Como utilizar corretamente a comida como prêmio

Prêmio de petisco para os cães

A comida como prêmio pode ser uma excelente opção durante a educação de nosso cão. Mas tudo dependerá do bom uso que se faça dela. Por isso, nunca devemos utilizá-la para subornar o animal para que ele realize determinada ação. Além disso, você deve prestar muita atenção, para que não provoque em seu peludo um desequilíbrio nutricional.

Qual é a função dos prêmios de comida?

Essas recompensas comestíveis podem ser de grande utilidade para que o nosso peludo aprenda diversas ordens e truques. Por exemplo, são muito efetivas para que:

  • Não puxe a correia quando passeia;
  • Atenda quando o chamarmos em lugares ao ar livre;
  • Relaxe e se sente ao seu lado.

Mas qual é a forma correta de as utilizar?

Recompensas saborosas para o seu peludo

Cachorro comendo petisco

A condição fundamental para que um prêmio de comida seja efetivo é que ele seja saboroso. Tão saboroso para que o nosso amigo de quatro patas prefira essa comida sobre outras opções, como escapar ou realizar várias outras travessuras.

Para chamar a atenção do peludinho, também convém utilizar alimentos pouco habituais em sua dieta cotidiana.

Tudo dependerá do gosto de seu cão, mas algumas boas opções são pequenas partes de:

  • Frango cozido e desossado;
  • Queijo;
  • Salsichas.

Esses alimentos, além de serem deliciosos para o seu cão, contribuirão para que ele relaxe e preste mais atenção a você, além de possuírem um alto teor de proteínas.

Conselhos para que o seu cão não se devore os prêmios de uma só vez

Como evitar que o seu cão avance sobre os saborosos prêmios, mas que apenas os cheire? É recomendável que leve a comida em algum recipiente fechado para evitar que os aromas se propaguem.

Também é importante que os prepare previamente, para não ter que cortá-los durante o treinamento e distrair assim a atenção de seu amigo peludo.

Embora os prêmios de comida sejam grandes aliados na hora de educar os cães, devemos ser muito cuidadosos com a utilização deles, para não provocar desequilíbrios nutricionais. 

O que fazer quando o cão já aprendeu as lições

Quando o cão aprender suas lições, você deverá ir deixando de lhe dar os prêmios de comida, já que a ideia é que ele se comporte de determinada maneira, porque você o pede e não porque ele receberá um estímulo saboroso.

De qualquer maneira, não é conveniente que elimine por completo suas recompensas comestíveis. E muito menos drasticamente. Pode continuar utilizando-as de forma mais espaçada e como um reforço para a aprendizagem.

Mas, além dos saborosos prêmios, nunca deixe de motivar o seu peludo com:

Premie o seu cão sem descuidar da dieta dele

Embora os prêmios de comida sejam grandes aliados na hora de educar o nosso amigo de quatro patas através do reforço positivo, devemos ser muito cuidadosos com a utilização dela, para não provocar problemas em sua nutrição. Por exemplo, a obesidade.

Por isso, é conveniente evitar os diferentes snacks ou petiscos que são vendidos para tais fins, já que estes não garantem uma correta contribuição nutricional para o seu peludo.

Melhor escolher as opções mais naturais. É óbvio, consulte um veterinário para que ele te indique a melhor forma de evitar desequilíbrios na dieta de seu cão, por causa do treinamento.

Pontos a serem considerados

Petisco para cachorro

Não se esqueça que deverá utilizar de forma adequada os prêmios de comida para que seu peludo assimile os ensinamentos. Para isso, tenha em mente que:

  • Utilizar o reforço positivo para educar o seu cão é sempre a melhor opção. Premie seus avanços e ignore o que ele fizer de ruim.
  • Os prêmios devem ser extremamente apetitosos, mas sem descuidarmos da dieta do cão.
  • As recompensas comestíveis devem ser descontinuadas, uma vez que o bichinho já tenha aprendido a cumprir uma ordem. Se ele não o fizer, não obterá a recompensa. Com o tempo ele irá associar um determinado comportamento com a recompensa e, assim, ele saberá que quando o fizer corretamente, obterá um alimento de seu agrado.
  • Tenha muita paciência e compreensão. Os cães demoram para aprender o que lhe pedimos.
  • Nunca o castigue se ele não fizer o que você lhe pedir. Seja persistente e você conseguirá, cedo ou tarde.
  • Além das recompensas saborosas, não se esqueça de mimar muito o seu pet e de lhe dizer o quão bem ele está indo. Esta será sempre a melhor recompensa para o seu cão.