Velório de animais de estimação estão mais comuns

Desde o primeiro dia em que nosso novo animal de estimação chega em casa, ele se torna um membro da família como qualquer outro. Se está na família desde filhote, serão, em média, dez a vinte anos de convivência, dependendo da raça do animal. Como um membro da família, muitas pessoas consideram muito cruel terminar a sua relação no consultório do veterinário, deixado o seu corpo morto ali. Por isso, foram criados os velórios para os animais de estimação.

Como surgiram os funerais para animais de estimação?

cachorro na tumba

Já no século XIX, os marajás da Índia, que eram os governantes do país antes da região conquistar a independência da Inglaterra, começaram a realizar funerais para os seus animais de estimação.

Os animais dos marajás eram basicamente cães e alguns possuíam um amor muito grande por eles. Alguns marajás chegaram a ter a incrível quantidade de 800 cachorros.

A cerimônia para os cães incluía luxos e cuidados maiores que os dispensados para muitas das pessoas que viviam no palácio, o que demonstrava o grande amor que o marajá tinha pelos cães. Esse sentimento o motivou a não permitir que nenhum de seus animais fosse simplesmente enterrado em uma cova no jardim. Quando algum dos cães morria, era velado como se um de seus próprios filhos falecesse.

Como se fosse um príncipe

Seus funerais eram cerimônias de estado, como a de um príncipe, com caixão, marcha fúnebre, discurso religioso (muçulmano, no caso), choradeiras e um enterro formal.

Assim que a Índia conquistou a independência e os marajás saíram do poder, os velórios para os animais de estimação pararam de acontecer e o costume deixou de ser seguido. No entanto, dizem que o dinheiro se converteu no motor do mundo, empurrando para fora o amor. Em seu desespero para criar formas de lucrar, o ser humano pensou em como se aproveitar das necessidades das pessoas.

Não sabemos quem foi o primeiro a comercializar os funerais de animais de estimação, mas estamos seguros de que a ideia surgiu da necessidade que as pessoas tinham de se despedir de seu fiel amigo como mais um membro da família.

Como funcionam os funerais para animais?

Como todo funeral, um funeral de animais de estimação segue os mesmos procedimentos. Existem funerárias especializadas nesse tipo de cerimônia para animais. Lá você poderá escolher se quer enterrar ou cremar o seu animal. Os serviços que as funerárias podem oferecer são os mais diversos. Por exemplo:

  • Cremação individual sem cinzas. Cremarão o seu animal de forma individual, mas não devolverão suas cinzas.
  • Cremação individual com cinzas. Esse procedimento será um pouco mais caro que o anterior, mas poderá “levar” o seu animal para casa.
  • Cremação conjunta. É o serviço mais econômico, mas não poderá ficar com os restos de seu amigo, já que ele será cremado junto com outros.
 Enterro. Será realizado em um cemitério, com um caixão que você terá escolhido, junto com uma lápide (normalmente de mármore) para seu animal de estimação por um mínimo de cinco anos.

Seja qual for o plano que escolher, todos incluem:

  • Recolhimento do animal morto na clínica veterinária, na rua ou em casa.
  • Urna e certidão de cremação.
  • Discurso de despedida.

O que mais oferecem as funerárias para animais?

cachorro

Como dissemos, pode optar por incinerar os seus animais de estimação e levar as cinzar para casa. As funerárias possuem um amplo catálogo de urnas para animais com diferentes ornamentos e formas para você escolher, dependendo do tipo de animal de estimação que tiver. Existem urnas para cães e gatas, com o formato da pegada de um ou de outro. Existem as redondas como uma bola ou imitando um novelo de lã.

Inclusive, se quiser levar seu animal para sempre em seu coração, pode escolher uma mini urna para levar como pingente um apequena parte das cinzas de seu companheiro.

Caso decida enterrar o seu amigo, poderá escolher entre uma grande variedade de caixões com diferentes formas, cores e todos os tamanhos.

Como vê, existe de tudo. Ou nos faltará algo? De qualquer forma, os funerais para animais se tornaram uma moda que muitos seguem e outros querem seguir.

E se você ainda não está surpreso o suficiente, existem funerárias para animais que dão a opção de contratar os seus serviços com antecedência, realizando um pequeno pagamento mensal.