A utilidade da ordem “Solta”

A ordem solta!

Os cães não têm a mesma capacidade de entendimento e raciocínio que dispomos. Por isso, é útil ensiná-lo com palavras breves e claras, que por elas mesmas contenham uma ordem. Essas podem ser ordens tais como:

  • Senta;
  • Vem;
  • Deita;
  • Sai;

Mas há uma palavra similar que poderá ser de muita utilidade, vejamos qual, para que serve e como ensinar o nosso cão para que ele obedeça.

Solta, para que serve?

Cães se mordendo

Autor: Mekanoide

Os cães devem aprender uma série de ordens provenientes de seu dono que lhe façam ver quem tem o controle sobre eles. A palavra “solta” nos será de muita utilidade em muitas ocasiões. Por exemplo:

  • Para que não coma em casa o que não deve. É certo que sempre que você está cozinhando, seu cão está te rondando como um aspirador automático que quer absorver tudo. Mas sabemos que muitos dos alimentos que consumimos podem ser prejudiciais para o estômago dos cães, por isso tentemos evitar ao máximo que ele os consuma. Especialmente se forem cães pequenos e com o estômago especialmente delicado, como por exemplo os Yorkshire ou os Pomerânia.

A ordem “solta” nos será de muita utilidade nesta ocasião, embora uma vez que seu cão a aprenda, você deverá usá-la sempre que o ver pegando algo do chão da cozinha para que ele não se esqueça quem manda.

  • Quando pegar algum de nossos objetos, como nossos sapatos. Quantas vezes você já brincou de correr como o seu cão para que ele te devolvesse os sapatos, ou um casaco que, sem querer, caiu no chão, ou um livro de seu filho que, sem querer, ele deixou ao alcance do animal? Se ensinar o seu cão a obedecer a ordem de “solta”, você não se verá nunca mais nessa situação, por mais divertida que possa parecer a princípio.
  • Quando pega lixo da rua. Na rua há uma infinidade de alimentos estragados, assim como pedras, papéis, doces e uma enorme quantidade de coisas que, sob nenhuma hipótese, o seu cão deverá colocar na boca. A ordem de “solta” será de grande utilidade nestas ocasiões, pois inclusive poderá evitar que o seu cão contraia enfermidades por comer o que não deve e que está em mau estado.
  • Quando pega o brinquedo de outro cão. A célebre frase bíblica “Há mais felicidade em dar do que em receber”, não se aplica aos animais. Eles têm mentalidade de grupo e desejos de serem o líder deste, por isso se algo é dele, é dele e ponto, não há outra opção e não se têm amigos quando se trata de suas posses.

O que queremos te dizer com isso? Que se seu cão, por mais tranquilo e inocente que seja, irá em busca dos pertences de outro cão, como um brinquedo ou uma bola, o dono do objeto se voltará contra ele, pois ele terá isso como traição.

Isto irá gerar uma briga, a qual ganhará o mais forte, mas pode ter consequências desastrosas para ambos os animais.

Se o seu cão aprender a obedecer a palavra “solta”, isso poderá salvar a vida dele e possivelmente até o cão de outra pessoa.

  • Quando morde a correia enquanto passeia. Como é desagradável quando você passeia com o seu cão e ele está determinado a morder a própria correria! Você olha para o céu e começa a assoviar como se não fosse com você, desejando que ninguém te olhe nesse preciso momento e pensa que seria melhor deixar a esse cão bobo aí, brincando com sua correia.

Como ensinar o seu cão a obedecer a ordem “Solta”

Cão brincando com dona

A melhor forma conhecida de ensinar um cão a obedecer a ordem de “solta”, é brincando. Jogue uma bola ou algum outro objeto que logo, em tom de brincadeira, você pedirá que ele solte enquanto atira o objeto. Deste modo, o cão irá entendendo o que significa “solta” e o que é que você quer que ele faça quando lhe diz essa palavra.

Agora, não deverá ser você que irá tirar o objeto de sua boca; ele deverá ser quem solta e você terá que repetir a ação, uma e outra vez mais, até que consiga que ele solte já na primeira vez que você vier a lhe pedir.

Isso demandará tempo, paciência, perseverança e carinho, mas estamos certos de que o amor que você sente pelo seu animal de estimação te motivará a mostrar todas essas qualidades.