Ver imagens de animais nos faz mais felizes e produtivos

É difícil conseguir resistir à tentação de ver imagens de animais. As fotos e vídeos de fofos e adoráveis bichinhos existem em grandes quantidades em vários sites e se propagam como um fio de pólvora pelas redes sociais.

Filhotes de cachorro, gatos travessos e cachorros brincalhões nos atraem para a tela do computador e de outros dispositivos, ainda que estejamos no horário de trabalho.

Mas não se desespere se seu chefe pegá-lo nesta atividade alheia a suas tarefas habituais. A razão disto é que uma recente pesquisa demonstrou que olhar imagens de cachorrinhos e gatinhos, além de nos fazer mais felizes, também nos tornam mais produtivos.

O efeito positivo de olhar imagens de bichos bonitinhos

coelho e moça

De acordo com os resultados desta pesquisa, levada a cabo por investigadores da Universidade de Hiroshima, nossos empregadores deveriam nos incentivar a contemplar belas imagens de adoráveis animaizinhos.

É que, além de nos fazer passar um bom momento de relaxamento, os cientistas responsáveis pela pesquisa determinaram que contemplar este tipo de fotos e vídeos aumenta a capacidade concentração e o rendimento no trabalho.

Para demonstrar este fato, realizaram-se 3 experimentos em que participaram 132 estudantes universitários que foram divididos em 3 grupos. Assim, comprovaram que os integrantes do grupo para o qual se mostrou imagens de filhotes e gatinhos realizaram melhor as tarefas requisitadas.

“Segundo os resultados de uma recente pesquisa, observar imagens de filhotes e gatinhos, não só nos faz mais felizes: também nos torna mais produtivos.”

O que consegue a ternura de cachorrinhos e gatinhos

Segundo observaram os investigadores, o observar “imagens lindas”, como são as de gatos e cachorros bebês, faz que as pessoas:

  • Ponham mais atenção nas tarefas atribuídas
  • Desenvolvam mais precisão
  • Obtenham melhores resultados
  • Resolvam mais rapidamente o solicitado

Mas além de nos tornar mais produtivos – para o agrado de nossos empregadores – esta atividade nos faz mais felizes.

Presença de animais no ambiente de trabalho

Não só as imagens de animais nos tornam mais prestativos no trabalho. Em muitas empresas, sobretudo dos Estados Unidos, é cada vez mais comum que os trabalhadores possam estar juntos com seus animais de estimação na empresa ou fábrica.

A presença de animais de companhia em ambientes de trabalho trazem múltiplos benefícios:

  • Liberam o estresse dos empregados
  • Ajudam a descontrair situações de tensão
  • Melhoram os vínculos entre colegas de trabalho

Definitivamente, ao se criar um clima melhor no ambiente de trabalho, as pessoas trabalham mais e melhor. E, tal como acontece quando observam imagens de belos cachorrinhos e gatinhos, as pessoas se tornam mais produtivas.

Por tal motivo, alguns empresários, como é o caso de um diretor de uma companhia brasileira, decidem diretamente adotar um cachorro para que seus empregados se sintam mais a vontade e tenham um maior rendimento no trabalho. Caso similar é o de uma empresa japonesa que incorporou gatos ao ambiente de trabalho.

Os benefícios que nos oferecem os animais de companhia

aquário

Para além da ajuda incalculável que os animais podem proporcionar aos doentes e pessoas com distintos graus de incapacidade, os múltiplos benefícios que oferecem os animais para pessoas de todas as idades é algo que vem se destacando através de várias pesquisas.

Está comprovado que os proprietários de animais de estimação são mais saudáveis e felizes que aqueles que não possuem animais de companhia. Por exemplo:

  • Se estressam menos
  • Realizam mais exercício físico
  • Reduzem a pressão arterial e o risco de sofrer com problemas cardíacos
  • Aumentam a autoestima
  • Espantam os sentimentos de solidão

Compartilhe sua vida com um animal de estimação

Também se pode estabelecer que as crianças que crescem com um cachorro ou um gato aprendem a ser mais responsáveis e solidários. Além disso, têm menos possibilidade de desenvolver alergias a estes animais a medida que vão crescendo.

Nos últimos tempos, estas pesquisas se ampliaram para o ambiente de trabalho. E os resultados são igualmente positivos. Parabéns!

Por isso, além de olhar fotos e vídeos, não se prive de ter um animal de estimação. Decida-se por adotar um animalzinho abandonado. O amor que ele tem para oferecer inclinará a balança, sem dúvidas, para o lado positivo que, de vez em quando, a vida nos oferece.