Você acha que seu cão tem uma febre quando seu nariz está quente?

Seu cachorro tem o focinho seco e quente? Você está preocupado se ele pode ter uma febre? Muitos donos pensam que se o focinho do animal de estimação estiver quente, ele está com febre, mas existem muitas razões para que a temperatura do focinho e da boca aumente e a febre é uma delas.

Que razões existem para o nariz do meu cão estar quente?

labrador-retriever-deitado

É verdade que a temperatura do nariz depende, em parte, do corpo do animal, mas também depende da temperatura ambiente e da percepção ambiente do proprietário de calor e frio.

Embora a temperatura do nariz não indique febre ou enfermidade, outros aspectos do focinho podem mandar um sinal a respeito da saúde do seu cachorro. Estes aspectos são corrimento nasal, crostas, escorrendo, tosse ou espirro.

Além disso, se o animal respira com dificuldade e não de forma praticamente inaudível, se faz barulho quando respira é um sinal de que algo está errado.

Se o nariz está pingando, é necessário limpar as narinas com algodão embebido em água morna. Se aparecerem bolhas de muco, ou se esta parte aparenta-se espessa e com cor, o melhor é levar o cachorro ao veterinário.

Então, como posso saber se meu cachorro está com uma febre?

A febre é definida como a temperatura corporal elevada causada por uma resposta imunológica a uma inflamação ou infecção.

A temperatura do corpo normal para cães é entre 38,5ºC e 39,5ºC, de modo que o animal apenas tem febre se sua temperatura for superior a 39,5 ° C. Se a temperatura alcançar os  41 °C, podem acontecer complicações que podem causar, inclusive, a morte do animal.

Para saber se o seu cachorro está com febre, a temperatura retal deve ser medida. Para isso, utiliza-se um termômetro concebido especialmente para o uso em cães, não use um termômetro para os seres humanos, muito menos um aparelho que você utiliza para seu uso.

Para colocar o termômetro em seu cachorro, lubrifique a região com vaselina ou óleo de bebê e depois insira suavemente alguns centímetros do termômetro no ânus de seu cachorro. Você pode precisar da ajuda de outra pessoa para segurar o cão enquanto realiza esse processo, principalmente se o animal for grande. Depois disso, basta esperar os resultados.

Além do termômetro, outros sintomas que um cachorro pode ter são: tremores, um humor deprimido, perda de apetite, vômitos, tosse e coriza.

O que pode causar a febre no meu cachorro?

cara-cachorro

As causas normais de febre em cachorros são infecções bacterianas, fúngicas e virais. A infecção pode estar em qualquer parte do corpo.

Os sintomas dependem do local da infecção e da causa subjacente. Além disso, as vacinas também podem produzir febre transitória, de 24 e 48 horas após a vacinação, ao passo que o corpo do cão adapta-se a este processo.

O consumo de substâncias venenosas para cães, como castanhas de macadâmia e alguns antidepressivos humanos, também podem causar febre.

E, claro, as doenças mais graves, tais como distúrbios no sistema imunitário, problemas de médula óssea, infecções não diagnosticadas e câncer também podem causar febre em cães.

O que eu faço se meu cachorro estiver com febre?

Se seu cachorro estiver com febre, especialmente se a febre está muito alta, o melhor é ir ao veterinário.

No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ser feitos para diminuir a temperatura do animal, tais como dar banho em água fria por 10 minutos, cubri-lo com uma toalha úmida, hidratá-lo com bastante água fria, colocá-lo na sombra em um local frio e calmo, colocar uma bolsa de gelo nas patas, no abdômen ou sobre a cabeça; ou administrar equinácea, uma planta medicinal utilizada como medicação caseira para tratar gripes e resfriados, ou administrar medicação prescrita pelo médico veterinário.