Veterinários a domicílio: que profissão é essa?

A crise mundial afetou a todos nós, incluindo a união dos veterinários, que teve de encontrar formas engenhosas e alternativas para conseguir um dinheirinho extra para chegar bem até o fim do mês. Estamos falando dos veterinários a domicílio, um novo tipo de emprego que está funcionando às mil maravilhas.

Além disso, não é apenas benéfico para eles mesmos, mas também para nós, para todos aqueles que têm animais de estimação e também para os nossos próprios pets. Você gostaria de saber por quê?

O que é um veterinário a domicílio?

ca%cc%83o-gato-veterinario

Esta ideia pode ser um pouco desconhecida para várias pessoas. Eu mesmo me surpreendi quando depois de alguns meses cuidando do cão de uns amigos, ele teve que operar um tumor benigno que era visível na região do pescoço e que já estava se rompendo. Meus amigos me deram o número de um veterinário e me disseram para não me preocupar, que ele iria em casa.

Eu nunca imaginei que ele iria operá-lo ali mesmo! Presumi que só viria para ver a situação do animal ou para levá-lo embora. Ali mesmo ele colocou alguns sacos de lixo na mesa de plástico no terraço e realizou a operação em questão de minutos.

Pois bem, isso é um veterinário a domicílio, um médico de animais que faz a consulta na própria casa do animal. Embora o caso acima seja excepcional, os veterinários a domicílio podem vacinar, curar feridas e fazer revisões sem que você saia de casa.

Uma dessas veterinárias nos explicou por que começou a fazer isso. “Os preços dos alugueis em lugares como este, bem como os impostos, aumentaram consideravelmente com a grande crise que atingiu o mundo inteiro. Se eu quisesse pagar minha hipoteca e chegar ao final do mês comendo todos os dias, eu teria que reinventar meu trabalho”.

E assim como ela, centenas de veterinários executam seu trabalho a domicílio, enquanto outros simplesmente fazem isso como um extra que lhes permite honrar suas despesas, apesar de ter uma clínica física localizada em um local fixo.

Como trabalham os veterinários a domicílio?

Atendem ao chamado dos donos de animais sempre tenha sido solicitado um agendamento. Ou seja, funciona como qualquer outra consulta veterinária. Alguns também atendem emergências. Embora seja óbvio, logicamente, deslocar-se até a sua casa vai gerar custos adicionais, mais ainda se for uma emergência ou se isso acontecer durante a noite.

Os veterinários levam todos seus utensílios necessários em uma van, seja para curar, fazer um check-up ou até mesmo para operar seu animal de estimação se assim for necessário. Seu veículo é esterilizado, bem como todos seus instrumentos, então você não tem nada a temer.

Se o seu animal de estimação precisar de uma operação mais complicada ou precisar ser isolado por qualquer causa, o veterinário a domicílio irá movê-lo para o hospital veterinário mais próximo.

Vantagens dos veterinários a domicílio

veterinario

Do mesmo modo que uma criança odeia ir ao dentista, um cão odeia ir ao veterinário e ao ver a caixa de transporte chegando ele já supõe que algo que não gosta vai acontecer. Um veterinário a domicílio vai evitar esse estresse no animal e também o seu próprio nervosismo por vê-lo assim.

Por outro lado, os cães muitas vezes se sentem desconfortáveis nas mesas frias das clínicas veterinárias, por isso que ser tratado em casa, na sua própria casa, um lugar conhecido para ele e onde ele se sente confortável, será um motivo de relaxamento que fará com que ele fique mais aberto ao que o veterinário irá fazer.

Isso também fará com que não seja necessário que você enfrente um trânsito caótico para levá-lo a uma clínica, poupando-lhe tempo, pois você pode estar em casa fazendo o que você precisa ou quer. Claro que, como eu disse, tudo isso gera um custo adicional, mas quem é que pensa em dinheiro quando os nossos animais de estimação estão em jogo?

Essa nova alternativa é definitivamente um luxo para aqueles lugares mais remotos onde não existem muitos serviços ou onde se tem que viajar excessivamente para chegar até a cidade. Se você conhece algum veterinário a domicílio perto da sua casa, faça uma prova dos seus serviços, você não vai se arrepender.