Você sabe o que é um Caracal?

Caracal

Um nome pouco comum e que temos certeza de que muitas pessoas nunca ouviram falar. Em Meus Animais somos apaixonados por todas as espécies, sem importar se são ou não domesticadas. Nossa espécie de hoje tem a ver com um de nossos animais de estimação preferidos. Hoje iremos falar do Caracal, uma espécie de gato selvagem muito peculiar, mas que você irá se apaixonará quando conhecer.

Quando falamos em felinos pensamos em gatos, leões e no máximo em tigres, mas o Caracal é também um felino muito especial e que você tem que conhecer, embora apenas por curiosidade, porque será um pouco difícil de você vir a ter um em casa. Mas o que você deve saber sobre o Caracal?

Caracal: características

Este animal tão peculiar parece um grande gato com a cara de filhote amável, mas com o corpo de uma atlética pantera. Seu nome provém do vocábulo turco “karakulak”, que significa orelhas negras.

Isso é porque suas orelhas são o ponto mais característico deste selvagem, mas belo animal. As orelhas têm protuberâncias bicudas que parecem se enrolar nas pontas e que se obscurecem gradualmente até chegar à cor preta. Essas orelhas o fazem ter um sentido de audição muito aguçado, facilitando o principal trabalho deles: o de caçar.

Embora pareça ter um sorriso desenhado no rosto, como as preguiças, seu olhar intrigante deixa transparecer, de maneira simples, que eles não estão sorrindo, por isso é melhor que você não se aproxime de um a não ser que ele esteja domesticado.

A pelagem desse felino é lisa e de apenas uma cor: canela. Porém, todos terão as orelhas pretas. Essa cor única em qualquer de seus espécimes é muito útil na hora de se camuflar, já que o Caracal vive em terras áridas e desertos, por isso sua cor canela se funde perfeitamente com o tom da areia de seu habitat.

O Caracal: um grande caçador

Caracal

Fonte: POSITIVR no Pinterest

Sempre dissemos que os nossos gatinhos de casa têm um grande instinto caçador devido a seus ancestrais. O Caracal é um dos ascendentes do nosso animal de estimação felino. Embora em algumas ocasiões eles possam comer roedores, o alimento favorito do Caracal são as aves, animais que eles têm uma capacidade especial para caçar.

Costuma-se dizer que, muitas vezes, eles poderiam caçar até 12 aves. Levando em conta o conhecido instinto de fuga que têm as espécies voadoras.

Apesar de não ser um dos maiores felinos (é considero de médio porte), ele é capaz de alcançar uma grande velocidade, pois o corpo atlético e a pequena cabeça que esses felinos possuem facilita muito a tarefa.

É possível domesticar um Caracal?

Sim, é possível domesticar um Caracal. Embora haja muitas pessoas que se assustem ao vê-lo, pois, sua presença e seu olhar são um tanto intimidantes, quando são filhotes são animais adoráveis e parecem gatinhos, os mais belos que você já viu.

Apesar de seu instinto natural, um Caracal pode ser domesticado e ser mantido em casa como qualquer outro pet. Porém, o animal que for trazido para uma casa deverá ser originário de uma família já domesticada e que já tenha vivido entre humanos.

Apesar de que quando pequeninos se parecerem com lindos gatinhos, não podemos nos enganar, são animais selvagens e que devem viver em seu habitat, como qualquer outro.

Onde vivem os Caracais?

Isso é algo que irá dificultar você ter um, a não ser que você more no continente africano. Eles podem ser encontrados no norte do Marrocos, na Nigéria e em Gana, mas não são encontrados no centro do continente africano. Mesmo assim, eles já foram vistos em parte da Tunísia e da Etiópia, e também ao sul do continente africano.

Não sabemos o porquê desta grande distância geográfica que separa a uns dos outros. Possivelmente seja pela personalidade independente e por não quererem pertencer a um grupo e isso os leva a se distanciarem.

Não nos resta dúvidas de que o Caracal é um animal espetacular e que vale à pena conhecer. Você gostaria de ter um como animal de estimação?