Adestramento durante a quarentena: dicas para os donos de animais

maio 20, 2020
Os dias de quarentena podem ser uma boa oportunidade para treinar o cão com as ordens mais básicas. Mostraremos dicas para você passar o melhor momento possível ensinando seu animal de estimação.

O adestramento durante a quarentena pode ser uma atividade benéfica a longo prazo se o dono souber tirar proveito dele desde o início. Você está interessado em saber como aplicá-lo? Vamos compartilhar algumas dicas neste artigo.

Como já dissemos, a quarentena pode ser um bom momento para melhorar seu relacionamento com os animais de estimação. Para fazer isso, é preciso um pouco mais do que brincadeiras e amor. 

O adestramento pode ajudá-lo a melhorar a comunicação com o seu animal de estimação e também a entender melhor vários problemas. E, é claro, sempre proporcionará algum entretenimento.

Adestramento ou educação?

Antes de prosseguir, é importante observar que a educação e o adestramento dos cães são conceitos diferentes. Vamos ver alguns motivos abaixo.

  • O adestramento consiste em ensinar habilidades para um cão, o que chamamos de ‘truques’. Trata-se de promover comportamentos baseados na obediência. Através do reforço positivo, um cão pode aprender a deitar, sentar, dar a pata, ficar parado ou virar, entre outros.
  • A educação do cão é baseada no fato de que ele pode gerenciar todas as situações apresentadas pelo seu ambiente normal. Isso se traduz na capacidade do animal de caminhar normalmente, de ter encontros pacíficos com outros cães, de não sentir ansiedade ao ficar sozinho em casa ou de ficar perto de outras pessoas na companhia ou na ausência do responsável.

Se o seu cão tiver um problema desse segundo tipo ou se for agressivo, tiver fobias ou outros comportamentos semelhantes, consulte um educador profissional.

Adestramento ou educação?

Como adestrar um cachorro?

Assim como existem educadores profissionais, também existem adestradores de cães. Inclusive, há profissionais que conhecem as duas técnicas.

Para o aprendizado canino, o melhor método é o reforço positivo; ações recompensadas ou reforçadas tendem a ser repetidas, e o reforço positivo geralmente é a motivação do animal para fazê-lo. Este prêmio não precisa ser apenas comida: carinho, atenção ou brinquedos também podem ser boas motivações.

Ao treinar, podemos obter muitos benefícios além da obediência. Estes exercícios facilitarão a comunicação com o cão em todos os tipos de situações, e vários aspectos positivos serão reforçados:

  • Obediência básica. Aprender comandos básicos como “sentado” ou “parado” é essencial para melhorar o autocontrole do animal. Outros, como “vem”, servem para fazer o animal caminhar ao nosso lado. Esse comando também é útil quando você precisar chamar o cachorro.
  • Melhora do vínculo com o animal. Adestrar durante a quarentena (ou em qualquer outro momento) pode nos aproximar do cachorro, entendê-lo melhor, conhecer suas fraquezas, o que ele gosta, quando se sente confortável… Em suma, pode ser uma ferramenta de comunicação entre o animal de estimação e o responsável.
  • Envolvimento de todo o núcleo familiar. O reforço positivo pode ser feito por qualquer pessoa da família, e até as crianças podem aprender a reforçar as boas ações do cão e se envolver no cuidado do animal. Em tempos de falta de estímulos externos, esses tipos de práticas são muito benéficas para as crianças.
Como treinar um cachorro?

Adestramento durante a quarentena

O aprendizado também exige esforço por parte do animal, e a energia acumulada após um dia de poucas caminhadas e permanência prolongada em casa pode ser usada nesses momentos. Ainda assim, o processo de adestramento durante a quarentena requer certas ideias claras por parte do dono.

1. Seja paciente

O adestramento leva tempo e prática. Não se desespere se o seu cão não fizer o que você deseja na primeira tentativa. Os animais são autônomos e têm seus próprios desejos e sentimentos, algo que não devemos esquecer.

Os cães sabem interpretar expressões faciais e reconhecer as emoções humanasPortanto, para ajudá-los a aprender, é melhor transmitir uma sensação de firmeza e calma. Não adianta gritar, repreender e muito menos bater; com isso você só conseguirá criar uma experiência ruim associada ao adestramento.

2. Aproveite o melhor momento

A velocidade do aprendizado da obediência depende de cada tipo de cão. Existem raças que têm mais facilidade para isso, e o estado mental em que o animal está naquele momento também é muito importante.

Ambas as partes, tanto o dono quanto o animal de estimação, precisam estar prontos para a interação. Forçar um cão cansado a aprender será um processo frustrante para vocês dois.

3. Reforço positivo

Reforce as boas ações com algo que motive seu cão o suficiente para querer conseguir o prêmio, mas que não cause uma obsessão que o distrairá completamente no momento. A comida é o tipo mais comum de reforço positivo, mas fazer carinho, brincar ou caminhar também tornarão o aprendizado mais gratificante para o seu animal de estimação.

4. Utilize a linguagem corporal

A linguagem de sinais e gestos é muito visual para os cães, que, embora possam entender as palavras, têm mais facilidade para associar as atividades aos gestos. De fato, existem gestos específicos que facilitam o aprendizado dos diferentes comandos (sentado, parado, vem, procure, deite-se…). Com o tempo, você verá que eles executam a ação pelo gesto antes de você precisar dizer o comando em voz alta.

Criança com cachorro na natureza

Paciência e respeito no adestramento durante a quarentena

Como você deve ter observado, o mundo do adestramento de cães é simples, mas requer a compreensão de certas regras e conceitos. Lembre-se de que, durante todo o processo, é essencial saber respeitar as necessidades do animal e o seu próprio espaço, porque a ideia é que ele aprenda e se desenvolva, e não que se sinta punido.

Se vocês dois estiverem abertos a uma interação saudável, o adestramento durante a quarentena será um processo muito benéfico.

  • Hablaconellos. Educación y Adiestramiento Canino.
  • Affinity pet-care. Adiestramiento canino en positivo. ¿Qué es y en qué consiste?
  • Fundación Addinity. Los beneficios de adiestrar a un perro en positivo, 2007.
  • Soyunperro. Cómo adiestrar un perro, 2018.