%.

Cães ou gatos?

Cães ou gatos? Personalidades distintas

Há boas razões para suspeitar que a preferência que algumas pessoas têm por cachorros, ao invés de gatos, reflete algumas diferenças de personalidade que são subjacentes.

É fato que a relação entre os gatos e os humanos sempre foi muito diferente da relação entre os cães e as pessoas.

Isso reflete, sem dúvidas, os comportamentos que ambas as espécies têm mantido antes de serem domesticadas.

Na natureza, os gatos tendem a ser caçadores solitários e, muitas vezes, são muito mais ativos durante a noite.

Em contraste, cães selvagens são, geralmente, animais muito sociáveis que trabalham em grupos e são ativos entre o nascer e o pôr do sol.

Cães domésticos retêm esta necessidade de interação social e quando eles não têm um líder e uma família, sentem-se perdidos.

Os gatos, por outro lado, muitas vezes tornam-se invisíveis durante o dia, aparecem somente a noite.

Ocasionalmente envolvem-se em atividades sociais e brincam com as pessoas, o interesse deles é limitado. Nesse sentido, em geral, os gatos se cansam de brincar e saem fora depois de alguns minutos.

Já os cães, por outro lado, muitas vezes se envolvem em brincadeiras e podem continuá-la por várias horas. Na verdade, nesse caso, quem deixa a brincadeira tende a ser o dono.

De acordo com algumas pesquisas, há diferenças significativas nos traços de personalidade das pessoas que têm cães e das pessoas que preferem ter um gato.

Estudos afirmam que os amantes de cães são 15% mais extrovertidos e 13% mais agradáveis, ambos os traços de personalidade são associados com a orientação social que muitas vezes têm os cães.

Além disso, os proprietários de cães são 11% mais responsáveis do que as pessoas que têm gatos.

Eles tendem a mostrar autodisciplina para concluir tarefas e gostam de planejar as coisas antes de optar por um comportamento mais espontâneo.

E se você prefere os gatos…

Personalidade de quem prefere gatos

As pessoas que preferem os gatos tendem a ser de cerca de 12% mais neuróticas. No entanto, são 11% mais abertas do que as pessoas que têm cachorro.

O recurso de abertura para o mundo exterior nos donos de gato, implica em uma apreciação geral para a arte, para a emoção, a aventura, a imaginação e a curiosidade.

Os donos de gatos são mais propensos a terem crenças não convencionais, enquanto os amantes de cães tendem a terem interesses mais convencionais e tradicionais.

Os amantes de gatos são mais propensos a viverem sozinhos, também são mais propensos a viver em apartamentos ou casas térreas. Já para os proprietários de cães, viver em uma casa e ter filhos são fatores mais prováveis.

Donos de gatos tendem a ser relativamente introvertidos e têm menor grau de bondade.

Além disso, não são pessoas possessivas. Porém, as pessoas descritas como possessivas são fortes, persistentes e confiantes. Os amantes de gatos tendem a ser mais tídidos e menos agressivos.

Em termos de confiança, os donos de gatos revelam-se bastante confiantes. Também apresentaram-se como pessoas muito amáveis, modestas e simples.

Alguns deles, aqueles que não se sentem tão confiantes, por outro lado, tendem a serem mais desconfiados e manipuladores.

Concluindo, os pesquisadores afirmam que os donos de cães são mais sociáveis, ao contrário dos donos de gatos, que são mais introvertidos e independentes.

E você, que tipo de animal de estimação você prefere?