Um safári muito especial com animais que tiveram uma segunda chance

Um safári especial

Hoje eu gostaria de falar sobre um local muito especial que conheci em minha última viagem, a West Palm Beach, nos Estados Unidos. Eu nunca fui partidária de pagar por espetáculos nos quais são usados animais, e por isso quando minha amiga comentou sobre irmos fazer um safári, minha primeira resposta foi um “NÃO” redondo.

De fato, sempre aconselho que você não pague para estar em lugares nos quais usem os animais, porque eles são maltratados e mal-cuidados por seus donos. No entanto, minha amiga me convenceu quando explicou a origem deste primeiro e único zoológico sem jaulas dos Estados Unidos: o Lion Country Safari.

safari

Um zoológico sem jaulas muito especial: Lion Country Safari

O Lion Country Safari foi o primeiro zoológico sem jaulas dos Estados Unidos. Ele foi criado para dar uma oportunidade a pessoas residentes em países nos quais não era possível aproveitar um safári e poder fazê-lo. Eram exibidos apenas leões.

No entanto, o grande terreno com o qual eles contavam, de milhares e milhares de metros quadrados, fez com que eles tivessem a ideia de fazer mais. E esta ideia foi se transformando em um refúgio para animais que haviam sido maltratados, utilizados em laboratórios ou em espetáculos nos quais eles não eram cuidados da forma como deveriam.

Os animais podem viver ao ar livre, em um local o mais parecido possível com o seu habitat natural, e com a mesma alimentação. Em meio a este habitat foi construída uma estrada que permitiria que os carros passassem em uma velocidade muito lenta. Tivemos que parar várias vezes porque os animais cruzavam por toda parte! Esta é a sua casa, e nós éramos os intrusos.

Os vidros devem estar sempre fechados e não é permitido tocar nos animais.

Alimentar e cuidar de tantos animais é um custo enorme, mas a entrada para este lugar custa menos de 30 dólares. Depois de ver como tratam e cuidam dos animais ali, e de desfrutar a natureza e a beleza de perto, garanto que eu estaria disposta a pagar muito mais.

Este preço não é nada excessivo tendo em conta que  há mais de mil espécies neste local maravilhoso. Você gostaria de conhecer algumas?

zebras

Nossos amigos do Lion Country Safari

No Lion Country Safari há espécies como o rinoceronte branco proveniente da África. Algo que o torna especial é como criaram um habitat para o chimpanzé. O chimpanzé é uma especie em perigo de extinção e não é comum vê-los em algum lugar.

Mas o Lion Country Safari criou um habitat que consiste em várias ilhas de diferentes tamanhos, e os chimpanzés podem ir de uma à outra, assim como fariam em sua vida normal fora das instalações. Além disso, este lugar se transformou em um retiro para chimpanzés que foram usados em laboratórios e que precisam de atenção especial, ou que já não estão aptos a voltar a viver em um ambiente selvagem.

Girafas, leões, zebras, e muito mais é o que você poderá desfrutar neste lugar. Um avestruz deteve mais de cinco carros durante pelo menos meia hora porque ficou parado no meio da rua e não havia forma de movê-lo. Ninguém se atreveu a buzinar, algo que está totalmente proibido. Mas foi divertido.

safari-carros

A cereja do bolo surge quando você recebe a oportunidade de subir em uma plataforma elevada para alimentar as girafas. Eu nunca havia visto uma tão de perto! Para mim foi fascinante. Mas se o seu objetivo é tocar nelas, esqueça; elas só querem saber da alface que você tem na mão.

O cuidado, o respeito e o amor com o qual eles tratam os animais neste lugar me deixou maravilhada. É um lugar pelo qual vale a pena pagar, já que não é um espetáculo com animais, e sim um lugar que os faz sentir como se estivessem em casa curando as feridas de seus corações. Se você for passar por West Palm Beach, não deixe de visitar o Lion Country Safari.