O que você deve saber antes de ter um gato

Embora os gatos sejam independentes por natureza, eles não são capazes de se cuidar totalmente. Se você quer ter esse tipo de felino como animal de estimação, é importante saber antes alguns dados sobre esses animais, de maneira que seu estilo de vida se adapte a eles.

 Mesmo independentes, eles precisam de sua atenção

gatos-em-casa

 

É fato que os gatos são independentes e que procuram sua atenção apenas quando eles desejam. Entretanto, são necessárias certas dicas de cuidado que não devem ser deixadas de lado.

Se você for uma pessoa que não passa muito tempo em casa, ter um gato pode ser muito mais cômodo do que um cachorro. Entretanto, ele precisa que você o alimente e higienize os espaços que ele transita, como sua caixa de areia, por exemplo.

Por outro lado, embora você não acredite, aos bichanos gostam de estar acompanhados e se você ficar muito tempo fora de casa, certamente eles farão você perceber isso. Portanto, é importante que você passe um tempo com eles, que possa interagir e que desfrute da sua companhia.

De fato, diversas pesquisas demonstraram que a felicidade de um gato, depende de ter suas necessidades emocionais satisfeitas, o que é conquistado mediante a interação humana, o companheirismo e a estimulação mental.

Em matéria de saúde, os gatos não são animais que precisam de muita atenção. Obviamente, é preciso levá-lo para as suas revisões periódicas e respeitar seu calendário de vacinação. Procure que ele faça exercício regular e que brinque alguns minutos por dia.

No caso do seu gato ter muito contato com a rua, ele pode chegar a se infectar com pulgas. Por isso você tem que estar muito atento e, caso isso aconteça, aplicar o tratamento recomendado.

A alimentação dos gatos é muito importante. A quantidade de alimento depende da idade do seu gato e da atividade que ele tenha. Entretanto, recomenda-se que ele se alimente duas vezes por dia e você deve garantir que ele sempre tenha água fresca.

Os felinos são animais muito higiênicos, detestam estar sujos, de fato se deprimem quando isso acontece. Por isso, é aconselhável que você escove o seu felino regularmente e mantenha sempre limpo o seu banheiro.

Adoram os papeis

Se você é uma pessoa que está acostumada a ter papeis dispersos por todos os lados da casa, muito cuidado. Os gatos adoram brincar com papel. De fato, muitas vezes eles usam o papel para chamar a atenção do seu dono.

Então, se você é bagunceiro e, por exemplo, precisa pagar uma fatura ou guardar uma nota importante, cuide para que o papel não esteja ao alcance do  seu bichano.

Caso contrário, você pode passar horas e horas procurando por eles e corre o risco de que eles tenham sido destruídos.

Seu gato é muito valente

Sim, embora pareça estranho, os gatos são muito valentes e ainda mais quando se metem com seus donos. Em reiteradas ocasiões, tivemos conhecimento de que esses animais salvaram a vida dos seus donos. Os felinos sempre vão estar ali para lhe ajudar.

Costumam demonstrar o carinho de forma de meio dolorosa

Para demonstrar carinho, um dos métodos favoritos que os gatos têm é arranhando ou mordendo as mãos dos seu dono. Outra da maneira de demonstrar seu amor é aninhar-se em suas pernas; essa ação costuma vir acompanhada de um profundo ronronar abafado.

Os gatos amam as caixas ou sacolas

adotar-gato

Sim, os gatos adoram se meter dentro de caixas. Ainda não se sabe a ciência certa a que se deve esse tipo de comportamento, possivelmente ele esteja relacionado com o sentido de proteção.

De repente, dentro desse pequeno espaço, eles podem se sentir protegidos. Seja qual for o motivo, se você tiver caixas em casa, seu felino certamente vai aproveitá-las.

Grandes atletas

Não se surpreenda se um dia você chegar em casa e não encontrar seu gato. Eles são grandes atletas e muito bons acrobatas. Provavelmente, você vai encontrá-lo na parte de cima de uma porta, em um lugar onde você não pode alcançá-lo. Com os felinos tudo é possível.

As moscas são um dos seus pratos favoritos

Os gatos são animais que precisam caçar e, na falta de grandes presas, as moscas costumam ser uma opção aceitável para um felino doméstico. Para apanhá-las, eles vão voar e pular pelos ares até que elas sejam deles.

Certamente, logo depois das suas mil e uma piruetas, ele vai compartilhar sua presa com você, embora as moscas costumam ser um saboroso lanche para os gatos, eu não acredito que ele queira dividi-las.