Você sabe como desembaraçar o pelo de um cão?

Como desembaraçar o pelo de um cão

Na hora de adquirir um cão, às vezes ficamos em dúvida se devemos pegar um de pelo curto ou longo. Ambos são lindos, mas os de pelo longo se parecem com bichinhos de pelúcia e são incrivelmente irresistíveis. Mas é claro, o pelo de um cão, quando longo, pode resultar em uma série de complicações na hora de cuidar dele, como os infelizes nós que não sabemos como desembaraçar.

Esses nós que se formam no pelo de um cão deixam qualquer um de nós louco e, às vezes, podemos até decidir cortar o pelo do animal para resolver o problema e não prejudicar o bichinho. Mas hoje vamos ensinar a você que isso tem solução. Você vai precisar de muita, muita paciência. Primeiro, vejamos as raças com os pelos mais complicados de arrumar.

Raças com pelos difíceis de domar

pentar pelo de cachorro

  • Cão turco ou d’Água Espanhol. É possível que esse seja o pelo mais difícil de desembaraçar que existe. Ainda que para nós pareça uma linda ovelhinha de cor cinza, o pelo de um cão turco é tão encaracolado que se enrola por si só.

  • Shih Tzu. Esses cães lindos a quem os pelos caem sobre os olhos e que parecem feitos de algodão-doce quando saem do salão de beleza… Eles são de comer? Mas à medida que passam os dias passam, seu pelo vai se emaranhando, criando nós, até que tomamos uma decisão extrema: decidimos corta seu pelo.
  • Poodle. E o que dizer sobre o pelo de um poodle que parece ter saído de um cabeleireiro com a permanente feita? Seus pequenos cachos afro fazem com que seja extremamente difícil de cuidar de seu pelo.
  • Pomerânia. Esses pequenos cãezinhos alaranjados têm pelos lindos, parecem até bolinhas prontas para sair rolando. Mas seu pelo também fica cheio de nós e emaranhado com facilidade.

Sabemos que há muitas outras raças de cães que têm pelos difíceis de cuidar. Não podemos enumerar todas elas, mas as dicas a seguir serão úteis a você, não importa a raça de seu pet.

Conselhos para desembaraçar o pelo de um cão

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher um momento em que você não tenha pressa, já que tempo de sobra é o que você precisa. Respire fundo e coloque em sua cabeça a ideia de que vai trabalhar duro e que vai precisar de muita paciência.

Não caia no erro de pensar que se der um banho em seu cão os nós vão desaparecer. Não é verdade, eles ainda estarão lá, só que molhados. Então, para começar a tratá-lo, faremos tudo a seco.

Vamos começar por encontrar os nós. Se você tem o costume de escovar o seu cão diariamente, é mais provável que tenha um número menor de nós ou menos emaranhamentos.

cachorro pelo

Uma vez que encontre um nó, tente abri-lo um pouco com as mãos. Como você não quer machucar o seu animal, assegure-se de que não puxar pela raiz. Depois, colocando uma de suas mãos sob o emaranhado, comece a pentear da raiz para as pontas, de um lado e de outro.

Essa operação deve ser feita em cada um dos nós que você encontrar se quiser salvar a cabeleira de seu amigo. Caso ache alguns nós que parecem muito ligados à pele, escolha um pente do tipo ancinho e, segurando a raiz com os seus dedos para não machucar o cão, puxe delicadamente para empurrar os nós um pouco para fora e facilitar o manuseio.

Em seguida, repita a operação anterior com a escova habitual.

Para depois dos nós…

Uma vez que tenha terminado com todos os nós, passe para o chuveiro. Depois de lavá-lo com um xampu que hidrata, aplique uma máscara para cães que suavize o pelo e os nós do cão.

Deixe agir por alguns minutos. Não deixe o seu cão lamber a máscara, pois isso pode causar uma intoxicação. Enxágue e volte a procurar por nós. É provável que com o pelo molhado você os veja com mais facilidade. Se você encontrar algum nó que passou despercebido anteriormente, repita os processos que descrevemos anteriormente.

Quando você tiver certeza de que não há nenhum nó ou emaranhado, é hora de secar e escovar o seu cão.

Esperamos ter explicado de forma clara, mas como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, deixamos aqui um vídeo onde você pode ver passo a passo como desembaraçar o pelo dos cães. Não é que o resultado final é bonito? Coragem! Com paciência o seu cão poderá ficar igual a ele.