Você já ouviu falar desta nova raça de cachorro?

Existem raças “lendárias” e outras mais “modernas”. Cada uma delas tem as suas características particulares que podem nos agradar em maior ou em menor grau. Neste artigo contaremos a você sobre uma nova raça de cachorro chamada Pumi. Esses cães são originários da Hungria. Lá, eles são usados para tomar conta de rebanhos (com a função semelhante à do pastor) e pertencem à raça terrier. Saiba mais sobre ele!

Como é a aparência da nova raça de cachorro?

A maior parte dos cachorros da raça Pumi são de coloração cinza (mais claro ou mais escuro), embora também possam nascer com a pelagem completamente negra, que vai clareando a partir da sexta semana de vida, aproximadamente. A coloração final do animal é definida de acordo com o pelo de seus progenitores.

Alguns cachorros da raça Pumi podem ser brancos ou uma combinação entre o marrom e o amarelo (conhecidos como Maszkos Fakó nas terras da Hungria). A pelagem dos Pumi é ondulada, o seu pelo é grosso e de comprimento médio (com cerca de 7 cm). Ele deve ser penteado a cada 2 semanas e deve ser cortado a cada 2 meses.

O que chama mais atenção na aparência desta nova raça de cachorro são as suas orelhas vivazes e alertas que sempre estão levantadas e com a ponta levemente dobrada para baixo, recobertas de pelo. Quanto à sua cabeça, ela é fina e longa com um focinho grande, olhos pequenos e escuros. Os cachorros machos da raça Pumi podem pesar até 15kg e medir por volta de 47 cm de altura, já as fêmeas da espécie pesam em média 13kg e alcançam o tamanho médio de 44cm.

Como é o temperamento desta nova raça de cachorro?

Em relação ao comportamento do animal vale dizer que se trata de uma raça protetora da família, um pouco reservada com aqueles que ele não conhece, mas que costuma se socializar sem muitas dificuldades. O Pumi é muito vivaz, inteligente, ativo e costuma latir muito. Eles entendem facilmente as ordens e podem ser adestrados sem problema no que se refere à comida e aos brinquedos.

O cão dessa raça é aquele típico pastor, guardião e boiadeiro, embora também seja um ótimo animal de estimação para viver na cidade. Ele precisa praticar uma boa quantidade de exercícios físicos, passeios e atividades. Adora brincar e correr. Eles se adaptam tanto à vida rural como à urbana, sempre e quando realizamos de maneira correta seu treinamento físico.

Se ele for escolhido para o trabalho no campo, o Pumi é muito atento, alerta, tenaz, incansável, valente (com animais maiores ou menores) e eficaz no cumprimento das suas tarefas. Quando ele está com a família em casa, ele fica muito feliz, é muito fiel e cauteloso com aqueles que não conhece. Talvez se entedie com facilidade ou não fique muito tempo quieto. Tome cuidado, porque se você deixar ele sozinho, ele se tornará um cachorro nervoso, compulsivo e destrutivo.

Como é a saúde dessa raça de cachorro?

No geral, o cachorro da raça Pumi ou Pumik (como ele é conhecido na Suécia e na Finlândia) desfruta de uma vida confortável com uma expectativa de vida entre 12 a 14 anos (alguns espécimes sobrevivem até os 19 anos). Os dois problemas de saúde mais comuns que eles apresentam são a luxação e a displasia do quadril.

Por ser uma raça “rústica” e apta para os trabalhos do campo não costuma apresentar muitos problemas ou ficar doente com assiduidade. É preciso prestar atenção à pelagem, porque ele é propenso a ter alergias. Além disso, tome cuidado com os seus ouvidos, já que podem sofrer com infecções e fungos. Se o animal ficar “ao ar livre”, é recomendável verificar se não há nenhuma farpa, inseto ou parasita preso as suas patas.

pumi-nova-raca-de-cachorro-2

Dados adicionais sobre o Pumi

Essa nova raça de cachorro, na verdade, surgiu no século XVIII, depois do cruzamento da raça Puli com um cachorro de raça terrier com orelhas presas, de origem franco-germana. Ela é considerada uma raça desde o início do século XX e na atualidade se tornou famosa em outros países além da Hungria, Finlândia e Suécia.

Ele foi aceito recentemente nos concursos de beleza canina, onde se avalia o porte do animal. Dessa forma, hoje em dia, muitas pessoas o escolhem como animal de estimação ou ajudante nas atividades do campo. O aspecto do Pumi irradia voluntarismo, ação e disposição. Não é comum achar um cãozinho tímido ou tranquilo, por isso, se tivermos muita energia e levarmos uma vida agitada, ele será a nossa melhor opção.