Você sabia que os cães regulam o sobrepeso de mulheres grávidas?

O título deste artigo pode parecer muito chamativo, e é um pouco mesmo. Não se trata de um sexto sentido dos cães e nem de uma habilidade especial, mas definitivamente uma mulher que tem um cão como companheiro durante a gravidez está muito menos propensa a ficar acima do peso.

Sabemos que isso parece incrível, mas vamos dar uma olhada mais profunda no por que dos cães regularem o sobrepeso das mulheres grávidas.

Em primeiro lugar devemos ter alguns aspectos em mente, como a predisposição genética da mulher, sua estrutura óssea ou se ela já sofreu por estar um pouco acima do peso antes da gravidez, também o histórico de distúrbios hormonais ou alimentares, pois tudo isto tem muito a ver com o ganho de peso na gravidez.

Mas um estudo realizado pelo Dr. Carri Westgarth, da Universidade de Liverpool, sugere que as mulheres que têm cães em casa têm uma menor taxa de excesso de peso durante a gravidez, em relação às mulheres que têm outro tipo de animal de estimação ou não têm nenhum.

A razão para isso é muito simples, de acordo com pesquisa do Dr. Westgarth, as mulheres com cães tendem a ter, em média, 150 minutos de atividade física por semana, o que acaba ajudando-as a lidar com a gravidez, a controlar e a manter o seu peso durante a gestação. Aqui estão algumas razões para isso.

As brincadeiras

As brincadeiras com os cães ajudam as mulheres grávidas

Se as grávidas estão jogando a bola, correndo em torno da casa ou no jardim, escondendo-se, ou tendo qualquer outra forma de diversão com o animal de estimação da casa, as necessidades e demandas de energia dos cães exigirão que as gestantes estejam continuamente em movimento.

Isto irá produzir estresse nos músculos e ajudará a trabalhá-los, por isso, enquanto as mulheres permanecerem ativas e comendo corretamente, poderão manter um peso saudável durante a gravidez, enquanto se divertem com o cão impertinente e brincalhão.

Os passeios e as caminhadas

Talvez a razão principal pela qual um cão ajuda a regular o peso das mulheres grávidas sejam os passeios.

Cães que estão acostumados a longas caminhadas irão exigir que seu cuidador os acompanhe em passeios, isso encoraja as mulheres a se exercitarem, pelo menos enquanto a gravidez não está em suas últimas semanas.

Isso também é bom porque ajuda na circulação sanguínea das pernas e dos tornozelos, fortalecendo-os e tornando-os menos propensos a desenvolver dores articulares ou musculares.

A melhoria da circulação também ajuda a reduzir o risco de uma outra classe de condições próprias da gestação, como o inchaço dos pés e hemorroidas.

O movimento pélvico também ajuda nos estágios finais da gravidez, ajuda o feto a se encaixar e facilita a dilatação.

As pernas tornam-se fortalecidas com caminhadas de baixa intensidade, assim enquanto você se diverte com seu animal de estimação, reduz o risco de cãibras durante o parto. Portanto, é uma situação em que a mãe ganha, o bebê ganha e o cão também.

Momentos de felicidade

Animais são benéficos para grávidas

Dizem que rir ajuda a perder peso e, ao mesmo tempo, não é tão fácil como parece. Brincar com o nosso cão, se divertir com ele, rir, tudo isto são atividades que produzem uma série de reações em nosso corpo, e que são benéficas para a saúde não apenas das grávidas, mas das pessoas em geral.

Por exemplo, sobre a questão do controle de peso, a liberação de endorfinas faz com que o nosso ritmo cardíaco seja ligeiramente acelerado, e que o nosso metabolismo se torne mais rápido.

Um metabolismo rápido é a chave para manter, ou até mesmo perder, peso. Isso ajuda a queimar calorias mais rapidamente, quando nos exercitarmos.

Carícias

Agora, além da saúde de nosso corpo, brincar com o cachorro também é uma atividade terapêutica, relaxa e nos ajuda com coisas como uma respiração mais profunda.

Isto é extremamente benéfico para o bebê desde o ventre, que pode sentir a respiração da mãe e os batimentos cardíacos dela; se a mulher estiver relaxada, o bebê pode descansar melhor no útero.

Com tudo isto você já percebeu que brincar e cuidar de seu cão é muito benéfico para a sua saúde e a de seu futuro bebê.