Você sabia que os Florais de Bach aumentam a qualidade de vida de seu animal de estimação?

Se seu animal de estimação está estressado, com medo, nervoso ou tem uma doença física, levá-lo ao veterinário pode ser apropriado, mas também pode-se aplicar uma terapia natural. Florais de Bach são um excelente remédio que podem melhorar a qualidade de vida de seu animal de estimação.

O que são Florais de Bach?

florais-de-bach

Florais de Bach são uma série de essências naturais que são usadas para tratar situações emocionais, como por exemplo, medo, solidão, desespero, estresse, obsessões e depressão.

Estes florais foram descobertos entre 1926 e 1934 por Edward Bach, um médico homeopata galês que experimentou diferentes flores selvagens nativas da Grã-Bretanha, até encontrar 38 remédios naturais com propriedades curativas.

Cada remédio, ou essência, cura uma doença específica. Sua pesquisa respondeu à teoria de que as doenças físicas são emocionais em suas origens e, restaurando o equilíbrio das emoções, a doença física é resolvida.

Os Florais de Bach, também são chamados de essências florais ou Elixires Florais de Bach, pertencem ao grupo de medicamentos vibracionais ou bioenergéticos, seus princípios de cura são baseados na transmissão do poder curativo das flores, que absorvem a luz solar e a armazenam em suas folhas e caule.

Emergindo as flores na água, esta energia acumula-se nela e então é transmitida para outros seres vivos, quando ingerem essa essência das flores.

Os Florais de Bach foram inicialmente projetados para o uso em seres humanos e sua eficácia foi testada e é recomendada como um remédio homeopático.

No entanto, recentemente foi descoberto que as essências também atuam em animais, especialmente em animais de estimação que passam por grandes mudanças.

E isso afeta a qualidade de vida de seu animal de estimação?

Florais de Bach também podem ajudar os animais

Florais de Bach são uma terapia natural, portanto, são mais saudáveis do que os produtos químicos comumente usados como propriedades curativas.

As essências de Bach ajudam a restaurar o equilíbrio emocional, então podem ajudar animais de estimação em períodos de estresse, seja por mudanças, visitas ao veterinário ou em períodos de resguardo.

As essências também ajudam com conflitos internos, situações de agressão, medos e temores. Como os animais respondem às essências imediatamente, não há um período de recuperação e reabilitação para a vida normal que também poderia causar estresse em seu animal de estimação.

Como podemos saber a exata terapia a ser aplicada?

Se seu animal de estimação está nervoso, apresenta estresse ou se recusa a sair de sua casinha, você pode aplicar a terapia floral, mas antes de aplicá-la em seu animal de estimação, deve ser realizado um check-up completo com seu veterinário para avaliar possíveis patologias ou doenças presentes.

Além disso, uma avaliação da vida familiar deve ser feita para identificar possíveis alterações, ou situações, que tenham sido capazes de gerar estresse ou nervosismo, tais como discussões, nascimentos, mortes, gravidez, brigas, mudanças, novos animais de estimação, novos membros da família etc.

Também os traços de personalidade e caráter do animal devem ser considerados para determinar se o comportamento dele é devido inteiramente a uma causa externa, ou se também é influenciado pela personalidade particular do animal.

Seria desejável documentar todos os sintomas precisos que são observados no animal, tanto a nível físico como a nível emocional e comportamental, bem como o tempo aproximado de sua aparição.

Você deve ter em mente que cada caso é diferente e, portanto, você receberá uma essência diferente. É melhor consultar um terapeuta floral em cada caso especifico e deixar que ele determine a terapia e a dose diária.

Quais as vantagens de administrar florais de Bach em meu animal de estimação?

As essências Florais de Bach ajudam a recuperar o equilíbrio emocional, eliminando o estresse e o nervosismo. Além disso, o efeito calmante ajuda a regular o comportamento inadequado e a tranquilizar o animal, facilitando o trabalho do veterinário.

Por ser uma essência de flor, ela é administrada por via oral, dissolvendo-a em água, em um petisco ou na comida, então não haverá nenhum problema de seu cão rejeitá-la ou se recusar a tomar.

As essências de Bach não têm efeitos colaterais, então elas podem ser facilmente combinadas com a tradicional medicina veterinária.