Veterinários britânicos advertem sobre o uso de paus nas brincadeiras com cães

paus

Atirar paus para o nosso cão correr atrás e nos trazer de volta é uma das brincadeiras mais antigas feitas com os cães. Entretanto, é uma prática perigosa que pode causar grandes danos ao animal, conforme advertem veterinários britânicos.

Para que você esteja consciente disso e possa ajudar outros a também a estar, contaremos quais são estes perigos e quais as alternativas para você brincar com o seu cão.

Os perigos de brincar com paus com os cães

cao-brinca-com-paus

Apesar de parecer uma brincadeira inofensiva, não o é, absolutamente. De fato, peritos estão muito preocupados com isso. Veterinários britânicos afirmam que esta brincadeira pode inclusive ser mortal para o animal.

Esta inocente brincadeira pode causar lesões graves, com as lascas dos paus perfurando a língua do animal ou outros órgãos vitais. Segundo Sean Wisley, um dos veterinários, “nosso objetivo não é fazer com que as pessoas parem de brincar com seus cães, mas sim que utilizem brinquedos seguros para eles”.

Muitos veem com incredulidade este assunto, pois, como dizem, “sempre jogamos paus aos cães”. Inclusive, um interessado no assunto perguntou: “Por acaso trocaram os paus? ”.

Porém, um dos veterinários afirmou que atende pelo menos 20 casos por ano de danos relacionados com a brincadeira com paus. É verdade que os paus e galhos não mudaram, mas a medicina e a proteção que damos aos nossos animais sim.

Há alguns anos, muitos cães morriam sem causa aparente, pois não se sabia detectar. Muitos desses cães podem ter tido uma perfuração de um órgão vital por um pau.

Por outro lado, há diferentes tipos de paus. Os veterinários dizem que aqueles que não são catados no chão ou que não possuem um ângulo estranho, podem não soltar lascas e estão aptos para a brincadeira. Mas, com tudo o que oferece o mercado hoje para brincarmos com os nossos animais de estimação, que necessidade temos de nos arriscar?

Casos reais de danos ocasionados por paus

Para aqueles incrédulos, há muitos casos reais de animais que sofreram enormes danos por este ato aparentemente inofensivo.

Maia é uma das cadelinhas que sofreu danos. Seus donos não entendiam o que acontecia com o animal, pois ela parou de comer e mudou radicalmente seu comportamento. Parecia deprimida e às vezes até agressiva, portanto, eles decidiram levá-la ao veterinário.

Ao chegar lá e fazer os exames pertinentes, eles se deram conta de que tinha um pau atravessando sua língua.

Os donos afirmaram que não havia sangue, o que indica que os danos nem sempre são perceptíveis.

Brinquedos seguros para cães

morder-os-brinquedos

Sabendo disto, você não prefere conhecer alguns brinquedos que são bons para o seu cão e com os quais ele poderá se divertir do mesmo modo que faria com um pau?

Em lojas e clínicas veterinárias, você encontrará uma infinidade deles. Os materiais são diversos, mas são todos aptos para cães. De fato, existem brinquedos que aparentam ser paus e, seguramente, o seu animal de estimação irá adorar!

Bolas, ossos, frisbees, há um sem-fim de produtos para escolhermos!

Por outro lado, o simples ato de correr pelo campo com o nosso animal de estimação já será uma brincadeira divertida que ele irá adorar.

Lembre-se de que seu animal de estimação e a vida dele dependem de você. É certo que os danos causados por paus nem sempre são enormes, mas ninguém está isento de que isso ocorra. Por que se arriscar? Mesmo que você pense que com você e com o seu animal de estimação isso nunca irá acontecer, não importa, passe a utilizar os brinquedos para cães. Que necessidade há de se arriscar?

Estamos certos de que, no final, tanto você como o seu cão se sentirão gratos por ter esta informação.