Um filhote lambendo sua cara é o melhor psiquiatra

 

Um filhote lambendo sua cara é muito mais que a materialização da ternura. Se estiver ansioso, deprimido, ou estressado por diferentes motivos que lhe preocupam, compartilhar um momento de brincadeiras e carícias com o seu cãozinho será mais efetivo que uma visita ao psiquiatra, esteja certo.

Prova disso é que vem aumentando a cada dia o número de cães que são utilizados para tratar pacientes com diferentes problemas mentais.

Por que os cães lambem a nossa cara?

cão-lambendo

Além da alegria e do bem-estar que nos provoca o nosso filhote nos lambendo a cara, qual é o motivo deste comportamento dos cães?

Acredita-se que a herança genética recebida de seus ancestrais, os lobos, tem bastante a ver com o tema.

Em uma família de lobos, quando os adultos voltam da caça, os pequenos os recebem lambendo o focinho deles. Além de ser uma forma de saudação, essa atitude é um estímulo para que os pais regurgitem o alimento para as crias.

Então, um cachorrinho lambendo a sua cara, além de estar te saudando e te pedindo atenção, não seria de todo o mal que você compartilhasse algo do que comeu com ele.

Outras razões para a lambida

Na linguagem canina, esta conduta também pode significar um sinal de calma, quer dizer, uma forma de comunicar que não representam uma ameaça.

Além disso, uma lambida no rosto também pode ser interpretada como:

  • Demonstração de afeto
  • Estreitamento de vínculo
  • Uma forma de obter informação sobre onde esteve ou sobre o que comeu o seu dono

“Não há melhor psiquiatra na terra que um cachorrinho te lambendo a cara. “

-Ben Williams-

Ter cães é saudável

Além de ser uma excelente companhia para todos os membros da família, os cães contribuem com múltiplos benefícios para a saúde física e mental das pessoas. Por exemplo:

  • Diminuem os níveis de ansiedade. Por esse motivo, corre-se um menor risco de vir a sofrer de enfermidades relacionadas com o estresse.
  • Reduzem a pressão arterial e a frequência cardíaca.
  • Produzem um aumento nos níveis de dopamina e de endorfinas -neurotransmissores associados com o bem-estar- e diminuem os níveis de cortisol, associado a situações de estresse.

Esqueça de seus problemas, e se distraia com o seu cão

Então, ter a responsabilidade de se ocupar de seu cão pode ser a melhor forma de esquecer situações que estão lhe provocando algum mal-estar.

Deixar de lado suas preocupações e esvaziar a sua mente compartilhando de brincadeiras e passeios com o seu animal de estimação, é uma excelente forma de se sentir melhor sem ter que recorrer a uma consulta profissional.

Mas se ainda assim uma visita ao psicólogo ou ao psiquiatra se fizer necessária, não duvide que interagir com o seu cão sempre será benéfico e contribuirá para uma rápida recuperação de seus problemas.

Cães de assistência e terapia

É fato comprovado que os animais contribuem para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Isso fez com que cada vez mais eles passassem a ser utilizados para colaborar no tratamento de muitas patologias.

Sejam cães terapêuticos ou de assistência, os cães são especialmente treinados para esses tipos de trabalhos.

Os chamados cães de assistência são aqueles que convivem com pessoas com diferentes problemas de saúde, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, tanto no aspecto físico como no psicológico.

Os cães de terapia, por sua vez, são os que realizam visitas programadas, acompanhados de seu guia e trabalham sob a direção de um especialista.

Cães para serviço psiquiátrico

cão-e-criança

Os cães treinados particularmente para serem utilizados em um serviço psiquiátrico com pessoas que padecem de diversos transtornos mentais têm, entre suas principais responsabilidades, as seguintes tarefas:

  • Advertir sobre a iminência de uma convulsão
  • Tranquilizar aos seus donos
  • Ajudar aos seus amos a superar o estresse e a depressão
  • Lembrá-los de que devem tomar uma medicação

Nos Estados Unidos, por exemplo, é cada vez é maior a utilização de cães para contribuir na superação do estresse pós-traumático, dos quais padecem os veteranos das mais distintas guerras.

Adotar um animal de estimação te fará mais feliz e mais saudável

Se você já tem um animal de estimação para compartilhar a sua vida e família, é certo que você já sabe o quanto isso é bom.

Aqueles que ainda não se decidiram sobre adotar um animal de estimação, não deveriam duvidar de que a companhia de um cão tornará a sua vida mais feliz e mais saudável.

A partir desse momento, você compreenderá que a felicidade pode sim ser encontrada em um cão que lambe a sua cara.