Você sabe quanto tempo dura a gestação de uma cadela?

Muitos donos de cães, especialmente aqueles que possuem uma fêmea, às vezes se perguntam de quanto tempo é a gestação dela? Se informar sobre isso é importante, porque cuidar da saúde de sua animalzinho pode exigir diferentes cuidados a cada estágio da gestação, então preste atenção às seguintes recomendações.

Antes de continuar, é bom ter em mente que não é necessário que a sua cadela esteja prenha para levar uma vida saudável. Há um mito de que os cães devem dar cria pelo menos uma vez na vida ou ela irá apresentar problemas físicos ou psicológicos. Isso faz com que muitos donos de animais optem por não esterilizá-los.

No entanto, isso é absolutamente falso e os cães podem sim viver uma vida feliz e saudável, sem a necessidade de parir.

A gravidez normal em uma cadela dura cerca de 2 meses, 63 dias para ser exato. No entanto, as fêmeas estão prontas para parir a partir do 58 dia, embora este período possa ser alargado para 70 dias.

Como saber se sua cadela está prenha

Como identificar a gestação de uma cadela

Os proprietários contabilizam a gestação da cadela a partir do dia em que ocorreu a fecundação, mas às vezes não nos damos conta se a nossa cadela está prenha (por exemplo, se ela escapou brevemente ou teve contato com um macho sem que tenhamos percebido), então, a primeira coisa a se notar é o momento em que sua cadela entra no cio.

O cio ocorre nas cadelas férteis a partir dos 7 meses e continua para o resto da vida. É muito fácil de identificar, pois a vulva cresce e sangramento vaginal é observado. Este estado ocorre a cada seis ou doze meses, dependendo do tamanho do animal, sendo mais comum em cães pequenos.

Ele tem uma duração média de 15 dias, mas pode alongar-se para 40 dias. Não necessariamente em cada cruzamento ocorre uma gravidez, mesmo assim, é muito importante que você saiba os dias em que sua cadela poderá vir a dar à luz, então preste atenção ao seguinte:

Se você percebeu que houve cruzamento, preste atenção ao apetite de seu animal de estimação, as chances são de que, se ela estiver prenha, o apetite do animal seja reduzido significativamente.

Além disso, a atividade da cadela será muito reduzida e ela passará a maior parte do dia descansando. No entanto, estes podem ser sintomas de uma doença, de modo que (caso você não tenha notado que houve um cruzamento, mas o comportamento de sua cadela te chame a atenção, preste atenção aos mamilos dela). A partir da terceira semana de gestação, os mamilos irão crescer consideravelmente e este será um sinal claro de que ela está prenha.

Caso você tenha notado que ela está prenha, é melhor levá-la ao veterinário, ele vai fazer um dos seguintes testes para determinar a gravidez:

  • Palpação abdominal
  • Radiografia
  • Ultrassom

Depois de identificar se sua cadela está prenha, você deverá monitorá-la a cada semana, pois as necessidades alimentares e espaciais mudam a medida em que os fetos crescem, e você deve informar continuamente ao veterinário. Agora vamos analisar, brevemente, o que acontece em diferentes fases:

Gestação de uma cadela entre 1 e 3 semanas

Gestação de uma cadela filhotes

A fertilização e a divisão celular ocorrem para produzir o embrião. Nestas semanas o embrião se prende à parede do útero e o número de filhotes é definido. Ao final da terceira semana, você poderá observar a cabeça e o tronco dos filhotes.

Gestação da cadela entre a semana 4 a 6

Os filhotes têm entre 2 e 6 centímetros no início da quarta semana. Os órgãos, músculos, olhos, medula espinhal e os ossos são formados. O sexo dos filhotes é definido e pode-se sentir a pulsação. As pernas começam a se desenvolver no final da sexta semana.

Gestação da cadela entre a semana 7 a 9

O crescimento das crias se acelera e se dá a impressão que estão para nascer. Nesta fase, o focinho se desenvolve, os pelos e (dependendo dos hormônios presentes) o temperamento. No final da semana 9, os movimentos das pernas dos filhotes já são visíveis a olho nu no abdômen do cão, o que indica que eles estão prontos para nascer.