Você quer dormir melhor? Adote um cachorro

Já falamos muitas vezes de todos os benefícios que ter um cachorro traz. É bom para o estresse, a baixa autoestima, a depressão, a solidão e muitas coisas mais. Hoje, em especial, falaremos sobre como ter um cão nos ajuda a dormir melhor.

Sim, é isso mesmo que você ouviu. Se você tem problemas para dormir, não se preocupe, adote um cachorro e a insônia terminará. E isso não é mágica. Existe um estudo que comprova isso e vamos falar sobre ele.

O estudo que afirma que os cachorros ajudam a dormir melhor

dormir-filhote

São muitas as pessoas que veem como algo anti-higiênico dormir com cachorros, mas existem outras que adoram. Este artigo não toma partido nem de uma forma de pensar nem de outra. Ele se concentra em expor dados que, segundo um estudo, mostram que dormir com cães nos ajuda a dormir melhor.

O estudo foi realizado pelo Centro do Sono da Clínica Mayo em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos. Ele afirma que, embora pensemos que dormir com cachorros poderia ser contraproducente, não é assim.

Muitos pensam isso porque acreditam que os movimentos e barulhos de nosso cachorro enquanto dormimos podem perturbar o nosso sono. Eles poderiam nos acordar ou evitar que o sono fosse mais profundo. O estudo mostrou, claramente, que dormir com nosso cão é benéfico para nosso descanso e nos ajuda a ter um sono mais tranquilo.

No estudo, foi feita uma pesquisa com 150 pessoas, das quais pelo menos 74 tinham um animal de estimação, fosse ele um cachorro ou um gato. O percentual de 56% delas permitia que o seu animal de estimação dormisse com elas, no mesmo quarto ou, inclusive, na mesma cama. O percentual de 41% admitiu que dormir com o animal de estimação deles trazia segurança, tranquilidade e paz, sentimentos que, sem dúvida, nos ajudam a dormir melhor.

O ambiente onde dormimos é fundamental para ter um sono reparador. Estar tranquilo e se sentir em paz nos ajuda a ter um sono mais longo, duradouro e profundo. Quando um animal de estimação nos traz isso, sem dúvida, nos ajuda em nosso descanso.

Segundo o líder do estudo, Lois Krahn, que realizou o trabalho no Centro do Sono da Clínica Mayo, “os profissionais de saúde que trabalham com pacientes com problemas do sono deveriam se certificar do ambiente que o paciente tem em casa na hora de dormir e se há animais de companhia em casa, já que isso poderia ajudá-los a encontrar soluções que melhorem o sono e descanso deles”.

Dormir melhor com seu animal de estimação, na cama ou no quarto?

dormir-com-bichinhos

Como dissemos no início, há gosto para tudo. Enquanto que uns adoram dormir com o seu animal de estimação na cama, outros preferem que ele fique só no quarto. Inclusive haverá aqueles que nem uma coisa nem outra.

O estudo realizado não fazia distinção entre o fato de nosso animal de estimação dormir conosco na cama ou no quarto. Tanto uma forma ou outra nos ajudará a conciliar o sono. Contudo, cada um deve escolher onde fazê-lo, conforme seus gostos e necessidades.

O que ficou demonstrado foi que se o seu animal de estimação dorme fora do seu quarto e tem problemas de sono, é hora de deixá-lo ficar no seu quarto, ele fará você se sentir seguro e tranquilo, o que ajudará você a dormir melhor.

Isso dará certo, principalmente, para as pessoas que vivem sozinhas. Além daquelas que têm, por diversas razões, mobilidade reduzida. O subconsciente fará com que elas sintam acompanhadas e se sentirão protegidas e seguras.

Portanto, você vê que estudos demonstram que dormir com nossos animais de estimação é altamente benéfico para o nosso descanso e o nosso sono, então, o que você está esperando para deixar o seu animal de estimação ficar no seu quarto?