A vida secreta dos gatos

vida secreta dos gatos

Dizem que os gatos são traiçoeiros. Que quando te olham você não sabe o que eles irão fazer ou por onde irão sair. Que são misteriosos e muito independentes. Bom, nem todas essas afirmações são certas, de fato, todas se originaram por uma mesma causa: o desconhecimento sobre os felinos. Por isso hoje, iremos falar mais sobre a vida secreta dos gatos.

Sim, ao que tudo indica, segundo BBC Horizon, “sabemos mais sobre os felinos que vivem em seu habitat natural, em lugares como a África, do que sobre os gatos que convivem conosco”. É que sabemos pouco sobre a vida secreta dos gatos. Uma das causas é a personalidade dos bichanos. Vejamos primeiro como ela é.

A personalidade dos gatos

E isto era tudo o que sabíamos sobre os gatos, até agora:

vida secreta dos gatos

  • São independentes. Este sem dúvida é o traço mais característico da personalidade deles. É que, embora não se possa generalizar, pois assim como há gatos desapegados, também há os que são muito carinhosos, o certo é que a personalidade independente dos felinos é inegável. De fato, se o compararmos a um cão, é totalmente notável a diferença.
  • São limpos. Diferente de outros animais de estimação, manter bem a um gato requer muito pouco esforço. A única coisa que eles precisam que você faça é que lhes troque a areia (porque eles não podem fazer isso, porque se pudessem estou certo de que eles fariam), todo o resto eles fazem sozinhos.
  • São territoriais. Embora esta seja uma ideia que sempre tivemos sobre os cães, os gatos também o são. Por isso em certas ocasiões eles se tornam ariscos se perturbarmos a solidão deles ou mexermos em seu território, cuidado porque eles até mesmo arranham nessas situações!
  • São únicos e autênticos. Os gatos são totalmente peculiares e cada um é muito diferente de outro. Como conhecê-los? Apenas convivendo com eles.

Isso e, possivelmente, um pouco mais, é tudo o que sabíamos sobre os gatos até o momento, até que foi realizado um estudo para saber o que fazem os gatos enquanto dormimos ou não os vemos.

Novos estudos revelam a vida secreta dos gatos

 A produtora de televisão BBC juntamente com os cientistas do “Royal Veterinary College” começou este curioso estudo que nos permitiu saber mais sobre aquilo que não sabíamos até então: a vida secreta dos gatos.

Este estudo foi feito com um total de 50 gatos no Surrey, Reino Unido, eles ficaram sob vigilância as 24 horas do dia. Isto foi o que os revelou.

Não caçam tanto como pensávamos

Sempre tivemos aos gatos como caçadores natos, é que entre os felinos a caça isso nos parece ser algo normal. Quando passeiam pela rua eles não estão à caça de ratos ou outros bichinhos. De fato, se acredita que sua obsessão por os perseguir é apenas devido ao instinto deles de ir atrás do que se move, mas não com a finalidade de comê-los.

Parece que com o tempo estes animais de estimação foram evoluindo e, assim, deixando para trás alguns de seus instintos, entre eles o da caça.

São uns ladrões

Não importa se compramos a melhor comida para gatos ou se o nosso gato tem comida o tempo todo a sua disposição, ele sempre irá tentar roubar alguma comida. Isso é algo intrínseco nos felinos e que não poderemos evitar.

Não gostam de brigas

vida secreta dos gatos

Não importa se os chamemos de covardes ou medrosos. Se um gato ver um problema ou algo do que não gosta, não confrontará, mas sim fugirá.

O cheiro é o maior aliado deles para isso. Se um gato souber que em algum lugar há outros gatos com os quem poderá ter um enfrentamento, o gato fará como diz o provérbio bíblico: “Inteligente é o que se esconde quando vê a calamidade”. Dará meia volta e irá por outro caminho.

Suas jornadas são longas

Se o seu gato for dos que podem sair de casa, possivelmente você já o tenha imaginado caminhando ao redor de seu lar. Nada mais longe da realidade, já que quando os felinos saem para caminhar, caminham e caminham sem rumo e sem saber para onde vão, mas eles sempre sabem para onde deverão retornar.

Sua linguagem especial

Já sabemos que sua forma de se comunicar é mediante miados e do ronronar, mas eles mesmos criaram alguns que são especiais para diferentes situações. Assim, se estiverem tranquilos emitirão um ronrono suave, se estão alterados, miarão de forma contínua e veloz.

O que você mais você sabe sobre a vida secreta dos gatos? Estamos certos de que te ajudamos a saber um pouco mais sobre o seu animal de estimação e que essa informação poderá te ajudar a fortalecer o seu vínculo com ele.