As unhas dos gatos: o que fazer com elas?

Arranhões, móveis arranhados, marcas nas roupas; as unhas dos gatos podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Muitas pessoas, por comodismo, optam por extrair cirurgicamente as garras do animal e, desta forma, acabar com o problema. No entanto, é desumano mutilar um animal só para solucionar algo que pode ser corrigido com um pouco de treino e paciência.

Antes de dar as recomendações sobre o que fazer para que as unhas não sejam um problema, vamos refletir sobre a importância delas para os gatos:

  • A unhas ajudam com o equilíbrio e a mobilidade;
  • Arranhar é um forma de demarcar território;
  • Ajuda na defesa;
  • Servem para escalar.

A seguir, apresentamos algumas recomendações sobre as alternativas para solucionar os problemas de arranhões:

Educação

gato deitado

A forma mais fácil de evitar qualquer tipo de problema de comportamento é através da educação desde filhotinhos. A melhor maneira de evitar que um gato arranhe um lugar inadequado, é ensiná-lo desde pequeno, os lugares que ele pode arranhar.

Arranhar é natural para os gatos e é um comportamento benéfico, pois é uma das maneiras que usam para marcar seu território, a saúde mental dos gatos está profundamente ligada ao tempo que dedicam a este ato. Assim, o melhor que você pode fazer é manter um lugar para deixar seu gato arranhar, ensiná-lo a usar este lugar e recompensá-lo quando o usar.

Se você optar pela castração do seu gato, lembre-se de castrá-lo no tempo recomendado (entre os 7 e 10 meses), o que evitará, em partes, que o costume de marcar território seja desenvolvido.

Repelentes

Os repelentes para animais são substâncias projetadas para evitar que eles se aproximem de lugares dos quais você não quer que tenham contato. Os gatos tendem a marcar as mesmas zonas regularmente, portanto, o repelente pode ser usado nos objetos que seu gato costuma arranhar, o que vai afastá-lo sem a necessidade de usar um método violento.

Borrifar água

Outro método não violento para usar com seu gato é jogar um pouco de água com um spray enquanto estiver arranhando um lugar desapropriado. Este método é bastante eficaz para afastar os gatos, mas só funciona se for pego em flagrante, se usar depois, seu gato não entenderá por que está sendo repreendido. 

No entanto, os gatos podem ser bastante apreensivos para aprender por meio de castigos, desta forma é melhor utilizar o método de recompensas.

Corte de unhas

gato que brinca

 

Também é possível cortar um pouco a ponta das unhas do gato com certa periodicidade, mas deve ser evitado o corte rente, pois os gatos têm uma veia dentro das unhas, portanto o corte pode causar hemorragia ou danos permanentes nas patas. Alguns preferem levar ao veterinário para realizar o processo, mas se você for cuidadoso não haverá maiores dificuldades.

Deve ser levado em conta se seu gato sai para a rua ou se permanece em casa, pois, ao cortar a ponta das unhas, o gato fica incapacitado de se defender ou de fazer coisas como escalar, por exemplo.

Realizar por ele a demarcação

Os gatos possuem diferentes métodos para demarcar o território, incluindo, obviamente, o uso de feromônios. Alguns veterinários recomendam  passar um lenço pelo rosto e corpo do gato para impregnar com o óleo que eles produzem através de suas glândulas faciais e corporais. Os gatos usam esse óleo para marcar objetos como se fossem seus, portanto, se você esfregar seus móveis com o lenço impregnado, é possível evitar que o gato sinta a necessidade marcá-los, pois já estarão demarcados como dele.

Cobrir os móveis

Alguns donos optam por cobrir os móveis com algum tipo de material duro que não permita que o gato passe por baixo e que cause incômodo ao tocar. Este método, porém, impede que você desfrute de seus móveis e também não faz com que o animal deixe de arranhá-los, pois ele o fará assim que tiver uma oportunidade. No entanto, você pode cobrir os móveis e usar algum outro método, assim você evitará danos enquanto seu pet passa pelo processo de educação e adaptação das normas do lar e faz o reconhecimento do espaço.