Viajar de carro: a vida do seu cão está em suas mãos

As férias são uma alegria para todos, o que é mais do que claro! E, se além disso, pudermos sair e desfrutar de alguns dias fora de casa, em algum lugar onde podemos descansar, então torna-se perfeito.

Ter um cão não deve ser um problema quando se trata de viajar, mesmo se nós decidirmos por viajar em nosso próprio veículo. Neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas de como viajar de carro com segurança quando o seu animal de estimação for com você e, assim aproveitar a viagem.

Como viajar de carro com segurança

Viajar de carro com animais

Dependendo do país em que moramos, as regras para viajar de carro com o nosso cão podem ser diferentes, então é importante se informar antes. Em um país como a Espanha, por exemplo, a agência responsável pela segurança do trânsito é a DGT, Dirección General de Tráfico.

Sobre este assunto, a agência informa que o motorista tem que ser capaz de manter a sua liberdade de movimento, o campo de visão e a atenção permanente. Dessa forma, ele garante a sua própria segurança e a do resto dos passageiros.

Somado a isto, você deve cuidar de sua posição dentro do veículo e certificar-se de que os seus passageiros mantenham as deles e, além disso, que os animais estejam sentados adequadamente para que eles não interfiram com o trabalho do condutor.

Então, mantenha esse ponto em mente para manter a segurança no carro ao viajar com o seu cão.

Dicas básicas para viajar de carro com segurança quando você for levar o seu cão

Existem algumas perguntas básicas que você tem que manter em mente para fazer a viagem com seu cão de forma segura, o que dependerá, em boa medida, de quão calma e relaxada será a viagem que queremos fazer:

  • Deixe passar algumas horas após a última refeição. Os cães são como nós de muitas maneiras. Se você, ou ele, enjoar e acabar vomitando no carro, poderá estragar a viagem.
  • Necessidades. Observe que o seu cão vai precisar parar para evacuar. Aproveite o momento para se hidratar e dar um passeio e, assim, gastar a energia de seu cão.
  • Paradas. Quando você parar na estrada, ainda assim atente para a sua segurança. Que seu cão não seja exposto a qualquer perigo, pense que você está em uma região onde passam muitos carros e em grande velocidade, portanto qualquer acidente poderá ser fatal.

Como viajar de carro com segurança com o seu cão

  • Cão pequeno. Se o seu cão é pequeno, a melhor escolha para a viagem é colocá-lo em uma caixa de transporte, que você deverá colocar no chão, na parte de trás do carro.
  • Outros tamanhos. Quanto aos outros tamanhos, seria ideal que eles fossem sentados no banco de trás. Eles têm que estar protegidos com uma coleira de escora dupla que se conecta a dois cintos de segurança.
  • Bagageiro. Esta seria a melhor escolha ao viajar com cães de grande porte, desde que o veículo esteja preparado para isso, ou seja, tendo um divisor de grades e, ao mesmo tempo, usar uma jaula de transporte para evitar possíveis lesões.

Como não viajar de carro com o seu cão

Dicas para viagem

  • Caixa de transporte no porta-malas. É verdade que a caixa de transporte, ou jaula, é uma boa escolha para cães pequenos, se nós pudermos colocá-la no chão atrás dos bancos, porém não é uma boa ideia colocá-la no porta-malas. Poderá causar danos aos passageiros sentados nos assentos de trás.
  • Bagageiro sem caixa de transporte. Quando preparamos o local com uma grade divisora, é verdade que o cão poderá se mover facilmente, o que vai deixá-lo mais relaxado. Mas se ocorrer um acidente poderá ser perigoso para o cão.
  • Nunca tranque-o no carro. Sabemos que poderá haver momentos na viagem que precisaremos deixar o nosso cão no carro, mas nunca devemos fazê-lo em pleno sol. Isso poderia sufocá-lo em uma questão de minutos ou, ele poderia sofrer uma insolação. Deixe os vidros ligeiramente abertos para ventilar o automóvel e para que o seu animal de estimação não tenha um mau momento.

Embora, no início, tenhamos falado sobre passar as férias com o nosso cão e, é evidente que, em se tratando de férias a viagem será mais longa, mas essas dicas são aplicáveis também para viagens de curta duração.

Tome as devidas precauções e faça uma viagem de carro com segurança e com a agradável companhia de seu amigo peludo. Não se esqueça de que a vida dele está em suas mãos.