Verdadeiro ou falso? Descubra os mitos sobre os cães

verdadeiro ou falso

Em algumas ocasiões, nos deixamos levar pelo que os outros dizem a respeito de muitas coisas. Com os cães acontece o mesmo. Acreditamos em certas ideias sem constatar a veracidade destas e, possivelmente, elas não são reais. Hoje, faremos um verdadeiro ou falso com os mitos mais comuns, para que suas crenças a esse respeito sejam certeiras.

Verdadeiro ou falso? Mitos sobre os cães

O nariz seco significa que seu cão está doente

nariz-cao

Falso

Apesar de sempre terem dito que nariz seco era sinal de doença, isso não é completamente verdadeiro. Muitas vezes, fomos tocar o nariz de nosso cão quando vimos que ele não tinha apetite ou que estava decaído.

O fato de acreditar que, se estiver seco, o cão apresenta febre, é um dos mitos sobre cães mais comuns. Se você acha que seu cão pode estar doente, o melhor é que vá ao veterinário.

Suas lambidas curam feridas

Falso

É verdade que a saliva dos cães tem um composto que favorece a cicatrização. Mas não devemos pensar que uma de nossas feridas se curou apenas porque o nosso cão a lambeu.

No caso das próprias feridas dos cães, às vezes, lambê-las piora. Muitos cães se lambem tanto que mantêm a ferida totalmente umedecida e dificultam sua cicatrização.

Verdadeiro ou falso: comem grama porque estão doentes

Falso

Os cães que comem grama não necessariamente estão doentes. Embora seja verdade que esta serve como laxante e eles sabem disso, nem sempre a usam como tal. Há alguns cães que simplesmente gostam do sabor delas.

As cadelas têm que ter filhotes antes da esterilização

Verdadeiro

Existe o mito de que as cadelas devem ter filhotes pelo menos uma vez antes da esterilização para preservar sua boa saúde. Este mito está apoiado no fato de que as mulheres não podem fazer ligadura antes de terem tido uma criança.

Devemos nos lembrar de que cães e humanos são diferentes. Neste caso, não é necessário que a cadela seja mãe. O que sim é certo é que esterilizá-las previne grandes problemas.

Os cães de raça pura são mais saudáveis

Verdadeiro

Embora dependerá muito do animal em questão, por regra geral, os cães de raça costumam ser mais saudáveis, terem mais anos de vida e darem menos problemas de saúde que um que não é de raça.

Embora também seja certo que há certas raças mais propensas de virem a sofrer de certas doenças genéticas.

Os cães enxergam em preto e branco

Falso

Este é um desses mitos mais arraigados. Os cães podem ver em cores e podem diferenciar aquelas que são diferentes entre si, como o azul e o amarelo, mas não podem fazer distinções entre algumas similares, como o vermelho e o rosa, por exemplo.

O alho previne as pulgas

cao-cocando

Falso

Em muitos de nossos artigos já lhe demos conselhos para eliminar e combater as pulgas. O alho nunca foi um deles por uma razão simples: não tem esse efeito.

De fato, seu aroma e intensidade poderiam inclusive até serem prejudiciais para seu animal de estimação.

A boca de um cão é mais limpa do que a de um humano

Falso

Este é um mito criado por aqueles que amam de forma desmedida a seus cães e que precisam de uma desculpa para poderem ser “beijados” por eles.

Porém, esta é uma crença falsa, já que a boca de um cão pode estar cheia de muitas bactérias que podem nos deixar doentes.

Um ano de idade humano corresponde a sete de um cão

Falso

O que você acha? Verdadeiro ou falso? Isto é bem conhecido até por aqueles que não amam os animais de estimação. Cada cão vive uma quantidade determinada de anos e devemos aceitar que não somos iguais, ao invés de perder tempo fazendo cálculos que nem sequer sabemos se são concretos.