Você sabe por que os gatos ronronam?

O ronron nos gatos é uma coisa muito própria deles e que nos chama poderosamente a atenção. Se trata de um comportamento muito curioso nos felinos, já que o som que os gatos realizam, vem acompanhado de uma vibração. Os donos desses animais e mesmo as pessoas que não têm gatos sabem disso.

Nós que gostamos tanto destes adoráveis animais, mais de uma vez nos perguntamos de onde vem esse ronron e por que ele é feito.

A maioria dos gatos costumam ronronar quando estão sendo acariciados e isso faz o dono pensar que ele está contente e que gosta das carícias que ele está recebendo.

Mas este ronron ainda representa um enigma para as pessoas, como ele é produzido, quando é emitido ou por que ele é feito. Dentro de todos os felinos, só os gatos ronronam.

A origem de tudo

A origem do ronron

Esse ronron começa na lactação, quando a gata está amamentando, tanto ela como o filhote ronronam. Quando a mãe produz o som, avisa a sua cria onde ela está localizada.

Além disso, ela realiza esse som como uma forma de acalmar os seus gatinhos no momento da lactação. Esse ronron continua na sua idade adulta para expressar diversos sentimentos do gato pelo dono.

Segundo especialistas, o gato produz o ronron quando está satisfeito, sente prazer ou está feliz. Mas esse ronron não sempre é produzido quando o gato está contente, ele também se apresenta em situações onde o gatinho está com medo ou ansiedade.

Isso pode acontecer quando ele se sente ameaçado por outro animal, e tentar se acalmar através do ronron. Também é visto como uma forma de pedir ajuda nas situações nas que ele se vê ameaçado.

Nos gatos de casa, nós adoramos quando eles sobem em nosso colo e começam a ronronar, vemos isso como uma demonstração de que eles se sentem seguros conosco, e ao mesmo tempo, felizes e o demonstram dessa forma.

As diversas teorias

As teorias sobre o ronron

Na maioria das vezes vemos o nosso gato ronronando quando tudo está bem. Ele pode ser visto como uma forma de mostrar dependência para a mãe, a partir de tenra idade. Já na idade adulta, ele se mostra como uma forma de dependência do dono do gato.

Existem teorias sobre como é produzido o ronron destes peludinhos, mas não se sabe a ciência certa de onde vem esse som tão característico dos gatinhos.

Uma das teorias diz que ele é produzido porque o gato conta, além das suas cordas vocais que lhe permitem emitir diversos sons, com umas dobras vestibulares que se chamam também falsas cordas vocais.

E quando o ar é inspirado e depois exalado, elas produzem as vibrações conhecidas como o ronron.

Essa é uma das teorias da origem do ronron dos gatos, outra nos diz que ele é produzido quando o gato contrai os músculos da laringe, e essa retração produz o que é o ronron.

Essas são algumas das teorias, uma questão fascinante. E ainda não se chegou a um consenso sobre onde, realmente se produz o som e a vibração característica nesse precioso animal. O que sim podemos dizer, é que nós adoramos quando nosso gato se aproxima emitindo esse som.

É só questão de observar

Normalmente, esse som tão típico do gatinho vem acompanhado, por sua vez, de algum sinal corporal, como pode ser a posição do seu rabinho, que eles costumam esfregar na gente.

Esses sinais corporais, por sua vez, indicam que o bichano quer alguma coisa dos seus donos, seja pra os alimentarmos, para que brinquemos com ele ou alguma outra coisa.

O ronron tem diferentes variantes, e costumam se classificar de acordo com a sua entonação, sua duração e intensidade. Os gatos tendem a emitir diferentes sons, dependendo do que estão fazendo, sentindo ou do que eles querem conseguir.

O miado que emitem é muito diferente dos ronrons que eles costumam emitir quando se sentem cômodos ou sentem prazer.

Existem alguns gatos cujos ronrons são altamente audíveis, enquanto que em outros, a gente mal consegue escutar. Como também existem gatos que ronronam a maior parte do tempo.

Enfim, esse som e vibração particulares, que nosso gatinho emite em certas ocasiões e que nós adoramos tanto neles, vão continuar nos chamando a atenção e nos cativando.