Vestir nossos cães: capricho ou necessidade?

Vestir ou não os cães

O debate sobre se é necessário vestir nossos cães ou se isto se trata só de um capricho humano já está aberto.

De qualquer forma, além do quão conveniente isto possa ser ou não para os animais domésticos, as roupas e os acessórios para cães, desenhados segundo a moda de cada temporada, são uma tendência, mas só o tempo dirá se ela veio para ficar.

É necessário vestir nossos cães?

Por lógica pura poderíamos dizer que a sábia natureza deu a cada ser o que cada um precisava. E que a pelagem é tudo o que um animal requer para enfrentar as diferentes variações climáticas.

Mas é aqui quando, uma vez mais, entra em ação a mão do homem. Então, raças nascidas em regiões frias são transportadas para regiões quentes e vice-versa, importando pouco ou nada as características de cada cão.

É melhor deixarmos o tema da mudança climática para um outro artigo.

A roupa como proteção

Cão com roupa

Os especialistas em animais sugerem que a roupa para cães é necessária apenas como uma proteção em alguns casos específicos. Se faz muito frio, então, deve-se considerar utilizá-la para:

  • Cães de pelos curtos e ralos;
  • Filhotes ou animais idosos, que podem ser mais vulneráveis às baixas temperaturas;
  • Cães que tremem quando ficam parados.

Estética frente a necessidade

Partimos do princípio que para o nosso amigo peludo, pouco, ou nada, importa a moda. Vê-lo bem vestido e com acessórios que combinem é só uma preferência humana do dono.

Mas a questão deveria passar pelo que o animal precisa ou não, e quanto isto afeta o ser disfarçado desta forma.

Enquanto os estilistas assinalam que utilizam tecidos que não provocarão calor em épocas de verão e que as roupas os deixam bonitos, a pergunta continua sendo: qual é o sentido de vestir os cães se isto não é algo que eles realmente necessitam?

Desenhos de moda para animais de estimação

Sinta você tentado ou não, a indústria da moda canina oferece uma variedade de desenhos e cores e renova suas ofertas a cada temporada. Assim, você poderá encontrar, entre outras peças:

  • Suéteres;
  • Capas de chuva;
  • Capas;
  • Saias;
  • Camisetas;
  • Lenços;
  • Gorros.

E, para combinar com as roupas, também é oferecida grande variedade de acessórios:

  • Coleiras;
  • Correias;
  • Adornos;
  • Bolsas de transporte;
  • Mantas;
  • Almofadas.

O mais importante é que, por mais bonita que seja uma roupa, é importante que ela não provoque nenhum tipo de alergia em seu peludo.

O dinheiro pode comprar para você um lindo cachorrinho, mas não pode fazê-lo sacudir a cauda.
– Henry Wheeler Shaw –

Questões humanas e cães

Roupas para cachorro

Cada um gasta o próprio dinheiro como quer, está claro.

O dilema moral de ver um cachorro se destacar sobre uma boa quantidade de dinheiro quando muitos outros animais estão abandonados e lotam os canis, pode ser ou não levada em conta.

E, ainda que seja gratificante ver o nosso cãozinho vestido como um príncipe, primeiro deveríamos avaliar se ele está cômodo com seu traje.

Além disto, fora estas questões secundárias, não deveríamos nunca deixar de nos perguntar se o nosso animal de estimação tem todas as suas necessidades satisfeitas para levar uma boa vida.

Humanizar os animais de estimação

Talvez o que também deveríamos nos perguntar é por que precisamos vestir os nossos cães. Ou melhor dizendo: por que procuramos tantas formas de humanizar os nossos animais de estimação?

É que muitas pessoas cometem o erro de achar que o que é bom para elas também é bom para os animais. Então, em muitos casos, a convenção estética humana parece primar sobre o instinto natural canino.

Os especialistas indicam que, mais cedo ou mais tarde, estes tipos de condutas entrarão em conflito com o mundo instintivo do cão e terminarão desnaturalizando o comportamento deles.

O melhor a fazer é amar nossos cães

O que está claro é que muitos fazem disso um negócio, enquanto outros tentam responder à estas dúvidas existenciais e outros nem sequer se questionam.

Vivemos em uma sociedade consumista, onde o sistema fará você achar que precisa de todos os produtos que são lançados incessantemente no mercado. Incluindo as roupas desenhadas exclusivamente para animais de estimação.

Enquanto os cães acomodam-se como podem aos caprichos humanos. Na verdade, eles só esperam que nós os amemos muito, além de todas as modas, tendências e designs.