Uma coleira inteligente que pode dizer como seu cão se sente

coleira inteligente

Uma das perguntas que sempre fazem os donos de cães é o que eles sentem a cada momento ou com uma situação em particular. Agora podemos descobrir os sentimentos caninos graças a uma coleira inteligente. Você gostaria de obter uma para o seu animal de estimação?

Inupathy, a coleira dos sentimentos

Esta coleira inteligente foi criada por um engenheiro japonês e utiliza um código de cores para conhecer os sentimentos do cão. Basicamente, funciona com um algoritmo que pode interpretar a frequência cardíaca do cão e ainda está em fase de desenvolvimento. Se você gosta da ideia, pode contribuir com dinheiro em uma plataforma de “crowdfunding” para que, em breve, ela possa estar à venda.

Até agora, conhecer os sentimentos dos animais parecia algo impossível. Embora possamos nos dar conta se o nosso cão está triste ou feliz por suas expressões, há outras emoções não reconhecíveis à simples vista.

Apoiando-se nisso, Joji Yamaguchi desenvolveu uma coleira inteligente que indica o estado de humor dos animais de estimação. O nome da invenção combina duas palavras em inglês: Insight (visão) e Empathy (empatia), e analisa a frequência cardíaca para depois as traduzir com um código de cores.

Se estiver vermelho, é porque o animal se encontra nervoso; quando está azul, ele se sente relaxado; se aparecer branco é porque o animal de estimação está concentrado, e se apresentar as cores do arco-íris… parabéns! O peludo está feliz.

A coleira se conecta a um aplicativo de celular que vai recolhendo os dados emocionais do animal todos os dias. Assim, podemos analisar em que situações ele se sente de cada uma dessas maneiras. Mas ainda há mais: usando uma percentagem, podemos saber quão nervoso, concentrado, relaxado ou feliz ele está. É um dispositivo realmente maravilhoso para podermos entender nossos animais de estimação e lhes oferecer os cuidados ou carinhos de que necessitam.

Para que a Inuphaty possa estar no mercado, precisa arrecadar dinheiro. Você pode ajudar na causa, fazendo uma doação através do site Indiegogo. Pagando 169 dólares, eles enviam uma coleira para sua casa, você colabora na pesquisa e economiza 80 dólares (o dispositivo custará 249 dólares no futuro).

Outra coleira inteligente para você saber mais sobre o seu cão

cao-colar-antilatido

Se lhe chamou a atenção a ideia do Inuphaty, tem que ler também sobre esta segunda invenção. Neste caso, ela lhe permite localizar o seu animal de estimação e saber seu estado de saúde. O nome do dispositivo é “Buddy”: uma coleira LED que pode ser vista na escuridão e inclui um sensor de temperatura, um monitor de atividade e um sensor para saber a localização do cão.

Para evitar que a coleira estrague, ela é a prova d’água. Foi desenhada por uma empresa chamada Squeaker, que, assim como o engenheiro japonês, precisa de ajuda financeira e utiliza o portal Kickstarter para arrecadar fundos. O dispositivo se conecta via Bluetooth a um celular e é utilizado com um aplicativo (compatível com Android e Apple).

Se seu animal de estimação se afastar do perímetro que você designou previamente, a coleira se encarrega de avisar. Outra das muitas utilidades dessa invenção é saber o consumo calórico, a temperatura e a duração do exercício que seu cão faz. É possível conectá-la a um termômetro inteligente e saber, por exemplo, se o peludo está com muito calor no verão ou se passa frio no inverno.

O custo do Buddy é de 180 dólares na plataforma de crowfunding. Os modelos mais completos custam 240 e 300 dólares (se incluírem o sensor de atividade física e o GPS).

Você acha que é muita tecnologia para um animal de estimação? Quer conhecer os sentimentos de seu companheiro de vida? Quer evitar que ele se afaste muito de você? Quer um sistema que o ajude a monitorar o dia a dia de seu cão? Com essas coleiras inteligentes, tudo isso agora já é possível!

Fonte da imagem principal: www.tuexperto.com