Universidades Petfriendly: leve seu cão ao trabalho

Entre as novidades no mundo laboral, a ideia de levar nossos animais de estimação ao trabalho está sendo cada vez mais aceita. Conheça o caso das Universidades Petfriendly.

Estados Unidos e suas Universidades Petfriendly

No mês de junho, durante o verão no hemisfério norte, muitos escritórios nos Estados Unidos comemoraram o dia “Leve seu cão ao trabalho”. De início, 300 empresas participaram da iniciativa, mas o número tem crescido significativamente ao longo dos anos, chegando a quase 2 mil companhias participantes.

Esses dados impressionantes levaram uma agência de pesquisas em São Francisco a realizar um estudo sobre o assunto para conhecer quais os benefícios de ter um bicho de estimação no local de trabalho. Os resultados foram substanciais, revelando resultados positivos para os donos de animais em comparação com os que não têm a mesma companhia.

Hoje em dia, é cada vez mais comum permitir o acesso de animais de companhia em hospitais, lares de idosos, escolas e empresas. São muitas as vantagens, como a redução da ansiedade e aumento da sensação de bem-estar, especialmente em um ambiente tão estressante como uma empresa.

Benefícios de levar nosso animal de estimação ao hotel, local de trabalho ou universidade

cachorro no escritório

Menos estresse

Com a companhia dos mascotes, os trabalhadores se estressam menos, pela simples razão de que encontram uma via de escape se ficam saturados com as obrigações do trabalho e podem se conectar com seus animais. É um alívio poder acariciar o pet, brincar e até falar com ele.

Um estudo feito pela Virginia Commonwealth University, uma das Universidades Petfriendly, concluiu que os proprietários que podem ir ao trabalho com seu cão diminuem seu nível de estresse.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores compararam os níveis de estresse ao longo de toda uma jornada de trabalho de três grupos diferentes de funcionários. De um lado, aqueles que levaram o cão ao escritório e os que deixaram o animal em casa. De outro, os que não tinham bichos de estimação.

Outra conclusão do estudo é que a redução do estresse só é alcançada nos proprietários de cães que levaram o seu animal ao escritório, já que aqueles trabalhadores que deixaram o peludo em casa ou não tinham um mascote apresentaram uma melhora pouco expressiva.

Melhora na comunicação

Pode não parecer, mas levar o cão para o escritório também é um importante estímulo para uma boa relação entre os companheiros de trabalho. Além disso, diversos estudos confirmam que a presença do animal facilita a comunicação entre as pessoas e estimula o surgimento de conversas.

Fomentando a criatividade e a produtividade

As pausas para cuidar do animal de estimação durante o expediente contribuem para melhorar a precisão e o rendimento total do trabalhador.

Assim, alguns minutos de brincadeiras ou um rápido passeio pelo escritório terá um grande efeito para a saúde dos trabalhadores e sobre os níveis de estresse. Outra vantagem é a redução no número de licenças por motivo de saúde, estresse ou ansiedade. Se você ainda não tem um peludo, existem muitas razões para adotar um.

Bom para o bolso

Logicamente, para além dos benefícios emocionais, levar o cão para o trabalho ajuda na saúde financeira, já que não será mais necessário gastar dinheiro com passeadores ou cuidadores.

De consciência limpa

É muito comum que o trabalho ocupe grande parte de nosso dia, várias vezes por semana. Se somarmos a isso o tempo que gastamos no trajeto indo de um lado a outro, ir à academia, sair com os amigos… as horas que passamos com nosso amigo de quatro patas são muito poucas.

Isso pode causar um sentimento de culpa e de preocupação com o fato de o animal estar sozinho. Se tivéssemos a opção de levá-lo ao trabalho, esse problema não existiria.

Um animal grato

Outra consequência, além dos benefícios para os donos dos cães, é que o cão também ficará menos estressado e muito mais feliz, já que, por ser um animal social, não se sente bem sozinho.

Alguns limites

Fonte: www.abc.es

Embora sejam muitos os benefícios de ir ao trabalho acompanhado dos bichinhos de estimação, é importante lembrar que nem todo mundo se sente confortável com cães por perto. Podem ser pessoas alérgicas ou que tenham medo de animais. Por isso, é muito importante que os cães que levamos ao escritório tenham um bom comportamento.

Os cães que apresentam algum tipo de comportamento agressivo para com outras pessoas, que não sabem fazer as necessidades na rua, que latem em excesso ou que têm qualquer comportamento que possa causar problemas, não são os candidatos ideais para ir ao trabalho com seus donos.

Outra coisa muito importante: os cães devem estar adequadamente desparasitados e não sofrer com problemas de saúde contagiosos.