O que você precisa saber ao ter um novo filhote

Filhote

Conseguir um novo filhote pode ser um momento emocionante e um tanto quanto incerto. Ao adquirir um cachorrinho você se torna responsável por uma nova vida e tudo o que isso implica. Às vezes, você não tem certeza do que fazer a seguir. Aqui estão algumas das coisas que você deverá considerar no momento de ter um novo filhote.

Vacinas

As vacinas são essenciais para manter a salvo o seu novo animal de estimação.  Há uma série de coisas que o seu veterinário pode considerar ao organizar o quadro de vacinação de seu animal, pois isso dependerá da idade, histórico prévio de vacinas, o meio ambiente, entre outros.

Duas doenças muito graves

As duas doenças que são mais graves e podem ser evitadas com vacinação são cinomose e parvovirose. Ambas são doenças potencialmente fatais para cães, especialmente filhotes, mas podem ser facilmente prevenidas pela vacinação adequada de seu animal de estimação.

Esterilizar ou castrar o seu filhote

Uma discussão comum que se tem com os novos donos dos filhotes é a esterilização ou castração de seu cão. Existem muitas razões e benefícios para a saúde ao esterilizar o animal de estimação em uma idade precoce.

Além disso, devemos ter em mente que é uma situação de grande responsabilidade, como um cuidador de um animal de estimação, ajudar a controlar a população geral.

veterinária e cachorro

Benefícios da esterilização

Os benefícios da esterilização para a saúde de um cão incluem:

  • Diminuição de certos tipos de doenças específicas dos cães machos e fêmeas. Por exemplo, no caso das cadelas, não sofrerão de piometria (infecção no útero), que é uma enfermidade potencialmente fatal;
  • Eliminação da possibilidade de algum problema com a gravidez ou o parto;
  • Benefícios para a saúde mental;
  • Redução da agressividade por perda de território.

Se você não pretende que seu cão seja um animal de cria, então é melhor esterilizá-lo ou castrá-lo.

Diminuição da dirofilariose

Autor: Christine und David Schmitt

É muito comum encontrar pessoas que não têm ideia do que é a dirofilariose, de onde vem e como preveni-la. A maioria dessas pessoas são donos de animais de estimação fantásticos e fariam qualquer coisa para manter os membros de sua família seguros e saudáveis. O problema é a desinformação e a incompreensão da doença.

Como a dirofilariose é transmitida?

A dirofilariose é transmitida aos cães pela picada de um mosquito. Quando um mosquito infectado se alimenta do sangue de um cão, o parasita entra no corpo do animal, onde lentamente abre espaço até o coração. Com o tempo, a infecção piora, com um maior número de vermes infectando o coração. A infestação finalmente provoca danos severos ao órgão, causando a morte do animal por insuficiência cardíaca.

Diagnóstico de dirofilariose

A dirofilariose pode ser facilmente diagnosticada pelo seu veterinário com um simples exame de sangue. Infelizmente, na maioria dos casos, a infecção é assintomática. Dessa forma, as visitas periódicas ao veterinário podem fazer a diferença.

Os cães com dirofilariose podem ser tratados de maneira eficaz e levar uma vida feliz e saudável.

Prevenindo a dirofilariose

São várias as ações que podem ajudar na prevenção da dirofilariose. Por exemplo:

Comprimido mensal;

Solução tópica;

Injeção que se administra a cada seis meses.

Lembre-se que nem todos os medicamentos são apropriados para todos os animais. Pergunte a seu veterinário o que ele ou ela recomenda utilizar como prevenção para a dirofilariose.

Por que os filhotes necessitam de comida especial?

Assim como os bebês, os filhotes requerem uma dieta que é diferente de cães adultos. A razão para isso é exatamente a mesma razão pela qual os bebês precisam de uma comida diferente das dos adultos, pois eles têm diferentes necessidades nutricionais e diferentes capacidades de processamento.

Os filhos mais jovens têm uma maior necessidade de proteína e calorias, que tem a ver com alcançar o seu tamanho adulto. Para chegar a esse tamanho e se manter saudável, é muito importante que obtenham os níveis adequados de vitaminas e minerais que seu corpo necessita.

Nossos animais domésticos são nossos melhores amigos e a única coisa que fazem é nos amar incondicionalmente. É nossa responsabilidade nos educarmos e fazer tudo o que está a nosso alcance para dar a eles a vida mais feliz e saudável possível.