Por que você nunca deve passar perfume em seu cão

Algumas pessoas possuem o hábito de passar passar perfume em seus animais de estimação, pensando que, ao fazer isso, ele ficará mais cheiroso. Entretanto, isso é mais prejudicial que benéfico para o cão e existem muitas razões para isso.

  • Um cheiro muito forte como o do perfume pode alterar o humor do animal. Ele pode ficar apático ou mal-humorado por estar em contato com um odor tão forte.
  • Lembre-se que o olfato de nosso bicho de estimação é mais sensível e desenvolvido que o nosso, sendo muito sensível com relação a odores muito fortes. Um perfume com um cheiro muito intenso não será apenas desagradável para ele, como também pode a causar danos ao seu olfato.
  • O desconforto que o cheiro forte causa no animal pode levá-lo a ter alguns comportamentos nada higiênicos, como se esfregar no jardim, em carpetes e tapetes, ou até mesmo em fezes.
  • A pele de nosso amigo é muito diferente da nossa. O perfume pode chegar a irritar a pele, causando dermatite.
  • O forte odor pode influenciar as relações com outros cães, que passarão a estranhar quando nosso cão se aproximar deles. Não se esqueça de que os cães se reconhecem pelo olfato, identificando se são machos ou fêmeas etc. Portanto, um odor muito forte pode desorientá-los.
  • Banhos em excesso também não são recomendáveis, já que isso causa um desequilíbrio no pH da pele dos cães, retirando os óleos naturais secretados pelo animal. Um banho por mês é mais do que suficiente. Para eliminar o seu odor, existem toalhas úmidas para animais. Com uma boa escovação, é possível eliminar os restos de pelos e sujeiras superficiais.

Algumas causas para o cheiro forte

cachorro com flores

Se o seu animal de estimação estiver produzindo um cheiro forte que não é agradável, ele pode apresentar um dos problemas abaixo:

  • Uma higiene bucal inadequada. O mau hálito do animal pode ser bastante desagradável. A recomendação é que você escove os dentes do cão uma vez por semana, aplicando produtos específicos para prevenir e reduzir a formação de placa bacteriana. No começo, nosso amigo se sentirá um pouco incomodado durante a escovação, mas com paciência essa será uma tarefa rotineira.
  • Negligenciar a higiene das orelhas também pode provocar mau odor se acompanhado de otite. Algumas raças de animais precisam de uma limpeza diária de suas orelhas ou o cheiro forte será constante.
  • Problemas na região anal também podem causar um cheiro forte.

Alguns produtos especiais

Em lojas especializadas existem perfumes especiais para cães que podem ser uma boa opção para quem quer um cão mais cheiroso, com sprays para uma melhor aplicação. Eles geralmente não contém álcool na composição, para não prejudicar a pele dos animais. No entanto, devemos aplicar a colônia com moderação para não provocar alergias no nosso bicho de estimação.

Devemos ter cuidado na hora de aplicar o perfume e evitar o nariz, olhos, genitais e partes do corpo que não tenham pelo. Aplicar após o banho, quando o pelo está limpo, fará com que o cheiro da colônia dure mais tempo. O ideal é sempre pulverizar nas costas do animal.

A composição desses perfumes é estudada para que não produza reações alérgicas ou faça outros animais rejeitarem o cão, além de evitar que seja um odor incômodo para ele. Entretanto, há quem afirme que o cão deve cheirar como um cão e, cedo ou tarde, o uso de perfumes prejudicará o animal de alguma forma.

Alguns especialistas ainda afirmam que, para evitar que o perfume cause alergias em nosso pet, o melhor é aplicar primeiro um xampu específico para cães.

A higiene é o melhor perfume

cachorro banho

Muito além de perfumes e colônias, o ideal é que nosso animal tenha uma higiene adequada. Enquanto o dia de tomar banho não chega, não se esqueça de pentear os pelos do cão diariamente, se for mais peludo, escovar os dentes a cada 3 ou 4 dias, limpar os olhos do animal com água e usar toalhas umedecidas em seu corpo. Assim ele estará sempre naturalmente cheiroso.