Por que você não deve chamar um cão pelo nome quando vai corrigi-lo?

Não repreenda um cão chamando-o pelo nome

Quando se trata de cães, mais de uma vez seu animal de estimação não se comportou como você queria. Talvez ele fez algumas travessuras e você o repreendeu? Mas como é que você expressa esse mal-estar? Chama ele pelo seu nome?

Neste post, vamos compartilhar alguns detalhes do por que você não deve chamar seu cão pelo nome quando for chamar sua atenção. Mas não todos. Nós também te ensinamos algumas regras básicas. Vamos conhecê-las?

Desafio e chamada pelo nome de um cão…

Cachorro brincando com dona

As regras da casa são para toda a família e os cães não são exceção.

Se você chegar em casa e perceber que o seu amiguinho acabou com seus chinelos favoritos ou algumas das suas plantas, faça com ele perceba o erro. Mas tenha cuidado! Para que a sua missão seja eficaz você tem que considerar alguns fatos:

Nunca chame o seu cão pelo nome quando você estiver corrigindo ele. Por quê? Vários estudos dizem que associar o nome do cão com um fato negativo reforça ainda mais esta situação.

Mas então… o que devo fazer?

Se só você pegar seu cão fazendo algo impertinente você deve falar com ele com calma. Evite gritar e não o chame pelo nome.

Faça com que ele note o que fez de errado na hora. Não espere o tempo passar. Deixar o tempo passar ajuda a aprofundar o mau comportamento nos cães.

Nunca, nunca agrida o seu cão. Bater em um cão não resolverá a má conduta. Em alguns casos, alimenta ainda mais o mau comportamento. Se está danificando alguns móveis na casa, você deve corrigi-lo, sem levantar a voz.

Seu tom deve ser firme e disciplinado.

Por que os cães têm mau comportamento?

Pessoa adestrando cão

Em primeiro lugar, os cães são animais. Nós os vemos como um membro da família, sim, é claro que eles são, mas eles ainda são animais. Ou seja, alguns comportamentos ou condutas são característicos de sua natureza.

Por exemplo, se seu cão em algum momento mastiga alguns de seus livros favoritos e os transforma em mil partes, talvez isso seja explicado porque ele se sente entediado ou precisa de mais exercício.

Ou seja, modificando esses aspectos, o comportamento dele pode melhorar.

Como para melhorar o comportamento de um cão?

A socialização é um ponto muito importante. Se o seu animal de estimação não foi bem socializados desde filhote, é provável que o seu comportamento seja complicado.

Certamente, você quer se aproximar dele, ele pode te ignorar ou te atacar. Então, quando levar  um novo membro para casa, é muito importante saber de onde ele vem, quais eram seus hábitos e se ele foi socializado.

Se o seu animal de estimação continua a fazer travessuras e a chamar a atenção, talvez seja porque ele precise de mais exercícios. Seu animal de estimação faz caminhadas diárias? Qual é a rotina dele?

Dependendo de sua raça e idade, os cães precisam de pelo menos três saídas diárias. Se o seu amiguinho não está recebendo esse tipo de atenção é suscetível a se sentir entediado e, portanto, quebrar e destruir tudo à sua volta.

E se ele está doente? Os cães são bons para mostrar o que acontece. Em caso de dúvida, é melhor que você o leve ao veterinário.