Você brinca com seus animais de estimação? Dicas para aproveitar a brincadeira com o seu cão

Muitos animais, especialmente os cães, gostam muito de brincar com seus donos. Seja de bola, de puxar uma corda ou de pegar o frisbee. Os animais têm a necessidade de, pelo menos duas vezes por dia, ter uma sessão de brincadeiras. A seguir, compartilhamos algumas dicas para que você possa tirar o máximo de proveito de um momento especial com seu bichinho.

Escolhendo o melhor brinquedo

Como escolher a melhor brincadeira para seu animal de estimação

Escolher o brinquedo mais adequado para o seu animal de estimação pode não ser tão simples como parece. Alguns preferem uma bola de tênis e outros um pedaço de galho.

Teste diferentes brinquedos e note com qual deles ele fica mais animado. Evite as bolas lisas ou pequenas que ele possa engolir e aquelas que pareçam ser comestíveis, como as de couro cru. Se o frisbee é o favorito dele, escolha um projetado especialmente para cães.

Se o seu cão não gosta de colocar os brinquedos na boca, tente embeber o ursinho ou a bola de tênis em caldo de galinha. Isso, sem dúvidas, vai atrair o cão.

Se o seu animal de estimação gosta de brincar de puxar, utilize algo macio e que ele goste de puxar. Em seguida, tome o objeto de sua boca e jogue-o há apenas alguns centímetros de distância.

Se seu cão correr para o brinquedo, imediatamente pegue o objeto e inicie outra jogada para que ele possa correr e se exercitar. Se, por outro lado, ele apenas ficar parado lá e olhar o brinquedo, jogue novamente até que ele não resista a ir atrás do brinquedo.

Assim que ele for para o objeto, puxe o objeto dele e jogue novamente, há alguns centímetros mais longe. Continue fazendo isto até que ele persiga o brinquedo.

Quando então, ele fizer isso, você pode recompensá-lo com outra rodada da mesma brincadeira. Ele estará ansioso para correr e encontrar o objeto. Isso vai encorajá-lo a correr cada vez mais rápido.

Se o seu cão gosta de perseguir e pegar o brinquedo, mas não tem muito interesse em trazê-lo de volta, teste com dois brinquedos idênticos. Mostre ao seu animal de estimação os dois brinquedos e encoraje-o a levá-lo novamente para você.

Quando ele pegar, chame-o, mostre a ele o outro brinquedo e finja que irá jogá-lo na direção oposta. Este exercício fará com que ele se acostume a buscar e a trazer.

Dicas para brincadeira com bola

Dicas de como brincar com um animal de estimação

Se você prefere brincar com uma bola, mas o seu o cão a deixa cair, mas depois tenta mastigá-la, ensine-o a sentar e ficar quieto enquanto você pega novamente a bola.

Ele provavelmente vai tentar agarrá-la. Se isso não acontecer, lembre-o que ele deve se sentar e permanecer sentado. Uma vez que ele o fizer, tente lançar o objeto novamente.

Se ele o agarrar e devolvê-lo para você, você pode elogiá-lo e dar a ele o petisco favorito, como uma gratificação. Continue repetindo esta sequência até ele se dar conta do que deve fazer, que é sentar e ficar parado enquanto você pega e joga a bola novamente.

Se ele acatar essas regras, ao longo do tempo, você poderá pegar o brinquedo enquanto seu cachorro espera educadamente.

Se o seu animal de estimação se tornar muito bom em localizar a bola e devolvê-la para você sem problema, você poderá tornar o jogo mais difícil com alguns truques simples.

É só atirar o brinquedo em uma subida para que ele tenha que correr mais rápido. Se você brinca em casa, você pode fazer isto em uma escadaria, por exemplo. Se seu animal de estimação gosta de brincar com bolas de tênis, use uma raquete para jogar a bola mais longe.

Se o brinquedo favorito de seu cão é perseguir um frisbee, cuidado para não jogar muito alto e nem muito forte. Os cães podem sofrer lesões tentando agarrá-los. Neste caso, arremesse o disco a partir do chão, para que seu cão possa apanhá-lo no ar sem riscos de lesões.

Mantenha sessões curtas de brincadeiras, para que seu animal de estimação não fique entediado e continue brincando.

Se ele ainda é um filhote (com menos de 6-12 meses de idade), tenha cuidado para não o exercitar com muita intensidade, pois isso pode danificar permanentemente as articulações de seu filhote.

Se você tem um gato, pode fazer duas sessões de brincadeiras em diferentes momentos do dia. Talvez se você fizer isso à noite, você poderá obter melhores resultados.

Os gatos gostam mais de brincar à noite. Eles se sentem mais ativos e você, possivelmente, poderá capturar a atenção deles mais rapidamente.

Lembre-se de escolher o brinquedo favorito dele, e que também se adapte às suas necessidades. Se você perceber que ele não se interessa, teste o brinquedo com um pouco de erva para gatos.