O que fazer se você encontrar um cão perdido

Se você é uma pessoa que não ficaria indiferente ao encontrar um cão perdido na rua, certamente se perguntará o que fazer para ajudar o animalzinho perdido.

Compartilharemos algumas opções.

O que fazer se você encontrar um cão perdido

A primeira coisa que você deverá fazer é tentar identificar o animal para estabelecer se ele se perdeu ou se foi abandonado. Siga os seguintes passos:

  • Aproxime-se dele muito tranquilamente para não o assustar e fale afetuosamente para despertar a confiança do animal.
  • Outra opção é lhe oferecer comida, já que certamente ele estará faminto.
  • Se ele permitir que você o toque, verifique se ele porta uma chapa de identificação na coleira. Em caso afirmativo, é muito provável que você possa vir a contatar facilmente os seus donos, que certamente estão ansiosamente procurando por ele.
  • Não perca a esperança caso ele não porte identificação. Talvez ele tenha um microchip que armazene as informações sobre seus donos.
  • Tenta colocar nele uma coleira, ou correia, para transportá-lo até um veterinário e para que, então, ele possa ler os dados contidos no chip. Lembre-se que o veterinário deverá fazer isto gratuitamente.

O que eu faço se o animal não estiver identificado?

cão-de-rua

Ainda que seja muito importante que os cães portem alguma forma de identificação, na coleira ou microchip, pode acontecer do animal que você encontrou não ter nenhum e nem outro. Neste caso, não desista da opção de continuar procurando pelos seus donos.

Tente as seguintes opções:

  • Tire uma foto e coloque cartazes nos lugares próximos de onde você o achou, coloque no cartaz todos os dados para que contatem você.
  • Publique a informação nas páginas da internet dedicadas aos pets perdidos e encontrados.
  • Revise regularmente esses lugares para checar uma possível resposta ao seu anúncio ou para revisar os anúncios de cães perdidos que, talvez, os proprietários dele tenham postado.
  • Utilize também as redes sociais e peça aos seus contatos para que ajudem você na tarefa de compartilhar a informação.
  • Solicite as emissoras de rádio ou de televisão locais que difundam os dados sobre o animal encontrado.

Enquanto isso

Enquanto você espera pelos donos do cão, deverá decidir o que fazer provisoriamente com ele.

Se você não pode dar a ele um espaço em seu lar, verifique se há vizinhos, amigos ou familiares que possam abrigá-lo por um tempo.

Esgotadas estas possibilidades, outra alternativa é que você o leve a algum abrigo para animais, porém estes costumam estar lotados. Se eles não puderem ficar com o cão, deixe o cartaz com os dados de contato, assim se alguém for até o local procurando o cão, poderá chegar até você.

Algumas alternativas para caso os donos do cão não apareçam

Considere a opção de os donos do cão perdido não aparecerem.

Se não quer ou não pode adotá-lo, tente encontrar um novo lar para ele.

Esgotadas as possibilidades entre as pessoas mais próximas, volte a utilizar os mesmos meios que empregou para espalhar a informação sobre o animal que você encontrou.

Insista com as associações protetoras e abrigos. Ainda que não tenham espaço para recebê-lo lá, esses órgãos costumam tentar encontrar novos donos para os animais.

“Em algum lugar sob a chuva, sempre haverá um cão abandonado que me impedirá ser feliz”

-Aldous Huxley-

Se você, finalmente, decidir adotar o cão perdido…

Se você, finalmente, decidir adotar ao cão perdido, tenha em mente que deverá assumir uma série de responsabilidades para com ele.

  • Leve-o mais uma vez ao veterinário para identificá-lo devidamente
  • O médico deverá também realizar uma revisão geral de saúde, desparasitá-lo e indicar a você toda as vacinas necessárias.
  • Pergunte a ele também sobre as melhores opções para alimentar de forma adequada o seu novo cão.

O abandono de animais de estimação, uma realidade que cresce

cão-rua

Lamentavelmente, o abandono de animais de estimação está aumentando a cada dia. A má situação econômica de muitas famílias é a responsável por muitos animais acabarem sem lar.

Também existem os casos de irresponsabilidade. Há quem considere os animais de estimação como objetos que podem ser usados e descartados quando se cansam deles.

Por estes motivos, as sociedades protetoras e abrigos não dão conta e, em muitos municípios, ainda continua sendo utilizada a opção de sacrifício dos animais que não são procurados.

Não à indiferença

Frente a este triste cenário, o pior que você poderá fazer se cruzar com um cão perdido na rua, é passar longe.

A sua indiferença não ajudará a resolver o problema. Tente ser parte da solução.