Você e seu cão têm personalidades parecidas?

Você e seu cão têm personalidades parecidas? Seja porque escolhemos instintivamente um animal de estimação com características similares às nossas ou porque, com o tempo, alguns animais acabam adotando o jeito de ser de seus donos, é muito provável que respondamos sim a esta pergunta.

Semelhanças entre cães e humanos

É comum dizer que os cães e seus proprietários, cedo ou tarde, acabam tendo a mesma cara.

Essa afirmação já foi ilustrada com muitos exemplos fotográficos, mas nunca se comprovou de verdade, além de algumas graciosas coincidências.

O assunto personalidade parecida com os nossos animais de estimação parece ter despertado um maior interesse científico.

Nossos animais de estimação adotam uma personalidade parecida com a nossa

cão-pessoa2

Autor: Wagner Cezar

É que -conforme explicam os estudiosos- além de se levar em conta a raça, aspectos físicos e de personalidade e outros temas de pedigree, em realidade -a grande maioria das vezes-  escolhemos um cão porque supomos que ele possa ter uma personalidade parecida com a nossa.

Por outro lado, além disto, o certo é que os cães costumam copiar os nossos ritmos de vida e os nossos comportamentos e assim, terminam “parecendo-se” conosco.

Isto não tem nada de misterioso. Simplesmente, trata-se de uma habituação entre o proprietário e o animal.

Como fazer os cães se parecerem com os humanos?

A principal forma de comunicação que um cão tem é a gestual e a postural. Os humanos estão em permanente contato com os cães que escolhem como animais de estimação.

É assim que os nossos amigos peludos adotam nossas rotinas e nossas formas de atuar.

Então, sua forma de ser certamente corresponderá com a de seu cão, com todas as muitas variantes que uma personalidade apresenta.

Os cães sabem interpretar nossos sentimentos

Os cães conseguem interpretar de tal forma a gestualidade de seus donos que não precisam falar nosso idioma para saber se estamos, por exemplo:

  • Alegres
  • Zangados
  • Preocupados
  • Tristes
  • Ansiosos
  • Deprimidos
  • Estressados

É por isso que se mostram felizes quando nós também estamos, e tratam de nos reconfortar quando nosso ânimo está em baixa.

A principal forma de comunicação que um cão tem é a gestual e a postural. Assim conseguem adotar nossas rotinas e nossas formas de atuar.

Por que os cães têm personalidades semelhante à de seus donos?

A adaptação ao ambiente é a resposta do por que os nossos amigos de quatro patas terminam se parecendo conosco, já que este é um tema chave para a sobrevivência dos animais.

E como os cães dependem das pessoas para suprirem suas necessidades básicas de sobrevivência e, além disso, vivem em grupo, aprendem então a explorar todas suas habilidades imitativas e sociais para conseguirem empatia e agradar aos seus donos.

O que nossos cães dizem de nós

cão-pessoa-bola

É que, tanto cães como pessoas, formamos parte do reino animal.

Então, esta imitação que se produz entre as personalidades caninas e humanas que convivem sob um mesmo teto podem inclusive ter similaridades com as dos casais que terminam se parecendo depois de muitos anos de vida em comum.

Assim preste atenção, porque os nossos amigos peludos podem revelar muita informação sobre nossa forma de ser, tanto para o bem como para o mal.

A cada um o seu animal de estimação

No momento de escolher um animal de estimação, nossa personalidade entra em jogo:

  • Se adquirirmos um filhote em uma loja de animais, pode-se dizer que somos impulsivos ou espontâneos: o vimos na vitrine e foi amor à primeira vista. Não pudemos resistir à tentação de levá-lo conosco.
  • Se prefere procurar um cão de criador, sua personalidade certamente é mais metódica, organizada. Procura previsibilidade, de certa forma. Pretende evitar surpresas sobre a personalidade e características físicas de seu animal de estimação.
  • Se adotar um cão mestiço de um refúgio ou recolher um animal perdido de rua, além de mostrar suas qualidades compassivas, não tem medo de assumir o risco sobre o que te proporcionará a forma de ser de seu animal de estimação.

E você, já avaliou o que diz sobre você a forma de ser de seu cão?