Você sabe quais os benefícios de conviver com um cachorro?

Se você já teve a experiência de viver durante um tempo com um animal de estimação, você certamente sabe que isso requer determinadas obrigações relativas ao seu bem-estar, tais como cumprir com as necessidades básicas de alimentação, higiene, saúde, exercícios e dar carinho, amá-lo e cuidar do seu animal de estimação até o fim.

No entanto, nesta relação nem tudo é dar. Em troca de todo seu cuidado, você receberá um amor incondicional e fiel.

Além disso, existem inúmeros estudos que mostram que viver com um animal tem benefícios diretos na saúde humana. Aqui nós apresentamos os benefícios de conviver com um cão 

2.- Reduz o estresse e a ansiedade

Acariciar os cães constantemente traz paz e estimula os hormônios de relaxamento em seres humanos. Assim, cuidar de seu cão pode se tornar uma atividade relaxante como a ioga.

Além disso, este exercício reduz a hipertensão e problemas cardiovasculares. É importante ressaltar também que ter um cão reduz a ansiedade em crianças hiperativas.

2.- Reforça a autoestima

Seu animal de estimação não vai julgar ou analisar, mas sim te amar como você é, com seus pontos fortes e suas fraquezas.

E além do mais, quando você chegar em casa, será saudado por isso, parece que você não tem quaisquer defeitos e isso te deixará sempre feliz.

3.- O Cachorro preenche o sentimento de solidão

O dono de um cão nunca vai voltar para uma casa vazia, e isso o faz se sentir sempre acompanhado. Além disso, se você tiver um cão, você terá uma grande recepção toda vez que você voltar para casa.

Portanto, os cães são a melhor companhia para uma pessoa que vive só ou tem que superar algum trauma.

4.- Incentiva os exercícios

Cachorro ajuda a aumentar a autoestima

Como os cães devem fazer muito exercício diário (quanto maior o cão, mais exercício ele deve fazer), ter um destes animais exige que os donos saiam de casa e até mesmo pratiquem determinados esportes, como o canicross ou exercícios ao ar livre.

5.- Reduz a alergia

Inúmeros estudos têm demonstrado que as crianças que cresceram com um cão em casa, desenvolvem menos problemas de alergias do que aquelas que vivem sem contato com um cão. Além disso, estas crianças têm menor probabilidade de desenvolver eczema na pele.

6.- Ajuda com as doenças

Está provado que os donos de cães se recuperam de suas doenças antes, especialmente se os ataques forem súbitos, como um ataque cardíaco.

Além disso, se você tiver epilepsia, seu animal de estimação pode detectar a proximidade de um ataque e alerta. Além disso, eles são um grande antídoto para a depressão.

7.- Aumenta a responsabilidade

Ter um cão faz uma pessoa ter algo (alguém) que depende inteiramente dele. Isto aumenta o sentido de responsabilidade, tanto em adultos quanto em crianças e, de fato, verificou-se que as crianças faltam menos à escola.

8.- Melhora o humor

O humor melhora quando se tem um cachorro

O fato de brincar com um cão aumenta os níveis de dopamina e serotonina no corpo, dois hormônios que controlam a sensação de prazer e felicidade em nosso organismo.

Além disso, só eles são capazes de tirar um sorriso de nosso rosto nos piores momentos com qualquer  graça.

9.- É o alarme perfeito

Os cães têm audição e olfato muito mais desenvolvido do que os seres humanos, permitindo a distinção de sua propriedade do resto dos mortais.

Portanto, ele vai reconhecer o seu carro, seus passos, o seu cheiro… Ele saberá quando você chegar em casa ou um saberá distinguir se for um estranho.

Além disso, como um alarme é mais seguro e mais barato, especialmente se for uma uma destas raças: Poodle ou Caniche, Airedale Terrier, Chihuahua, Cairn Terrier, Yorkshire Terrier, Schnauzer, Westy, Scottish Terrier, Pastor Alemão e Rottweiler.

10.- Benefícios Sociais

Pessoas com cães têm mais interações sociais do que aqueles que não têm, uma vez que o cão permite desenvolver conversas com estranhos na rua. É mais do que provado, os donos de cães encontram seus parceiros antes das pessoas que não têm cachorro.

Além disso, os cães ajudar a sociedade como instrumentos de apoio,por exemplo, os cães-guia, cães policiais, cães do salvamento, cães pastores… nenhum animal ajuda tanto a sociedade como os cães.