Unhas do cachorro, porque é importante cortá-las

unhas do cachorro

Unhas do cachorro, apesar de muitos donos não as cortarem, cortar as unhas dos cachorros é uma atividade de muita importância, pois isso oferecerá maior comodidade para o seu pequeno amigo realizar as suas atividades.

Se você não conhece as razões pelas quais você deve fazer isto, aqui lhe deixamos as mais importantes para que você possa ter uma ideia da necessidade de cortar as unhas do cachorro.

Facilita a vida de seu cão

unhas do cachorro

Como você já deve saber, estes nossos pequenos amigos de quatro patas são seres que se caracterizam por serem extremamente brincalhões, por isso é muito comum vê-los brincar felizes ao ar livre, correndo de um lado a outro, perseguindo algo (ou a alguém) ou cavando algum buraco.

Não é preciso ser um gênio para saber que, em certas atividades, é muito normal que costume ficar resíduos de algum tipo dentro das unhas dos cachorros, o que é algo que ocorre frequentemente quando elas estão longas e podem ocasionar infecções que, às vezes, além de dolorosas são perigosas.

Embora não seja possível evitar que o seu cão esteja em contato com os chamados resíduos, é de suma importância que mantenha as unhas do cachorro curtas para que ele possa brincar e fazer suas atividades sem maiores problemas, ainda que ele ao raspar o chão ou outra superfície, as desgaste e evite que elas cresçam na velocidade normal.

Quando as unhas do cachorro não estiverem muito longas, você poderá limpá-las com mais facilidade, o que é algo que você também deverá fazer se você quer que o seu cão tenha sempre as unhas saudáveis e bonitas.

Cortar as unhas do cachorro evita que ele sofra lesões dolorosas

Esta é outra das razões mais importantes, já que quando o seu cão está com as unhas longas, ele costuma se sentir muito incomodado e faz as suas atividades de uma forma mais cuidadosa do que o normal, por isso ele vive de uma maneira condicionada para não sofrer nenhum dano.

Uma das coisas mais comuns é quando a unha se quebra por enroscar em toalhas, cobertores ou diferentes tipos de tecidos, o que é algo extremamente doloroso para o cão, e pode causar um forte sangramento que, em muitas ocasiões, causa uma perigosa infecção.

Por outro lado, manter as unhas do cachorro curtas é algo imprescindível se o seu cão vive dentro de casa, já que muitas vezes é comum que eles escorreguem quando você limpar o piso, o que poderá vir a causar até fraturas.

Evita que as unhas do cachorro encravem

Apesar de isso ser uma surpresa para algumas pessoas, da mesma forma que ocorre com os seres humanos, os cães também podem ter suas unhas encravadas, o que só ocorre quando elas estão longas.

Como você pode imaginar, isto é algo não somente incômodo, mas também muito doloroso para os nossos cães, sobretudo quando esta situação ocorreu depois de um traumatismo ou uma lesão, já que nestes casos a solução gira em torno de uma intervenção cirúrgica.

Como cortar as unhas do cachorro de forma adequada?

Sabendo que isto é algo que costuma ser um pouco difícil para muitas pessoas, facilitaremos a sua tarefa com uma série de conselhos que tornará tudo mais fácil e efetivo:

unhas do cachorro

  • Em primeiro lugar, para poder cortar as unhas do cachorro você deverá escolher um momento em que ele se encontre relaxado, já que nestes momentos ele relutará menos e, também, ficará menos agitado.
  • Se o banho não representar nenhum problema para o seu pequeno amigo, o melhor que você poderá fazer é banhá-lo antes de cortar as unhas dele, já que desta forma elas estarão muito mais macias.
  • Uma vez que tenha feito tudo isto e passará, então, a cortá-las, você deve segurar firmemente a pata dele para evitar que ele faça algum movimento brusco. Embora possa parecer óbvio, nunca é demais assinalar que você não deve colocar muita força, já que o seu cão poderá sentir dor e reagir de maneira agressiva.
  • Evite cortar o tecido vivo, conhecido como sabugo, que se encontra dentro da unha, já que isto poderá causar um forte sangramento.
  • Corte gradualmente e com muito cuidado a extremidade da unha até chegar próximo ao tecido vivo, ou sabugo, que fica dentro da unha de seu cão.
  • Felicite o seu cachorro e lhe dê carinho tão logo você tenha terminado de cortar as unhas dele, já que desta forma ele se sentirá tranquilo e evitará que ele reaja negativamente ante este tipo de situação no futuro.

Se você seguir cada um destes conselhos, cortar as unhas do cachorro passará a ser uma tarefa muito mais fácil.