4 hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão

dezembro 31, 2018
Quais hábitos saudáveis ​​beneficiam o coração do seu cão? Não perca as dicas que daremos a você para cuidar da saúde do seu cão. 

Tal como acontece com os humanos, alguns cães têm problemas cardíacos. E estes tornam-se mais graves à medida que os cães envelhecem, por isso hoje queremos falar sobre 4 hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão.

Certas raças, como os Boxers ou os Poodle, têm uma predisposição especial para doenças cardíacas. No entanto, em muitos casos, quando o coração de um cão tem um problema, não há sintomas.

Na ausência de sintomas, é necessário estar atento a possíveis sinais e adotar alguns hábitos que minimizem o risco e evitem esta situação.

4 hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão

Além dos componentes genéticos, certos elementos, como o controle de peso, são cruciais para o bom funcionamento do coração do seu cão. A seguir, veremos 4 hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão.

  1. Uma boa dieta

Uma dieta saudável e equilibrada é, sem dúvida, a chave para um cão ter uma vida longa e feliz. E isso é particularmente importante quando se trata de falar sobre a saúde do coração. Ao oferecer ao seu animal de estimação uma boa dieta, você estará ajudando a prevenir doenças cardíacas.

A maioria dos cães atualmente é alimentada com alimentos industriais. Isso pode ser positivo, pois você pode controlar melhor a quantidade de proteínas e nutrientes que ele consome. No entanto, nem todas as marcas são iguais, e é muito importante saber escolher bem.

Ao comprar alimentos industriais para o seu animal de estimação, é necessário considerar a idade, a raça e o estágio em que ele se encontra. Um cão jovem que faz muitos exercícios não tem as mesmas necessidades nutricionais que um cão velho que fica em casa e dorme o dia todo.

alimentação canina

A proteína animal é essencial para o seu cão ter uma dieta saudável que garanta a boa saúde do seu coração. A comida industrial já contém a quantidade certa dessa proteína.

Se desejamos oferecer produtos naturais ao nosso animal de estimação, o ideal é dar-lhes frango, peixe, carne de vaca, porco, ovos e alguns legumes. Você deve evitar cebola, que é tóxica para eles. Uma dieta equilibrada é um dos hábitos saudáveis ​​mais importantes que beneficiam o coração do seu cão.

Além disso, é essencial controlar a quantidade de gordura que o seu cão come. Isso não afetará apenas o peso do seu animal de estimação, mas também seus níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Se um animal de estimação já tem um problema no coração, também é essencial reduzir a quantidade de sal consumida. O sal aumenta a pressão no coração, que provavelmente já tem dificuldades para bombear o sangue suficiente para o corpo.

  1. Atividade física

Manter o seu cão no peso certo é o melhor presente que você pode dar a ele para cuidar do coração. E para isso, além de uma dieta equilibrada, a atividade física é essencial. Para ser saudável, um cão precisa se exercitar diariamente, andar e correr o suficiente.

A atividade deve ser adaptada à idade do seu animal de estimação e sua raça. Mas em todos os estágios da vida, mesmo quando são velhos os cães precisam de um pouco de exercício. Um passeio de pelo menos 30 minutos por dia ao ar livre será muito benéfico para o cão e seu dono.

  1. Visitas ao veterinário

Além de uma boa alimentação e de exercícios diários; visitas regulares ao veterinário é outro dos hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão. Nessas visitas, o especialista poderá avaliar o peso do animal e verificar os batimentos cardíacos. Ele também fará algumas perguntas para detectar qualquer sinal que indique a presença de um problema cardíaco.

saúde canina

Por exemplo, se um cão se cansar excessivamente quando sai para uma caminhada ou brincadeira; isso pode indicar insuficiência cardíaca. Seu coração lutará para bombear sangue com oxigênio para os músculos, mas não fará isso na quantidade necessária. A tosse em cães também pode ser um sinal de que eles têm um problema cardíaco.

  1. Mimos e carinho

Os cães precisam de muita atenção e carinho durante todas as fases de vida. Receber mimos de seu dono e desfrutar de sua companhia irá torná-los cães calmos e felizes.

Está provado que um cão que não recebe atenção suficiente ou passa muito tempo sozinho, pode se tornar um cão ansioso e nervoso. E isso, sem dúvida, afetará a saúde do seu coração.

Agora que você conhece alguns dos hábitos saudáveis ​​que beneficiam o coração do seu cão, o que você está esperando para colocá-los em prática?