Uso correto da focinheira em cães

Dálmata usando focinheira

Nenhum de nós gosta de colocar uma focinheira em cães, e muito menos em nosso animal. No entanto, dependendo do seu tamanho, isso pode ser algo exigido pela lei em muitos países. Se para nós o uso da focinheira é desagradável, ele é ainda pior para o nosso animal de estimação, por isso devemos aprender quando usá-lo é necessário e qual tipo de focinheira seu cão precisa.

Quando colocar uma focinheira em cães

A lei não obriga a colocar focinheira em cães de todas as raças, por isso se você não sabe se deveria colocá-la em seu cão, continue lendo este artigo.

Cachorro com focinheira

Cães perigosos

Um dos principais usos da focinheira em cães é evitar mordidas, por isso se um cão tem um comportamento que é considerado agressivo, as leis obrigam que ele use uma focinheira sempre que estiver na rua, seja passeando ou tomando sol na porta de casa.

Estas são algumas raças reconhecidas como perigosas ou agressivas:

  • Rottweiller
  • Dogo argentino
  • American Staffordshire Terrier
  • Staffordshire Sul Terrier
  • Fila Brasileiro
  • Tosa Inu
  • Akita Inu
  • Pit bull terrier

Outras condutas para usar a focinheira em cães

A focinheira é um instrumento que também pode ser usado para modificar o comportamento do seu cão. Por exemplo, ela pode ser muito útil se o seu animal tem o costume de ingerir comida do lixo ou da rua quando você o leva para passear. Também pode ser útil quando ele tem feridas e quer lambê-las, arriscando-se a pegar uma infecção. Ainda que você possa usar um cone nestes casos, em algumas situações ele não funciona pois o animal tem a capacidade de retirá-lo.

Quando você leva o seu cão ao veterinário, ele se transforma. Talvez seja o cachorro mais doce e carinhoso do planeta, mas é agressivo com seu médico. Nestes casos, o veterinário pode optar por colocar uma focinheira nele para evitar mordidas.

Tipos de focinheira em cães

Há diferentes tipos de focinheira no mercado. Dependendo da raça e das características faciais do seu animal, deve-se usar um ou outro.  Para cães com a cabeça mais plana, por exemplo,  não é recomendado usar uma focinheira muito fechada, pois ele terá dificuldade de inspirar o ar.

As focinheiras que existem são:

  • Focinheira estilo tubo. Podem ser de nylon, tecido ou couro. Não tampam completamente a boca do animal, mas impedem que ela se abra, por isso será mais difícil para o animal respirar. É preciso ter cuidado para não usá-la em dias excessivamente quentes, nem quando o animal está fazendo exercícios.
  • Focinheira estilo caixa. Estas tampam por completo a boca do animal e podem ser de plástico, couro ou nylon. Você deve se assegurar de que ela não está demasiadamente apertada para não causar dano ao animal, mas também não deixe-a muito frouxa para que ele não possa retirá-la.

Como fazer com que seu cão se acostume

Cachorro passeando com focinheira

É certo que usar uma focinheira não vai ser uma experiência agradável para o seu cão, por isso damos a seguir alguns conselhos do que se deve e o que não deve fazer.

  • Habituar o animal. Se você não acostumar o seu animal a fazer uso da focinheira, ele poderá reagir de forma agressiva toda vez que vir você se aproximando com ela na mão. Você pode tentar colocá-la vários minutos todos os dias dentro de casa para que ele se acostume. Dê um prêmio a ele depois para que possa assimilar a focinheira como algo positivo.
  • Não se deve utilizar a focinheira estilo tubo por muito tempo. Em algumas localidades elas estão inclusive proibidas para uso prolongado, pois foi demonstrado que são prejudiciais para o animal. Se você só tem esta opção e ainda não pode comprar outra, não poderá colocá-la em seu animal mais do que alguns minutos por dia. Nossa recomendação é: desfaça-se dela e compre uma estilo caixa.
  • Não se deve utilizar a focinheira em cães que não tenham sido tratados por sua agressividade. A focinheira nos cães deve ser vista como a última alternativa. Há exercícios que podem ser feitos para evitar que seu cão seja agressivo ou tenha medo. Experimente-os antes da focinheira.
  • Não coloque a focinheira quando você vai sair. Infelizmente algumas pessoas pensam que ela é uma boa alternativa para que os cães não façam bagunça em casa quando estão sozinhos. Isso é cruel e pedimos que, por favor, não o faça.
  • Não use-a para evitar que o seu cachorro lata. Isso pode ser tratado com terapia se o cachorro o faz em excesso.

A focinheira não é nada agradável, ainda que em alguns casos seja necessária. Ela deve ser a última alternativa depois de outras atitudes. Recomendamos consultar um veterinário para saber se o seu cão deve ou não usá-la.

Imagens cortesia de Maja Dumat, Bev Sykes y Richard Smith.