Uma vez necessitei de uma mão amiga e recebi uma pata

pata

 

Em muitas ocasiões, questionou-se se os animais têm ou não sentimentos, se tinham a capacidade de nos amar e se possuíam algo que poderíamos chamar de sexto sentido, que lhes permitiria saber quando estamos mal.

Independentemente do que muitos digam, mesmo que sejam a maioria, o certo é que há muitas experiências reais que demonstram que estes fiéis amigos lhe estendem a pata quando mais você necessita.

Os cães são conhecidos como os animais mais fiéis, os que têm a capacidade de estarem sempre aí com você, independentemente das circunstâncias e inclusive de como os tratamos. Somado a isso, eles têm a capacidade de demonstrar empatia: chegam a sofrer sua dor em seu coração. Isso é mais do que muitos humanos são capazes de fazer!

Em quais situações um cão é capaz de nos estender uma pata?

Estende sua pata… Solidão

dar-a-pata

Autor: natanael

Milhões de pessoas que estão sozinhas por não terem encontrado a alguém com quem compartilhar sua vida, ou por terem perdido a quem encontraram, acharam consolo e companhia fiel em um amigo canino. São muitas as pessoas idosas que têm unicamente a um cão, ou os solteiros que procuram um cão como companheiro de lar e chegam a amá-lo como a um amigo, ou os filhos únicos que chegam a ver em um cão, um irmão e um companheiro de brincadeiras.

Estende sua pata… Frustração

Há tantas coisas nesta vida que nos causam frustração que são incontáveis. Nos recomendam ler livros de autoajuda, ir a psicólogos e demais conselheiros. Não estamos dizendo que não se deva fazer isso, mas o certo é que muitas das frustrações que sentimos podem ser acalmadas ou apaziguadas se agarramos a pata que esse amigo peludo pode nos estender.

Há milhões de casais que desejam ter filhos e infelizmente não podem. Um animal não pode encher totalmente esse vazio, é óbvio, mas pode sim ajudar a ter alguém a quem cuidar e a quem amar por toda sua vida.

Pessoas que ficam sem trabalho também podem acalmar sua frustração cuidando de um animal, sem contar as risadas que este pode lhe proporcionar em seus momentos de brincadeira ou em qualquer outro momento.

Estende sua pata… Tristeza

Se você já teve ou tem um cão, é certo que já chorou diante dele em mais de uma ocasião. O que você se lembra sobre a reação dele? Indiferença? Desprezo? Claro que não! Certamente o seu amigo estendeu sua pata tentando se esforçar para te dar mimos, amor e carinho e para tentar te fazer sorrir e te ver feliz. Não é isso tudo muito mais do que muitos “amigos” já fizeram alguma vez por você?

Maneiras que ele lhe estende sua pata

pata-amiga

Já vimos que em muitas situações você poderá sempre contar com o seu amigo peludo e com a sua pata. Mas, de que maneiras ele pode nos estender sua pata?

  • Nos seguindo por todos lados. Sabemos que às vezes você já se incomodou porque o seu animal fez isso, mas é uma forma de te dizer: Hey! Eu te amo e estarei aqui sempre, conte comigo. Não brigue com ele quando ele te seguir, agradeça a ele por sua amizade e fidelidade.
  • Nos lambendo. Outra atitude incomoda e um tanto nojenta, mas que é uma das únicas formas que os cães têm de poderem nos demonstrar seu carinho.
  • Deitando-se ao nosso lado ou em nossos pés. É como se eles velassem por nós e por nossos sentimentos negativos, à espera de que esses se modifiquem e se transformem em algo melhor.
  • Nos olhando fixamente. Já viu o seu animal de estimação te olhando fixamente sem tirar os olhos de você? Isso pode acontecer especialmente se o animal sentir que você está doente. Ele está velando por ti e se assegurando de que a sua situação não irá piorar.
  • Chorando. Deste modo quer atrair sua atenção. Sabe que você está mal e ele não suporta que você não o olhe e entenda que ele está ali para te apoiar, para te amar e para te estender uma pata.

Como vimos, o seu cão é alguém que sempre te estenderá uma pata, que nunca falhará e que estará atento a suas necessidades, sentimentos e circunstâncias. Possivelmente, as maneiras que ele utiliza para fazer isso, nem sempre lhe parecerão muito agradáveis (como te lamber, por exemplo), mas pense no belo sentimento que esses gestos escondem. Seu cão te ama e ele estende a pata dele para você, agarre-a!

Imagem cortesia do Three Looks.