Você sabia que carrapatos podem matar seu cão?

carrapatos podem matar

Os carrapatos são muito incômodos para os nossos animais de estimação e podem se agarrar ao nosso pet em qualquer lugar, seja no campo ou na cidade. É possível que você nunca tenha dado muita importância a isso, porque seu cão pode não ter carrapatos, mas e se você descobrisse que eles podem até matar o seu cão?

É importante saber o dano que os carrapatos podem causar a seu cão, assim como aprender a detectá-los e combatê-los.

Como os carrapatos podem matar seu cão?

Alguma vez você já ouviu falar sobre a erlichiose? Essa é uma doença transmitida através da picada de um carrapato.

Através desta picada, introduz-se no corpo de seu animal um parasita que afeta diferentes partes do organismo, mas especialmente as plaquetas, criando falhas na coagulação do sangue.

Esta doença também pode ser transmitida por uma transfusão de sangue contaminado, e em ambos os casos os sintomas começam a se apresentar entre 8 e 21 dias.

Sintomas

cão-estirilizado

A primeira fase dos sintomas dura entre 4 e 6 semanas e se apresenta dessa forma:

  • Emagrecimento
  • Anorexia parcial
  • Febre intermitente
  • Cansaço
  • Secreção ocular e/ou nasal
  • Algum sintoma respiratório
  • Aumento variável dos gânglios linfáticos
  • Hemorragias na pele
  • Dor e sangramento nasal ocasional

Esta é a fase mais grave, embora haja uma mais leve, quando os sintomas são menores e, portanto, mais difíceis de serem reconhecidos.

Como se diagnostica a erlichiose

Esta doença transmitida pelos carrapatos é diagnosticada através de análises básicas de sangue, assim como de um hemograma, que mostrará se houve uma diminuição de plaquetas. Isto também permite saber se há anticorpos contra a erlichiose.

Tratamento

É possível que você se pergunte se esta doença tem tratamento. Sim, tem, e o tratamento pode ser feito em qualquer uma das fases, conseguindo-se, na maior parte dos casos, a cura, desde que o animal não esteja em fase terminal. Daí a importância de que você sempre esteja alerta sobre qualquer mudança que aconteça no organismo do seu cão.

Para evitar esta terrível doença transmitida através dos carrapatos, o melhor é lutar contra eles. Muitos acreditam que é impossível evitar que um cão tenha carrapatos, mas não é bem assim, já que há muitos métodos que podemos utilizar.

Como lutar contra os carrapatos

Antiparasitário

Muitas vezes esperamos até que possamos ver os bichinhos em nosso cão para, então, aplicarmos um antiparasitário, mas o certo é que, em um mercado tão amplo como o que existe hoje, há centenas de produtos que podemos escolher e que podem ser aplicados durante todo o ano, prevenindo assim os parasitas.

Também é uma boa opção aspirar a casa frequentemente, especialmente se houver tapetes, e sobretudo lavar a cama do animal pelo menos uma vez por semana.

Examine seu cão

Para saber se seu cão tem carrapatos, é essencial que você o examine constantemente, os pelos e a pele. Lembre-se que um carrapato pode transmitir uma doença em menos de 48 horas. Não se esqueça: carrapatos podem matar o seu cão.

E o que fazer se você encontrar carrapatos em seu pet?

Como retirar um carrapato

xampu-mais-adequado-para-cães

O mais importante a saber é que os carrapatos não podem ser arrancados de qualquer jeito, é necessário que se siga um processo para que esta ação não prejudique o animal. Se você não fizer corretamente, parte do carrapato pode ficar aderido ao corpo do cão e provocar infecções.

Primeiro, devemos aplicar um antiparasitário no indesejável visitante. Depois, devemos colocar luvas de látex ou borracha e, então, com uma pinça, o mais perto possível da pele do cão, iremos puxar bem devagar. Se dermos um puxão brusco, podemos partir o carrapato e manter partes dele dentro de casa ou na pele do animal.

Depois de tirá-lo, não será suficiente esmagá-lo, já que ele contém ovos que podem se espalhar. Por isso, recomenda-se colocá-lo em um pote com álcool até que morra. Com álcool também desinfetaremos a pequena ferida que ficará em nosso animal de estimação, uma vez tenhamos tirado o parasita.

É certo que os carrapatos podem matar o seu cão, mas com atenção e paciência para com o seu animal, você conseguirá vencer o ataque.