Você conhece o espetacular Bullmastiff?

O Bullmastiff é um cão grande e muito inteligente, que sabe medir sua força e que nunca ataca para causar danos. É um excelente cão de guarda, e se um estranho tentar entrar na sua casa, ele poderá atacar, mas sem ter que morder. Por este motivo, essa raça é exemplo de autocontrole e inteligência.

Além disso, estes cães são paciente e resistentes, o que os torna excelentes companheiros para crianças e, também, por manterem um bom relacionamento com as pessoas em geral.

Além disso, esse cão pode se tornar uma espécie de guarda-costas das crianças e também da família, já que ele não segue uma única pessoa em particular, como a maioria das raças, mas a família igualmente.

Não se irrita facilmente e quase nunca late. Quando isso acontece é porque algo importante está acontecendo.

De onde vem o Bullmastiff?

Cão da raça Bullmastiff

O Bullmastiff é um cão de origem inglesa que vem de um cruzamento entre o Mastim e o Buldogue. Suas primeiras aparições datam do século XIX, embora eles não tenham sido reconhecidos como uma raça até 1924.

Na Espanha, o surgimento dos chamados “cães touros”, se deu a partir de 1800, e graças às gravuras de Goya e outros pintores, você pode verificar a semelhança de tais cães com o Bullmastiff.

Esta raça era muito apreciada pela sua coragem e foi usada como um cão de guarda de residências particulares. A missão desse cão era impedir e guardar os lares contra ladrões, sem usarem os dentes.

Além disso, estes animais eram responsáveis por cuidar de crianças quando os adultos estavam fora.

Qual a aparência do Bullmastiff?

O Bullmastiff é um animal de peito largo, profundo e costas fortes. A cabeça é quadrada e ele tem as orelhas em V, mais escuras do que o manto.

O focinho é chato e mediano, é coberto por uma máscara negra que se estende em direção e ao redor dos olhos, que também são escuros.

Sua pelagem é curta e a cor pode variar de um marrom areia à um vermelho fígado. Além disso, o manto pode ser uniforme ou listrado.

Um macho adulto pode medir entre 63,5 a 68,5 cm e pesar entre 49,5 e 59,5 kg. Uma fêmea pode pesar de 41 a 49.5 kg e medir entre 61 e 66 cm.

Qual é a personalidade do Bullmastiff?

Personalidade do Bullmastiff

De acordo com os criadores desta raça, “o Bullmastiff é um dos melhores e mais equilibrados cães que existe”.

Na verdade, eles são muito tolerantes e não se importam se forem deixados sozinhos, mesmo o mais pequeno deles. Ele só se torna agressivo com outro cão macho se ele achar que estão invadindo o seu território.

O Bullmastiff é elegante, nobre e muito obediente. Além disso, obedece igualmente a todos na casa, porque precisa de amor e carinho para se sentir valorizado. É um cão que se entrega à família e cria fortes laços com ela.

Além disso, embora seja conveniente que ele resida em uma casa grande com um jardim, ele pode facilmente adaptar-se à vida num apartamento, embora você deva sair sempre com ele, para que ele tenha o suficiente de exercícios diariamente.

É fundamental que o exercício seja muito controlado durante a fase crítica de crescimento (nos machos, até os 16 meses e nas fêmeas, até os 10 meses) para evitar problemas nos músculos e ossos quando adultos. Pela mesma razão, é aconselhável evitar o excesso de peso no filhote.

É um cão de boa índole e que não precisa de cuidados especiais. Sim, você deve levá-lo ao veterinário pelo menos duas vezes por ano, escová-lo 3 vezes por semana, e dar banho pelo menos uma vez a cada quinze dias, com um shampoo neutro, e alimentá-lo bem e de forma saudável por toda a vida.