Logo image

A saúde cardiovascular e os benefícios de ter um cachorro

3 minutos
A saúde cardiovascular e os benefícios de ter um cachorro
Última atualização: 19 maio, 2015

Você sabia que ter um cachorro pode beneficiar sua saúde cardiovascular? De acordo com cientistas, possuir um animal de estimação, especialmente um cachorro, pode reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, isso porque as pessoas sentem menos estresse acompanhados de seus cachorros; realizam mais atividade física, têm níveis ideais colesterol, pressão sanguínea e uma menor incidência de obesidade.

Mas isso não é tudo. Em nível emocional, possuir um animal de estimação pode reduzir a depressão, o estresse e a ansiedade.

Diminui o estresse

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que quando uma tarefa estressante é feita, as pessoas sentem menos fadiga quando seus animais de estimação estão com eles do que quando um namorado, membro da família ou amigo está perto, por exemplo.

Passar o tempo com um animal também aumenta o nível do hormônio oxitocina, muitas vezes referido como o “hormônio do amor”, um neurotransmissor que aumenta a confiança e reduz o medo.

Reduz a pressão arterial

Ter um cachorro tem o potencial de reduzir a pressão arterial, especialmente em pacientes com hipertensão ou com alto risco de distúrbios emocionais. O contato com um animal de estimação reduz os níveis de estresse, um dos muitos fatores que podem desencadear níveis de pressão arterial.

Alivia a dor

Acredite ou não, os cães podem ser o melhor remédio, especialmente quando uma pessoa está lidando com uma dor crônica, como a enxaqueca ou artrite. Possuir um animal de estimação reduz a ansiedade. E obviamente, menos ansiedade, menos dor.

Reduz o colesterol

Outro resultado saudável para o coração é a redução do colesterol. Pessoas que possuem cães, homens, em particular, têm níveis de colesterol significativamente mais baixos do que aqueles sem animais de estimação.

E não é de admirar. Cachorros precisam de exercício, e para muitos de nós, passear com eles é uma parte importante da nossa própria rotina de exercícios, o que faz com que pessoas que possuem animais sejam menos sedentários e mais ativas.

Para obter os benefícios físicos e mentais, é necessário realizar, pelo menos, 30 minutos de caminhada a pé ou duas atividades de 15 minutos por dia.

Melhora o humor

As pessoas que têm cães têm melhor humor do que aqueles sem animais de estimação. Elas são menos sobrecarregados e geralmente são mais felizes. Os cães são um grande conforto.

Eles fazem as pessoas se sentirem mais felizes, mais calmas e mais amadas, o que resulta em uma melhor saúde geral. É por isso que os cães são, muitas vezes, utilizados em terapias para tratar o transtorno pós-traumático, como possuir um estresse animal não significa apenas ficar certas responsabilidades, mas são uma fonte de carinho e atenção.

Ajuda as pessoas a socializar

Embora possa parecer um pouco contraditório, possuir um cachorro, na verdade, aumenta as chances de uma pessoa socializar. Sair com o cachorro para uma caminhada, de acordo com pesquisas, aumenta a socialização com outras pessoas e muitas vezes melhora a percepção sobre você.

Pessoas acompanhadas de animais de estimação, muitas vezes, são percebidas como mais amigáveis.

A próxima vez que você falar com um conhecido sobre caminhar  acompanhando do seu  cachorro, lembre-se de dizer que você não está apenas passando o tempo, está também melhorando a sua saúde.

Ajuda as crianças a se desenvolverem

Crianças que crescem em uma casa com animais de estimação são beneficiadas de inúmeras maneiras, especialmente em seu desenvolvimento emocional. Quando uma criança tem um cachorro, ela aprende a se expressar de muitas maneiras e a se relacionar melhor.

Animais de estimação também são muito benéficos para as crianças e jovens que  sofrem de transtornos como o autismo e o déficit de atenção e a hiperatividade. Para esses, lidar com os cuidados de um animal de estimação melhora as suas responsabilidades.

Ainda é importante ressaltar que crianças autistas que têm contato com animais apresentam uma melhora da experiência sensorial extremamente significativa. Manter contato e dar carinho aos animais traz resultados reconfortantes. 

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.